30
dez

Novo horário de funcionamento do ESJL para 2015

Foto: Igama/Divulgação
O Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) informa que, a partir de janeiro de 2015, o Espaço São José Liberto (ESJL) começará a funcionar em novo horário:

- das 9h às 18h30 - de terça a sábado

- das 10h às 18h - aos domingos e feriados

No dia 31 de dezembro o espaço será aberto ao público das 9h às 15h, e no dia 1º de janeiro de 2015 não funcionará.



No local funcionam a Casa do Artesão, o Jardim da Liberdade, o Memorial, a capela, o Museu de Gemas do Pará e as lojas de joias.

O espaço é mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), sendo gerenciado pela organização social Igama.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
29
dez

Reportagem especial sobre artesanato paraense no SBT Pará

Diretora Rosa Helena Neves com a equipe do SBT na Casa do Artesão.
Foto: Igama/Divulgação
Confira a reportagem especial sobre artesanato paraense no SBT Pará (canal 5), que será exibida nesta segunda-feira, 29, a partir do meio dia. A matéria faz parte do quadro "Belém da Memória", que conta a história da cidade através das suas ruas, personalidades, monumentos, praças, teatros, produtos turísticos, gastronomia, entre outros temas.

A diretora executiva do Espaço São José Liberto e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Rosa Helena Neves, falará sobre a diversidade do artesanato exposto para comercialização na Casa do Artesão do espaço, onde podem ser encontradas tipologias representativas de todas as regiões do Estado, dentre elas a cerâmica, a balata, o miriti, os encauchados e a madeira.
Gravação realizada na Casa do Artesão.
Foto: Igama/Divulgação
A entrevista foi concedida, semana passada, à equipe da TV SBT que visitou o local. O programa mostrará um pouco sobre a história do artesanato paraense, origem, curiosidades, artesãos e um panorama sobre a aceitação do produto no Estado, bem como ações de divulgação dessa riqueza cultural do Pará. Serão mostradas algumas peças e seus processos de produção.

Assista a matéria no link da Agência Pará de Notícias.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
26
dez

Mostra de economia criativa promove diversidade cultural de Bragança

A 1ª Mostra Criativa Bragantina reúne 61 peças de artesanato, acessórios e adornos criados por artesãos de Bragança, no nordeste do Estado. Foto: Igama/Divulgação
Promover o diálogo entre o artesanato e outros segmentos da economia criativa, como a cultura popular e a moda, revelando a diversidade cultural do território e o talento de empreendedores criativos de Bragança. Essa é a proposta da 1ª Mostra Criativa Bragantina, que reúne 61 peças de artesanato, acessórios e adornos criados por artesãos de Bragança, no nordeste do Estado.


Resultado de parceria entre entidades públicas e privadas, a exposição foi aberta no dia 18 deste mês e segue até sexta-feira (26), com entrada franca, no hall do primeiro andar do prédio do Banco do Brasil, onde está situada a Prefeitura de Bragança. O projeto expográfico da mostra a organizou em dois setores. No primeiro podem ser vistos 22 produtos de artesanato e manualidades, inspirados na cultura bragantina.

O acervo reúne farinha de Bragança, cachaça artesanal, cerâmica utilitária e de decoração, panelas de barro, trabalhos de machetaria (que consiste em criar mosaicos com lascas de madeira para decorar os objetos fabricados), “namoradeiras” marujas – tradicional artesanato em gesso criado com a figura da “capitoa”, da Marujada, festividade em honra a São Benedito, padroeiro do município.

No segundo setor os visitantes poderão vislumbrar 39 acessórios e adornos inspirados na Marujada e produzidos pelos empreendedores criativos do grupo “Mãos Habilidosas” e mestres artesãos de outros setores. São colares, bolsas, ecobags, carteiras e ímãs de geladeira, criados e produzidos com matéria-prima local. As 61 peças escolhidas para a exposição são resultado da curadoria feita em 84 peças geradas nos cursos ministrados no município pela curadora Rosa Helena Neves e pelas designers Celeste Heitmann e Bárbara Müller.

Inspirado na presença de guarás e garças da região, o colar criado pelo artesão Reginaldo Siqueira, com consultoria de Bárbara Müller, é uma das peças da mostra. Produzido com materiais descartados do setor pesqueiro, atividade característica do território bragantino, a peça é um exemplo de união entre criatividade e sustentabilidade, reproduzindo a cultura local. O artesanato que inspirou o acessório recria o habitat dos pássaros usando cascas de mexilhão, buchas naturais e pedaços de galho colhidos nas praias, além de patas de caranguejo, que formam os bicos das miniaturas.

Buchas tingidas com vegetação de mangue típica da região também são usadas pela artesã Liliane Quadros, que integra o “Mãos Habilidosas”. Ela criou o colar Trama em Rede, inspirado na rede dos pescadores locais. Com tramas de crochê e escamas de peixe pirapema tingidas com material natural, o colar chama a atenção pelo design e criatividade.
A mostra reúne colares, bolsas, ecobags, carteiras e ímãs de geladeira, produzidos com matéria-prima local a partir de cursos ministrados na cidade. Foto: Igama/Divulgação
Para nós, artesãos, é de extrema necessidade agregar mais qualidade ao nosso produto. Os cursos trouxeram profissionais de renome internacional, como a professora Celeste Heitmann. Foi um grande aprendizado para que possamos aplicar em nossas criações”, enfatizou Liliane.

Capacitação – “Estamos fomentando o potencial da comunidade criativa que já existe em Bragança, onde estão criadores extremamente talentosos. Os produtos criados para a mostra estão dentro do conceito de sustentabilidade e inovação. São baseados nessa diversidade cultural do território”, explica a consultora Rosa Helena Neves.

Segundo ela, à luz dos elementos estéticos e simbólicos da Festa da Marujada, os acessórios de moda e manualidades da mostra valorizam os saberes dos artesãos do município, como o trabalho de crochê e de pintura artesanal, em destaque na bolsa pintada à mão pela artesã Jaciane Souza. Para isso, foi feito um levantamento prévio do artesanato desenvolvido na região. “Durante os cursos que geraram esta mostra, promovemos o diálogo entre os saberes tradicionais locais e as relações do artesanato e das manualidades, agregando valor à geração de produtos inovadores, apontando a importância do design neste diálogo”, frisou Rosa Neves. 

Os produtos da mostra foram gerados por percursos distintos, mas sempre visando a qualidade. Foram feitas capacitações e consultorias, ao longo do ano, no município bragantino, resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Instituto de Artes do Pará (IAP)/ Incubadora Pará Criativo e Casa do Empreendedor de Bragança, que também promovem a mostra.

O objetivo das ações, além de fomentar negócios, é mostrar o que se tem produzido e valorizar a mão de obra dos artistas, que se tornarão futuros grandes empreendedores. O governo do Estado tem, hoje, essa política socioeducativa e econômica no propósito de qualificar e aperfeiçoar os artesãos e também agregar valor aos produtos, visando uma maior comercialização no Brasil e em outros países”, asseverou a secretária adjunta da Seicom, Ciane Barros.

Além das ações acima referidas, a Seicom também coordena o Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (NEAPL), com representatividade no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que tem o propósito de reforçar o apoio ao micro negócio e tem produzido resultados como o Plano de Desenvolvimento do APL de Moda e Design voltado para a Região Metropolitana de Belém (RMB).
O evento também faz parte da programação do primeiro aniversário da Casa do Empreendedor de Bragança, que integra micro e pequenos empreendedores. Foto: Igama/Divulgação
Para o secretário municipal de administração de Bragança, José Rufino, as atividades desenvolvidas têm proporcionado a melhoria na qualidade dos produtos e o fomento à mão de obra local, essenciais para estimular a produção e apresentar o novo ambiente de negócios que podem ser prospectados na região. “A orientação ao pequeno e microempreendedor, como é o caso dos artesãos da região bragantina, é realizada de perto pela Casa do Empreendedor, que recebe apoio do Governo do Pará, por intermédio da Seicom”, explicou o secretário.

A 1ª Mostra Criativa Bragantina tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), banco do Brasil, Cred Cidadão, Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Bragança e Clube dos Diretores Lojistas de Bragança. O evento também faz parte da programação do primeiro aniversário da Casa do Empreendedor de Bragança, gerenciada pela Secretaria de Planejamento de Bragança com a proposta de integrar micro e pequenos empreendedores bragantinos em um mesmo espaço de apresentação da cultura bragantina.

Leia também na Agência Pará de Notícias.

Ascom/Igama, com informações da Ascom/Seicom




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
23
dez

Horário de funcionamento para as festas de final de ano

O Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) informa que nos dias 25 de dezembro de 2014 e 01 de janeiro de 2015 o Espaço São José Liberto (ESJL) estará fechado para a comemoração das festas de Natal e Ano Novo.

No dia 24 terá horário diferenciado até as 18h e no dia 31 de dezembro funcionará das 09h às 15h. No dia 26 de dezembro funcionará em seu horário normal.

A direção do ESJL também comunica que nos demais dias do mês, o horário de funcionamento será normal: de terça a sábado, das 9 às 19h, e aos domingos e feriados, das 10 às 19h.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
22
dez

Boas Festas!


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
22
dez

São José Liberto promove Recital Natalino nesta terça-feira

São José Liberto.
Foto: Carlos Sodré/Agência Pará
O Espaço São José Liberto receberá a nona edição do Recital Natalino, na próxima terça-feira (23), as 18 h, na Capela. A elaboração e coordenação do evento é do compositor e cantor lírico Edelmiro Soares, com participações especiais da pianista Helena Maia e de outros convidados. A programação faz parte da agenda anual de eventos do São José Liberto, e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). O recital é uma promoção do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), que gerencia o espaço e o Programa Polo Joalheiro do Pará.
Edelmiro Soares, cantor lírico e compositor.
Foto: Igama/Divulgação
O repertório terá canções populares e eruditas, com obras de autores consagrados, como Schubert, Strauss, Mozart e Debussy. Para interpretar as canções natalinas, Edelmiro Soares convidou também o Coro Muiraquitã (da Nova Acrópole), o barítono Dion Santos e o pianista Jessé Pinon, que farão participações especiais.

Pianista Helena Maia.
Foto: Divulgação
A pianista Helena Maia (mais conhecida como Lenita), nasceu em Belém e iniciou a carreira na segunda metade do século XX, contribuindo de forma decisiva para a história da música paraense. Desde 1997, ela desenvolve atividades pedagógicas no curso superior de Música da Universidade do Estado do Pará (Uepa), se dedicando aos conjuntos camerísticos, lecionando e atuando em grupo e como solista.

Edelmiro Soares, natural de Igarapé-Miri (município do Baixo Tocantins), é formado em canto lírico pelo Instituto Carlos Gomes. Iniciou a carreira como corista e cantando na noite, em Belém. Em 1985 iniciou seus estudos na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa).

Atua como cantor profissional desde 1978, e é vinculado ao Núcleo de Arte e Cultura da Uepa. Ministra aulas de técnica vocal e iniciação musical, trabalha na direção musical e vocal de vários artistas paraenses e na orientação musical para pessoas com deficiência visual. Edelmiro também realiza pesquisas e ensaios musicais, além de produzir trabalhos em parceria com o pianista e compositor Urubatan de Castro, com quem tem se apresentado em recitais de Câmara no Pará e em outros Estados.

Entre as composições selecionadas para o “Recital Natalino” estão “Nacht und Träume”, “Ständchen” e “An die Musik”, de Franz Schubert; “Ave Verum”, de Wolfgang Amadeus Mozart; “Clair de Lune”, de Claude Debussy; “Zueignung”, de Richard Strauss; “Cantiga de Ninar” (Francisco Mignone); “Panis Angelicus”, de Cesar Franck; “Kyrie”, de J. Levitt, e “Sound the trumpet”, de Henry Purcell.

Serviço: Recital Natalino com Edelmiro Soares, Helena Maia e convidado. Dia 23 (terça-feira), as 18 h, na Capela do Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas, com entrada franca.


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
22
dez

No jornal O Liberal: "São José Liberto tem opções de decoração"

Matéria "São José Liberto tem opções de decoração", publicada na página 06 do caderno Magazine do jornal O Liberal desta quarta feira, 12.

Clique na imagem para ler em tamanho ampliado.
Imagem: Reprodução
Leia também:


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
22
dez

Última missa do ano na Capela do Espaço São José Liberto nesta sexta feira

Capela São José.
Foto: Carlos Sodré/Agência Pará
A capela São José do Espaço São José Liberto (ESJL) recebe nesta sexta feira, 26, sua última missa do ano de 2014 celebrada pelo pároco Adailson Oliveira da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

A celebração acontece a partir das 18h e integra o calendário anual de eventos promovido pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), em parceria com a Paróquia.

A Capela São José é subordinada à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que conta com nova direção e com novo pároco, que celebrará a missa deste sábado.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
18
dez

I Mostra Criativa em Bragança quer impulsionar o artesanato no nordeste paraense

O município de Bragança, a terra da Marujada, localizado no nordeste do Pará, terá a 1° Mostra Criativa da Região, aberta oficialmente às 10h30 desta quinta-feira (18), na Prefeitura Municipal. Foto: Eunice Pinto/Agência Pará-Arquivo
O município de Bragança, a terra da Marujada, localizado no nordeste do Pará, terá a 1° Mostra Criativa da Região, aberta oficialmente às 10h30 desta quinta-feira (18), na Prefeitura Municipal. O evento faz parte da programação do primeiro aniversário da Casa do Empreendedor de Bragança. A parceria entre a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), a Prefeitura Municipal de Bragança, a Organização Social Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) – que gerencia o Espaço São José Liberto -, o Instituto de Artes do Pará (IAP) e a Casa do Empreendedor resultou na realização da Mostra Criativa, com o objetivo de integrar micro e pequenos empreendedores bragantinos em um espaço destinado à apresentação de toda a cultura envolvida em suas atividades. A Mostra poderá ser visitada até 26 de dezembro.

Com a ajuda dos parceiros, ao longo de um ano diversas atividades foram realizadas visando acelerar o desenvolvimento comercial do artesanato na região nordeste. As ações que contemplam esta programação foram idealizadas para proporcionar aos empreendedores e aos demais segmentos sociais o envolvimento no processo de fomento ao empreendedorismo em Bragança.

A Seicom também coordena o Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (NEAPL), com representatividade no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que tem o propósito de reforçar o apoio ao micro negócio criativo.

Já está em fase de validação o Plano de Desenvolvimento do APL de Moda e Design voltado para a Região Metropolitana de Belém (RMB), uma experiência que se repetiu no trabalho durante o ano todo em Bragança, com a realização de oficinas para melhoria da qualidade do produto e visitas técnicas às comunidades criativas da região.

Leia também na Agência Pará de Notícias.

Fonte: Ascom/Seicom

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
18
dez

Artesanato de Natal pode ser encontrado no Espaço São José Liberto

Peças de artesanato com temática natalina podem ser encontradas na Casa do Artesão.
Foto: Igama/Divulgação
Peças de artesanato com temática natalina podem ser encontradas na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto. Com produtos confeccionados especialmente para o mês de dezembro, o espaço oferece opções para quem deseja criar uma decoração mais regional em casa ou presentear amigos e familiares com uma lembrança diferente e artesanal, carregada com a tradição e a cultura do Norte do país.

Guirlandas, presépios e árvores de Natal são alguns dos artesanatos expostos. As peças são confeccionadas com miriti, fibras, cerâmica e outras matérias-primas. O artesanato paraense se adapta a diversas formas de interpretação, dependendo da época do ano – como no Natal ou no Círio – ou da vontade do artesão em criar produtos que comuniquem o tema com criatividade.

Cinco artesãos participantes do Programa Polo Joalheiro do Pará produziram as peças temáticas este ano. Raimundo Alfredo Costa criou camisas estampadas com mensagens de Boas Festas e imagens de pontos turísticos e históricos da capital. A artesã Ana Regina Gomes produziu guirlandas e renas de patchouli. Rafael Vieira Pereira e Manoel Miranda criaram árvores de Natal, presépios, móbiles e outros objetos de decoração, usando o miriti. Já Maria da Graça Alves Menezes produziu pequenos porta sabonetes de cerâmica marajoara em formato de árvore de Natal.
Saboneteiras de cerâmica em formato de Árvore de Natal com sabonete regional.
Foto: Eliseu Dias/Agência Pará
Ana Regina Gomes conta que produz artesanato há mais de 15 anos e que a procura é sempre grande, especialmente pelo cheiro do Pará. No fim do ano, a preferência dos clientes é pelos produtos natalinos. A artesã tem clientes fixos em Belém e diz que suas peças são muito valorizadas e procuradas também por turistas. “Já encontrei lugares com os meus produtos decorando casas, aqui e em outros Estados, porque as pessoas levam de presente. Fico muito orgulhosa quando vejo”, afirma.
As peças natalinas de miriti de Rafael Pereira também fazem sucesso na Casa do Artesão. “Trabalho com artesanato desde 1999. Na época, com 16 anos, vendia para conhecidos, lojas, feiras em praças e para o Museu Emílio Goeldi. Ao entrar para o Espaço São José Liberto, em 2002, passei a fornecer cada vez mais peças. Tudo é feito a mão”, explica.

Todo fim de ano o artesão produz as peças temáticas. “Já criei um enfeite aliando o tradicional com o regional, ao juntar a imagem do Papai Noel a um pequeno açaizeiro, que agradou muito, principalmente as pessoas de fora”, lembra Rafael, que este ano optou por produzir apenas peças clássicas de miriti, como móbiles de anjos, bonecos de neve e árvores com enfeites característicos da região, como barcos, peixes e outros.
Enfeites de Árvore de Natal.
Foto: Eliseu Dias/Agência Pará
Preferência – Thiago Albuquerque, coordenador tecnológico e comercial do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), conta que quem mais se interessa pelo artesanato local são turistas brasileiros de outros Estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, que conhecem os produtos através da parceria firmada com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Somos uma alternativa aos shoppings da cidade. Não temos uma alta rotatividade de clientes o tempo todo, mas contamos com as parcerias que temos com a Paratur e o Sebrae na promoção e comercialização dos produtos pelo espaço”, explica o coordenador, informando que uma dessas ações é o estande, denominado “Pará Natal”, montado no Aeroporto Internacional de Belém até o fim deste ano.

Segundo Thiago Albuquerque, o volume de vendas de artesanato este ano cresceu 20% em comparação ao ano de 2013. Produtos diferenciados, artesanais e carregados de cultura e tradição podem ser encontrados na Casa do Artesão, que também comercializa acessórios de moda, outra boa opção de presente no fim de ano.

O mês de dezembro também registra aumento na venda de joias em ouro e prata. Anéis de formatura são outros itens bastante procurados no Polo Joalheiro do Pará, no fim e início de ano, por conta das cerimônias de conclusão de curso que ocorrem a partir do mês de janeiro.
Guirlanda produzida com patchouli.
Foto: Igama/Divulgação
A Casa do Artesão integra o território criativo do Espaço São José Liberto, que reúne joias, turismo, gastronomia, artesanato, patrimônio histórico e outros setores. O espaço e o Programa Polo Joalheiro do Pará são gerenciados pela organização social Igama e tem como mantenedora a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). Funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. O local não abrirá no próximo dia 25.

Leia também na Agência Pará de Notícias.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
18
dez

I Mostra Bragança Criativa - APL de Moda, Artesanato e Manualidades

I Mostra Bragança Criativa - APL de Moda, Artesanato e Manualidades

Participe!

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
17
dez

Empresários do grupo Isetan Mitsukoshi conhecem a diversidade do São José Liberto

A Casa do Artesão foi um dos locais visitados pela comitiva.
Foto: Igama/Divulgação
Hirotsugu Shibata, diretor geral do Grupo Isetan Mitsukoshi Holdings Ltd., destacou, em visita ao Espaço São José Liberto, na manhã desta quarta-feira (17), o fato de o território criativo reunir diversos setores da economia em um mesmo local. "Tem tudo, todos os produtos em um só lugar. A parte do museu, as pedras, você consegue checar tudo no mesmo lugar", frisou ele. A comitiva do grupo faz uma visita de três dias a Belém. Reconhecido mundialmente por registrar o maior faturamento nos setores de varejo, incluindo lojas de departamentos “high end” (de produtos de alta qualidade), o grupo veio ao Pará prospectar novos negócios.

Visitaram o São José Liberto Yoshiya Kubota, diretor estatutário do Grupo Isetan, e Hirotsugu Shibata, diretor geral; Angela Hirata e Kazuko Abe, representantes da Suriana Consultoria em Negócios - que também colaboraram com a tradução; Diogo Akitaya, gerente de Imagem e Acesso (Ásia e Américas) da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), e Neuza Yamada, representante do Grupo Y.Yamada, de Belém.

No Espaço São José Liberto eles foram recepcionados com uma apresentação do Grupo Parafolclórico “Frutos do Pará”, e acabaram contagiados pelo ritmo das danças típicas locais. O Coliseu das Artes, a Casa do Artesão, o Jardim da Liberdade, a cela memorial Cinzeiro, a Capela, a Loja Una e o Museu de Gemas do Pará fizeram parte do roteiro dos visitantes, acompanhados na visita por Patrícia Quemel, técnica do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Carmem Macedo, gerente de Eventos, e Thiago Albuquerque, coordenador tecnológico e comercial do Igama.

A representante da Suriana, Kazuko Abe, explicou que as impressões da visita aos pontos turísticos e culturais do Estado serão levadas para o Japão, onde o grupo definirá os setores que podem receber investimentos. "Não é tudo que consegue ser aceito no mercado japonês, mas eles tiraram fotos do que foi mais interessante para poder voltar e negociar em outro momento", informou.

Segundo Thiago Albuquerque, “a visita foi muito importante para a promoção do bom trabalho que é feito pelos produtores, com joias e artesanato, e promoção do trabalho realizado pelo Igama e pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). Já exportamos antes para o Japão, mas nada comparado ao porte do Grupo Isetan Mitsukoshi, que é o maior grupo varejista do mundo”, ressaltou o coordenador.

Leia também na Agência Pará de Notícias

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
17
dez

TV Gazeta mostrará produtos de Natal da Casa do Artesão

Gravação da matéria para a TV Gazeta na Casa do Artesão.
Foto: Igama/Divulgação
O artesanato com temática natalina comercializado na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto (ESJL) será exibido na próxima edição do programa “Panorama Amazônico", que vai ao ar aos domingos, das 14 h às 14h30, pela TV Grão Pará (digital), canal 14 - Rede Gazeta Belém.

A equipe de reportagem do programa visitou o ESJL na tarde desta quarta-feira, 16, onde conversou com Darlene Brito, gerente comercial do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), que falou sobre a variedade do artesanato de Natal exposto para comercialização no local.
Nilton Guedes e Darlene Brito junto as peças temáticas de Natal.
Foto: Igama/Divulgação
Artesanato de Natal.
Foto: Igama/Divulgação
Arvores e móbiles de miriti, porta sabonetes de cerâmica marajoara, guirlandas de patchoulli e jupati são alguns dos produtos criados por artesãos paraenses especialmente para este período. 

O “Panorama Amazônico” tem apresentação de Nilton Guedes, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet-Pará), diretor regional Abrajet Nacional e membro da Agência de Notícias Gerais.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
17
dez

Artesanato do Pará é exposto na feira nacional Mãos do Brasil, em São Paulo

A secretária Maria Amélia Enríquez (c) acompanhou o ministro Guilherme Afif Domingos (d) ao espaço de exposição do artesanato paraense. Foto: Seicom/Divulgação
Réplicas de cerâmicas arqueológicas Tapajônica, Marajoara e Maracá, cerâmicas com design contemporâneo, artefatos de miriti e madeira, licores de frutas regionais e jambu, biojoias, bombons de cupuaçu e castanha, e outras tipologias artesanais estão expostos no Espaço do Pará, dentro da Feira Mãos do Brasil - Salão de Artesanato, realizada no Parque de Exposições Anhembi, em São Paulo (SP), aberta na última sexta-feira (12). Maria Amélia Enríquez, titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), participou da solenidade de abertura representando o governador Simão Jatene.

O evento contou ainda com aa presençaa do ministro da Secretaria da Pequena e Micro Empresa, Guilherme Afif Domingos, do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e de secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico.
Maria Amélia Enríquez (c) e ministro Guilherme Afif Domingos (d) visitam outros estandes da exposição de artesanato paraense. Foto: Seicom/Divulgação
A feira ficará aberta até o próximo sábado (20), com a participação de 24 unidades da Federação, em uma mostra do melhor artesanato brasileiro. O local da exposição do artesanato paraense foi visitado pelo ministro Guilherme Afif Domingos, acompanhado pela secretária Maria Amélia Enríquez, que presenteou o ministro com um pingente em forma de muiraquitã (amuleto de sorte e proteção), e desejou sucesso na gestão da política voltada ao desenvolvimento de pequenos e micro empreendedores.

A maioria dos artesãos que expõem seus produtos na feira já comercializa no Espaço São José Liberto, vinculado à Seicom.

Com o objetivo de definir uma agenda de ações destinadas a dinamizar o Arranjo Produtivo Local (APL) de Artesanato, a secretária Maria Amélia Enríquez se reunirá, em breve, com artesãos locais.

Leia também na Agência Pará de Notícias

Fonte: Ascom/Seicom

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
16
dez

Representantes do "Isetan Mitsukoshi Holdings" visitam São José Liberto

Imagem: Reprodução/Frutos do Pará - Divulgação
O Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará receberá, na manhã desta quarta-feira, 17, a visita de representantes do Grupo Isetan Mitsukoshi Holdings Ltd. e comitiva. Oriundo do Japão, o grupo é reconhecido mundialmente por registrar o maior faturamento nos setores de varejo, lojas de departamentos e outros. Na ocasião, o Grupo Parafolclórico “Frutos do Pará” vai apresentar aos visitantes coreografias do seu vasto repertório.

O Museu de Gemas do Pará e a Casa do Artesão são alguns dos locais que o grupo vai visitar no espaço, onde conhecerá um pouco sobre a história, a gastronomia, a cultura, o artesanato e a joalheria do Pará.

Integram o grupo de visitantes Yoshiya Kubota, diretor estatutário do Grupo Isetan Mitsukoshi Holdings; Hirotsugu Shibata, diretor geral do Isetan Mitsukoshi; Ricardo Santana, diretor geral da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); Diogo Akitaya, gestor de Projeto da Apex Brasil; e Angela Hirata, representante da Suriana Consultoria.

Os visitantes serão recebidos por Thiago Albuquerque, coordenador tecnológico e comercial do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Organização Social que gerencia o Espaço São José Liberto, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

Ascom/Seicom




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
16
dez

Artesanato de natal é destaque no "Sem Censura"

Artesanato de Natal do ESJL.
Foto: Eliseu Dias/Agência Pará
O programa "Sem Censura Pará" desta terça feira, 16, conversa com o coordenador técnológico e comercial do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Thiago Albuquerque, sobre a seleção especial de artesanato temático para o Natal, realizada pela Casa do Artesão do Espaço São José Liberto (ESJL).

As peças são feitas com matéria prima regional e garantem uma decoração diferenciada para quem quer enfeitar a casa ou presentear com uma lembrança diferente e carregada da cultura do norte do país.

O programa vai ao ar a partir das 13h30 pela TV e Portal Cultura.

Para assistir, ao vivo, pela internet, basta clicar AQUI.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
15
dez

Designer Brenda Lopes participa de sessão de fotos no ESJL

Brenda Lopes com a jornalista Ana Paula Puga e o repórter fotográfico Sidney Olivera.
Foto: Igama/Divulgação
A designer Brenda Lopes, integrante do Programa Polo Joalheiro do Pará, participou de sessão de fotos, na tarde desta segunda-feira, 15, com a equipe da Agência Pará de Notícias no Espaço São José Liberto (ESJL). A designer ficou entre os classificados do concurso AuDITIONS Brasil 2014/2015.
Brenda Lopes durante sessão de fotos no Jardim da Liberdade do ESJL.
Foto: Igama/Divulgação

Nas fotos com Brenda Lopes, a jornalista Ana Paula Puga e o repórter fotográfico Sidney Olivera.

Leia também: Designer do Polo Joalheiro é classificada para o concurso AuDITIONS Brasil

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
15
dez

Sem Censura Pará entrevista Paulo Tavares

Pesquisador e ourives Paulo Tavares.Foto: Carlos Sodré/Agência Pará 
O Sem Censura Pará desta segunda-feira, 15, conversa com o pesquisador e ourives Paulo Tavares, do Programa Polo Joalheiro do Pará, que assina a coordenação técnica da exposição “Metal-Morfose: A Transformação da Matéria”, aberta até o dia 31 de dezembro no Espaço São José Liberto.

As joias em ouro e prata da mostra foram criadas a partir do aproveitamento de resíduos da reciclagem do metal nobre. Paulo Tavares vai dar detalhes sobre a técnica inovadora de ourivesaria que criou para gerar novas cores, por meio da “incrustação paraense”, outra inovação do Polo Joalheiro do Pará. Criador das “gemas vegetais”, a base do trabalho de Paulo Tavares é a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente.

O programa vai ao ar a partir das 13h30 pela TV e Portal Cultura.

Para assistir, ao vivo, pela internet, basta clicar AQUI

Não perca!

[Atualização - 17:42h]
Foto: Portal Cultura/Reprodução 

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
12
dez

Enarte leva música e performance teatral ao São José Liberto

Orquestra Infantil de Violinos Lícia Arantes.
Foto: Igama/Divulgação
No final da tarde desta quinta-feira, 11, o Espaço São José Liberto recebeu a Orquestra Infantil de Violinos Lícia Arantes. A apresentação faz parte da 41ª edição do Encontro de Arte (Enarte), que segue até o dia 13 (sábado) com programação variada em vários pontos da capital. A promoção é da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Escola de Música (Emufpa) e do Instituto de Ciências da Arte (ICA), com apoio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN), do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), da Fundação Amazônia de Música e do Museu de Arte Sacra do Pará (MAS).

A Orquestra Lícia Arantes é composta por cerca de 30 crianças, com idades entre 5 e 12 anos. O repertório da apresentação foi selecionado a partir de canções do musical “O Mágico de Oz” e contou com participação de músicos convidados e apresentação teatral. Canções natalinas também foram executadas pelos músicos, que se prepararam por cerca de três meses para esse evento. 

Para a coordenadora do Enarte e regente da “Lícia Arantes”, Joziele Brito, promover o evento e poder apresentar o trabalho no ESJL são motivos de satisfação. “É muito bom trazer as crianças para se apresentarem aqui no Espaço São José Liberto. Todos os anos priorizamos para que pelo menos uma das apresentações aconteça aqui”, ressaltou.
Com cinco anos, o violinista Luiz Henrique Borges (de azul) é o músico mais novo da orquestra. Foto: Igama/Divulgação
Os números apresentados agradaram a platéia que prestigiou o evento. O universitário Elder Lima contou que admira apresentações artísticas e soube do espetáculo por meio de um amigo. “Foi brilhante! Gostei muito de todos, principalmente do pequeno músico”, disse ele, referindo-se ao integrante mais jovem da orquestra, o violinista Luiz Henrique Borges, de cinco anos, que mostrou muita desenvoltura em sua apresentação..

A Orquestra Infantil de Violinos Lícia Arantes já havia feito uma breve participação no evento, na última terça-feira, 9, também do Espaço São José Liberto, quando tocou junto com a Orquestra Infantojuvenil “Helena Maia”. O intercâmbio promovido entre os participantes do encontro faz parte da proposta do evento, que também divulga a arte da música na capital paraense ao mostrar o trabalho desenvolvido pela universidade. 

Dentro da programação do 41° Enarte, está marcada para esta sexta-feira, 12, a partir das 19h, apresentação da Ópera Dom Pascoale, com a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da Escola de Música da UFPA, no Arte Doce Hall. A entrada é franca.


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
11
dez

Programação do Espaço São José Liberto para o mês de dezembro

ESPAÇO SÃO JOSÉ LIBERTO – ESJL
PROGRAMAÇÃO MENSAL

MÊS: DEZEMBRO
ANO: 2014
TURISMO

Visitação ao ESJL
De 3ª a sábado:
Horário: de 9h às 19h
Domingos e feriados:
Horário: de 10h às 18h
Entrada Franca

Visitas monitoradas para instituições de ensino
De 3ª a sábado:
Horário: de 9h às 19h

Visita ao Museu de Gemas do Estado do Pará
De 3ª a sábado:
Horário: de 09h às 19h
Domingos e feriados:
Horário: de 10h às 18h
Agendamento:
3344-3517 - Elizângela
3344-3500 - Emilly (Manhã) e Alexandre (Tarde)


EVENTOS CULTURAIS

Recital de Natal com o músico Edelmiro Soares
Data: 23/12
Horário: 18h30
Local: Capela São José
Promoção: ESJL/Igama/Seicom e Produção de Edelmiro Soares

· “41º Encontro de Artes de Belém” - ENARTE/EMUFPA/UFPA

- Apresentação da Orquestra Infantojuvenil  “Helena Maia”
Data: 09/12
Horário: 17h
Local: Coliseu das Artes

Apresentação da Orquestra Infantil de Violinos “Licia Arantes” (EMUFPA/UFPA)
Data: 11/12
Horário: 17h
Local: Coliseu das Artes


EXPOSIÇÕES

 Exposição de joias “Metal-Morfose: A transformação da matéria”
Período: De 01 a 31/12
Local: Casa do Artesão
Promoção: Igama/Seicom


AGENDA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Neste período não haverá atividades de capacitação.


EVENTOS SOCIAIS

Sessão Solene do Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça
Data: 12/12
Promoção: Ministério Público do Estado do Pará
(evento privado – para convidados)


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso