São José Liberto promove Recital Natalino nesta terça-feira

São José Liberto.
Foto: Carlos Sodré/Agência Pará
O Espaço São José Liberto receberá a nona edição do Recital Natalino, na próxima terça-feira (23), as 18 h, na Capela. A elaboração e coordenação do evento é do compositor e cantor lírico Edelmiro Soares, com participações especiais da pianista Helena Maia e de outros convidados. A programação faz parte da agenda anual de eventos do São José Liberto, e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). O recital é uma promoção do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), que gerencia o espaço e o Programa Polo Joalheiro do Pará.
Edelmiro Soares, cantor lírico e compositor.
Foto: Igama/Divulgação
O repertório terá canções populares e eruditas, com obras de autores consagrados, como Schubert, Strauss, Mozart e Debussy. Para interpretar as canções natalinas, Edelmiro Soares convidou também o Coro Muiraquitã (da Nova Acrópole), o barítono Dion Santos e o pianista Jessé Pinon, que farão participações especiais.

Pianista Helena Maia.
Foto: Divulgação
A pianista Helena Maia (mais conhecida como Lenita), nasceu em Belém e iniciou a carreira na segunda metade do século XX, contribuindo de forma decisiva para a história da música paraense. Desde 1997, ela desenvolve atividades pedagógicas no curso superior de Música da Universidade do Estado do Pará (Uepa), se dedicando aos conjuntos camerísticos, lecionando e atuando em grupo e como solista.

Edelmiro Soares, natural de Igarapé-Miri (município do Baixo Tocantins), é formado em canto lírico pelo Instituto Carlos Gomes. Iniciou a carreira como corista e cantando na noite, em Belém. Em 1985 iniciou seus estudos na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa).

Atua como cantor profissional desde 1978, e é vinculado ao Núcleo de Arte e Cultura da Uepa. Ministra aulas de técnica vocal e iniciação musical, trabalha na direção musical e vocal de vários artistas paraenses e na orientação musical para pessoas com deficiência visual. Edelmiro também realiza pesquisas e ensaios musicais, além de produzir trabalhos em parceria com o pianista e compositor Urubatan de Castro, com quem tem se apresentado em recitais de Câmara no Pará e em outros Estados.

Entre as composições selecionadas para o “Recital Natalino” estão “Nacht und Träume”, “Ständchen” e “An die Musik”, de Franz Schubert; “Ave Verum”, de Wolfgang Amadeus Mozart; “Clair de Lune”, de Claude Debussy; “Zueignung”, de Richard Strauss; “Cantiga de Ninar” (Francisco Mignone); “Panis Angelicus”, de Cesar Franck; “Kyrie”, de J. Levitt, e “Sound the trumpet”, de Henry Purcell.

Serviço: Recital Natalino com Edelmiro Soares, Helena Maia e convidado. Dia 23 (terça-feira), as 18 h, na Capela do Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas, com entrada franca.


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso