O Espaço


Inaugurado em 11 de outubro de 2002, o Espaço São José Liberto é uma referência cultural, turística, comercial e do patrimônio arquitetônico de Belém. O prédio principal data de 1749, erguido pelos frades capuchos de Nossa Senhora da Piedade para ser o convento de São José. Com a expulsão dos jesuítas do Brasil, o prédio abrigou, ao longo de mais de dois séculos de existência, olaria, quartel, depósito de pólvora, hospital, cadeia pública e presídio. Na segunda metade do século XX foi ampliado, ganhando mais um prédio, anexo à primeira construção, feita em pedra, areia de praia e grude de peixe.


Foram mais de 100 anos como local de privação da liberdade, tanto para presos de justiça como para presos políticos. Desativado pelo governo do Estado no final dos anos 1980, o prédio foi totalmente restaurado. Renasceu como Espaço São José Liberto, abrigando o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro e a Casa do Artesão.

No novo espaço, a Capela se destaca com seu Cristo suspenso, as paredes originais de pedra e a pintura de estrelas no teto. Espaço dedicado a celebrações religiosas, a Capela também é palco de apresentações de música erudita e instrumental, saraus literários, lançamentos de livros e outros eventos artísticos.

Concebido para levar o visitante a uma viagem pela história gemológica do Pará, o Museu de Gemas tem um acervo com mais de 4 mil peças. Desde a cerâmica arqueológica Marajoara e Tapajônica, as cinco salas guardam elementos surpreendentes e curiosos – muiraquitãs milenares, gemas encontradas em território paraense, material orgânico e verdadeiras obras de arte da natureza, como um tronco fossilizado. Na quinta sala, todos os elementos históricos, míticos e minerais reunidos em coleções de jóias, com as características da cultura amazônica e a beleza de gemas e metais preciosos.


O Museu de Gemas é vinculado ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais, gerenciado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).


Na área central do primeiro prédio, o Jardim da Liberdade – único jardim gemológico do país - desperta surpresa e encantamento. Projetado pela renomada paisagista Rosa Kliass, o Jardim da Liberdade tem forma de mandala, reunindo alguns dos principais elementos da natureza: a água que purifica, as plantas que renovam o ar, os cristais, ametistas e citrinos que energizam o ambiente. Na fonte central, três grandes quartzos – um com quase 2 metros de altura -, dão uma pequena mostra da imensa riqueza mineral que repousa no subsolo amazônico.


Em torno do jardim estão as seis lojas de comercialização de jóias, das quais cinco oferecem peças criadas e confeccionadas sob a inspiração da diversidade cultural da Amazônia. Para atender a todos os segmentos, o espaço tem uma loja de joias antigas.


Passando pelas ilhas de Ourivesaria e Lapidação,

o visitante entra na Casa do Artesão, onde sete tipologias de artesanato exemplificam a diversidade de matéria prima e o talento dos inúmeros artistas espalhados pelo imenso território paraense.




Além da comercialização de artesanato, a Casa do Artesão reserva ainda o Coliseu das Artes, arena que recebe espetáculos de teatro, dança, música, grupos folclóricos e os mais diversos tipos de arte popular e erudita, um espaço só para exposições, o mezanino (destinado a atividades de capacitação e a outros eventos) e o espaço gourmet, onde são servidas delícias da culinária paraense – considerada a mais autêntica do país.



O Espaço São José Liberto é administrado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Organização Social (OS) qualificada pelo Governo do Estado do Pará em maio de 2007. A OS mantém, desde abril de 2012, vínculo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e também é responsável pela gestão do Programa de Desenvolvimento do Setor de Gemas e Metais Preciosos do Estado do Pará, mantido pelo governo estadual, promovendo ações de qualificação para designers, ourives, lapidários, artesãos e produtores de embalagens artesanais, além de capacitar os profissionais vinculados ao Polo Joalheiro em áreas como comercialização e conquista de novos mercados para a joia paraense.




Clique aqui e faça um Tour Virtual em 360º 
pelas dependências do São José Liberto.



Veja também no site do MaisPará.




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
Inicio
Contador acessso