Nova coleção de acessórios de moda da designer Selma Montenegro será lançada no Espaço São José Liberto




Durante o período de lockdown, a designer Selma Montenegro aproveitou para criar uma nova coleção de acessórios de moda, intitulada “Design na Quarentena”. A partir da reutilização de materiais, a designer desenvolveu um total de 23 colares que a partir da próxima quarta-feira, 05 de agosto, estarão em exposição comercial no Espaço São José Liberto. 

“A concepção dos colares tem uma forte ligação com a geometria e a mistura coordenada de materiais regionais com o universal em que eu procuro prezar pela simplicidade das formas”, define Selma, que acrescenta que os itens possuem “um apelo por peças chamativas com design como uma certa impressão digital, em que procuro mostrar uma identidade própria”. 

Um dos colares produzidos pela designer Selma Montenegro e que estará em exposição no ESJL 

Fotografia: Renata Cunha (ASCOM/IGAMA)


Os materiais utilizados são sementes, fibras, madeiras, gemas e metais, que são as matérias-primas constantes no trabalho da designer.  “Nas peças também procurei utilizar alguns materiais que seriam descartados no lixo”, mostrando a preocupação da designer em agregar valores sustentáveis aos produtos, inspirados “na cultura regional onde formas geométricas, cores e materiais se conectam através de trançados e traçados”. 

Trajetória e premiações 

Selma Montenegro é natural de Afuá, no Arquipélago do Marajó, e graduou-se em Educação Artística. A designer de joias está vinculada ao Polo Joalheiro do Pará desde a inauguração do Espaço São José Liberto, em 2002, sendo uma das pioneiras na área. Trabalha com a criação de anéis, pulseiras, pingentes, mas tem como favorito, a criação de colares. 

Em 2006, Selma ficou em 3º lugar no Prêmio IBGM, promovido pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, com a peça “Fruto da Terra: Açaí”, sendo a primeira designer do Norte do país a integrar a lista dos profissionais selecionados. Dois anos depois, no mesmo concurso do Prêmio IBGM, Selma ficou entre os dez melhores designers do país, na categoria Arquitetura Brasileira, com o colar “Ver-o-Peso”, inspirado na arquitetura da maior feira livre da América Latina e cartão-postal da cidade de Belém. 

Também em 2008, Selma ficou com a segunda colocação com o designer da joia “Dança das Cores” (inspirada no tema do concurso, “Carimbó”), com a qual foi agraciada na categoria profissional no “I Prêmio de Design em Joias do Pará”, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), com apoio do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (IGAMA). 

O trabalho da designer também lhe rendeu, em 2010, a homenagem na 29ª edição do “Mulher Padrão do Pará”, evento destinado a profissionais que se destacam pela qualidade do trabalho que realizam nos mais diversos segmentos, numa iniciativa do Conselho de Profissionais do Estado do Pará. Em 2012, Selma foi uma das 18 finalistas do maior concurso de design de joias de ouro do mundo, o
AngloGold Ashanti AuDITIONS, com o tema “Brasilidade”. A peça “Açai” foi escolhida em um universo de mais de mil inscritos. 

A estreia nas vitrines do ponto de venda de acessórios de moda é uma extensão do trabalho de joias e artesanato de Selma Montenegro. “Já que temos o ‘Espaço Moda’ como referência e é uma excelente vitrine disponibilizada pelo Espaço São José Liberto, vejo como uma porta que se abre dentro do universo que atuo”, declara Selma que afirma que vai continuar trabalhando também com os metais preciosos. “Vou dedicar parte da minha energia criativa ao segmento da moda através dos acessórios que, na verdade, vejo como joias com material diferenciado com uma linguagem a qual faz parte do design que procuro retratar”, conclui a designer. 

O lançamento da coleção de acessórios de moda “Design na Quarentena” é uma realização da designer Selma Montenegro, do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia – organização social que gerencia o Espaço São José Liberto – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia e Governo do Pará. 

Agende-se! 
Exposição comercial de acessórios de moda “Design na Quarentena” by Selma Montenegro 
Data: De 05 a 16 de agosto de 2020 | De terça-feira a domingo, de 10h às 16h Local: Salão de Exposição do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas)
Entrada franca




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso