Programa Polo Joalheiro/PA promove a produção de joias religiosas inspiradas no Círio de Nazaré


A partir da próxima quinta-feira, 23 de julho, quem vier ao Espaço São José Liberto (ESJL) poderá conferir um novo ponto de venda exclusivo para as joias inspiradas na maior festa religiosa do Pará: o Círio de Nazaré. A loja Joias do Círio reunirá, na ocasião da abertura, uma exposição em vitrines comerciais de 860 joias criadas e produzidas por designers, empreendedores criativos, produtores e ourives paraenses. 

A partir de uma fonte inesgotável de inspiração, o Círio de Nazaré, designers e micro e pequenos empreendedores de joias que participam do Programa Polo Joalheiro do Pará produzem desde 2003 coleções de joias religiosas denominadas ‘Joias de Nazaré’. Ao longo de 16 anos de produção interrupta, as joias ganharam beleza, sofisticação e diversificação de linhas onde foram criadas joias para crianças, por exemplo.

Mergulhado em um universo criativo e de devoção por meio da criação de joias do Círio, este grupo de designers, ourives, lapidários e microempresários consolidaram um mercado de colecionadores anônimos que a cada ano vêm ao ESJL para adquirir mais uma joia do Círio. Uma das mais antigas e sólidas manifestações religiosas do Brasil, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré ultrapassa o universo da devoção mariana na Amazônia, traduzindo-se também como uma festa cultural do povo paraense.

Essas joias produzidas por joalherias do Pará também comunicam as diversas dimensões da festa do Círio de Nazaré, falam da essência da devoção, das histórias de fé dos romeiros, mas que não deixam de apresentar os ícones da cultura amazônica que traduzem o infinito e o particular da cultura na Amazônia. São mantos, berlindas, anjos, cruz, velas, cordas, brinquedos de miriti, objetos de promessa, casas, barcos, bandeiras, flâmulas, imagens de santos em formas de brincos, aneis, pingentes e escapulários. 

Fazem parte do acervo da loja, peças de 18 empresas formais e 15 empreendedores informais, sendo 11 designers, 3 produtores e 1 ourives. Participam da loja Joias do Círio as seguintes empresas: são Amazon Art, Amajoia, Artgold, Ourivesaria Gaia, Hannah Mariah, Bellart, BL Joias e Acessórios, Camilla Amarall, Francisca Sales, Jod Joias, José Leuan, Yemara Atelier, Celeste Heitmann, Ivete Negrão, Marcilene Rodrigues, Moa-Aran Joalheria, Rosa Leal, Stefani Sales.

Dentre os empreendedores criativos, estão os criadores, designers, ourives e produtores Ana Cassia Lima, Altairley Mendonça, Circe da Silva, Fábio Monteiro, Francileudo Furtado, Ivan Pereira, Ismael Ferreira, Jorge Gabriel da Conceição, Laise Lobatto, Lucia Costa, Nilma Arraes, Rayan Queiroz, Rosáurea Simões e Vivianne Gonçalves.

A loja também comercializa as joias criadas por estudantes do curso de Design de Produtos da Universidade do Estado do Pará que integram o Projeto Lua Nova, iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia e pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia que em sua outra vertente fomenta a produção de joias e empreendedorismo criativo do estudante de design e da ourivesaria, bem como, incrementa as cadeias produtivas setoriais com vistas a potencializar a formação de novos empreendedores com geração de trabalho e renda.

A loja Joias do Círio com entrada pelo Jardim da Liberdade, funcionará de terça a sábado, de 10h às 16h, e aos domingos, de 10h às 14h, durante o mês de julho. O gerenciamento da loja Joias do Círio conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), Governo do Estado do Pará e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia – (IGAMA) – organização social (OS) que gerencia o Espaço São José Liberto. 




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso