Designer Lídia Abrahim lança coleção de joias inspiradas na beleza do antigo

As peças da coleção “Old” estão na Loja Una,
no Espaço São José Liberto |Fotografia: ASCOM/IGAMA

Formas abstratas de peças desgastadas pelo tempo que reforçam a beleza do antigo são as características da nova coleção de joias da designer Lídia Abrahim, intitulada de “Old”, que está disponível para comercialização na Loja Una, no Espaço São José Liberto. As peças possuem traços livres feitos à mão que se converteram em fios distorcidos de prata, com tratamento martelado e em seguida envelhecido, combinados com cravações orgânicas imprecisas.

A ideia para criar uma coleção inspirada no antigo surgiu depois de experimentações que resultaram em um colar inspirado em arabesco e estilo Art Noveau para outra coleção, mas o resultado do metal envelhecido foi tão adorado pela designer que ela apostou na homenagem ao antigo: “Eu queria muito me transportar para aquela época e levar junto o apreciador dessa peça. Eu amo a arte produzida no início do século passado, principalmente as feitas em metal, como as de joias, as de grades arquitetônicas, os vitrais e objetos de prataria. Apesar de o expoente desse estilo ter sido na França, nos temos grandes exemplos em Belém”.
Algumas peças da Coleção Old, da designer Lídia Abrahim
Fotografia: ASCOM/IGAMA

A inspiração, segundo Lídia, nem sempre segue o percurso lógico ensinado na educação superior que consiste em pesquisar, coletar imagens, vivenciar o tema, escrever sobre o assunto e produzir esboços até chegar a perfeição das peças: “algumas vezes as coleções nascem mais livres, normalmente são coleções que expresso algum sentimento ou não tenho um compromisso com um tema figurativo ou propriamente com a venda. Até arrisco a dizer que são coleções mais internas que simplesmente querem sair pro mundo”, reflete Lídia sobre não ter que se preocupar com os traços perfeitos das joias da coleção “Old”.

As referências e inspirações de Lídia estão no cotidiano, mas também na “arqueologia e história dos objetos, história da arte, da cultura dos povos, livros, biblioteca de imagem de pessoas e objetos da época”. Para ela, a parte favorita de se trabalhar com o setor joalheiro é encontrar pessoas que apreciam e sentem o que ela quer transmitir com as peças: “Muitas vezes quando atendo cliente e conversamos e vejo minha criação tocar a pessoa é o que me deixa feliz e plena como profissional”.

Lídia Abrahim é formada em Design de Produtos pela Universidade do Estado do Pará, integra o Programa Polo Joalheiro do Pará, que tem a finalidade de fomentar e desenvolver o setor de gemas e joias do Estado do Pará, e é proprietária da marca Yemara Acessórios, tendo participação na criação de coleções próprias, coleções coletivas, como Joias de Nazaré, e como ministrante de oficinas técnicas. A Loja Unaonde as peças são comercializadas, é gerenciada pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (IGAMA)que expõe o trabalho de mais de 40 produtores, entre designers, ourives e lapidários atendidos pelo Programa Estadual de Gemas e Metais Preciosos do Estado do Pará. Desde 2007, o IGAMA gerencia o Espaço São José Liberto – ESJL promovendo a economia criativa com convergência de ações formação de uma rede de parceiros fortalecendo os setores do turismo, design, geração de trabalho e renda, gemas e joias, artesanato e moda autoral. Nesse sentido, desenvolve de forma integrada os elos da cadeia produtiva integrando os setores criativos atendidos pelo ESJL, mantido pelo Governo do Pará por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME).
Serviço
Coleção Old
Loja Una – Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n)
Horário de funcionamento: de terça a sábado, de 9h às 18h, e aos domingos e feriados, de 10h às 16h.




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso