Polo Joalheiro do Pará inaugura a exposição “Joias de Nazaré 2017 – Sentidos de Fé”

Missa realizada antes da abertura da exposição Joias de Nazaré | Fotografia: Carlos Sodré (Agência Pará)

Aberta a exposição ‘Joias de Nazaré 2017 – Sentidos de Fé’, no Espaço São José Liberto, na última quarta-feira, 27 de setembro. A mostra reúne peças criadas e produzidas por 82 empreendedores do setor de joias paraenses que participam o Programa Polo Joalheiro do Pará inspiradas na festa do Círio de Nazaré.
A programação iniciou com uma pequena procissão pelo ESJL em que a Diretora Executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia, Rosa Helena Neves, acompanhou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré até o Anfiteatro Coliseu das Artes, onde foi celebrada uma missa pela Igreja da Nossa Senhora da Conceição e seu celebrante, o padre Adailson Oliveira da Silva, antes da abertura oficial da exposição. Após o ato religioso organizado, o público pode conferir de perto a produção joalheira local que reuniu pingentes, colares, brincos, pulseiras em ouro, prata e gemas minerais e outros materiais, como fitinhas do Círio. Os visitantes conheceram as peças ao som do Jazz Trio, da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, que apresentou repertório musical durante o evento.

A designer e artista visual Celeste Heitmann, autora das telas usadas na ambientação do espaço de exposição da coleção de joias | Fotografia: Carlos Sodré (Agência Pará)
A ambientação da exposição ficou por conta de 11 telas, de 30 cm por 40 cm, e 01 tela, de 70 cm por 90 cm, produzidos pela designer e artista visual Celeste Heitmann. Ela se inspirou nos caminhos que Nossa Senhora de Nazaré percorre no segundo domingo de outubro: “os quadros são inspirados na procissão do dia da nossa rainha da Amazônia. É uma emoção muito grande, porque para o paraense realmente é o Natal”, explica Celeste. Os displays das joias foram produzidas artesanalmente pelo mestre e microempresário Guilherme Júnior.
Rosa Helena Neves (c) e integrantes do grupo de 82 empreendedores do setor de joias responsáveis pela coleção Joias de Nazaré 2017 | Fotografia: Carlos Sodré (Agência Pará)

A estudante do curso de Design da Universidade do Estado do Pará, Vivianne Gonçalves, e estagiária do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional do IGAMA, produziu o bracelete ‘Fé’ cujo desenho ilustra o convite e a identidade visual da exposição. A inspiração foram as duas maiores procissões da festa religiosa e o caminho percorrido pelos fieis da Basílica Santuário de Nazaré até a Catedral da Sé, na Trasladação, e vice-versa, no Círio. Para Vivianne, o momento é relevante: “Eu acho que foi gratificante acima de tudo, foi importante essa oportunidade e essa experiência que eu tenho aqui no Espaço”. O bracelete é feito em prata e incrustação paraense, em que o azul representa o céu visto durante as romarias, com ourivesaria do microempresário Joelson Leão e produção do Projeto Lua Nova/ IGAMA.
Gestores do Espaço São José Liberto e representantes de vários órgãos estaduais que participaram da abertura da exposição “Joias de Nazaré 2017 – Sentidos de Fé” | Fotografia: Carlos Sodré (Agência Pará)

O evento reuniu autoridades como Jeannot Jansen, Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social; Ana Cristina Resque, Diretora do Museu de Gemas da Secretaria de Estado de Cultura; Fátima Gonçalves, Diretora de Políticas para o Turismo, da Secretaria de Estado de Turismo; Dyjane Amaral, Secretaria Adjunta Gestão Administrativa, Sérgio Menezes, Diretor de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços e Marily Silva Germano, Diretora de Geologia, Mineração e Transformação Mineral da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia; Carlos Figueira, da Secretaria de Estado de Tursimo; Miguel Sampaio, vice-presidente da Associação Comercial do Pará; Carlos Capela, Pró-Reitor de Gestão e Planejamento da Universidade do Estado do Pará; professora Rosângela Gouvêa, também da Universidade do Estado do Pará, Poliana Bentes de Almeida, representando o Sindicato de Mineradores do Estado do Pará (SIMINERAL) Eneida Almeida, representante da 1º dama do Estado; e Mauro Chagas, prefeito de São Caetano de Odivelas.
A realização da 14ª edição da exposição “Joias de Nazaré 2017 – Sentidos de Fé” é do Governo do Pará, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e de Cultura (Secult), e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Universidade Federal do Pará por meio da Escola de Música da UFPA (EMUFPA).
A exposição “Joias de Nazaré 2017 – Sentidos de Fé” fica aberta ao público no Espaço São José Liberto até 30 de outubro. Durante esse mês, o Espaço estará com horário diferenciado para atender a demanda de turistas que chegam à cidade para o Círio: abre de segunda-feira a sábados, de 09h às 18h30, enquanto aos domingos, o horário é de 10h às 18h. No dia 07 de outubro, o horário é de 09h às 15h e no dia 08, o Espaço funciona a partir das 14h até às 18h.

Serviço
Exposição Joias de Nazaré 2017 – Sentidos de Fé
Local: Espaço São José Liberto
Visitação: de 2º a sábado: 09h às 18h30; domingo e feriados: 10h às 18h
Horários especiais
07 de outubro: de 09h às 15h

08 de outubro: 14h às 18h




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso