Marcas paraenses lançam Joias de Nazaré 2017 – Sentidos de Fé no Espaço São José Liberto

Peça criada pela estudante de Design Vivianne Gonçalves 
Fotografia: Tereza e Aryanne Fotografia

Inspirada nos significados do Círio inaugura hoje, 27, a partir das 18h, no anfiteatro Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto, a exposição “Joias de Nazaré 2017 – Sentidos de Fé”. Em sua 14º edição, a mostra apresenta pingentes, colares, braceletes, brincos e outras peças produzidas por designers paraenses.
A exposição Joias de Nazaré/ 2017 “Sentidos de Fé” é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Mineração e Energia, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia – IGAMA e apoio da Secretaria de Estado de Turismo e da Universidade Federal do Pará, por meio da Escola de Música (EMUFPA).
A mostra tem como objetivo incrementar a produção joalheira religiosa paraense tendo como inspiração a Festa do Círio de Nazaré. A coleção é produzida por designers e marcas do setor joalheiro local que participam do Programa Polo Joalheiros do Pará, configurando-se como um instrumento de difusão dessa produção local. Outra finalidade é contribuir para o fortalecimento do turismo religioso, neste sentido, integra a agenda turística do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo.
Apesar de todas as joias expressarem a cultura e a fé que emanam do Círio de Nazaré, essa coleção também apresenta a marca do trabalho de qualidade da joalheria paraense, portadora do DNA amazônico, traduz a forma de vida e a cultura da Amazônia Paraense, pois comunica a alegria, a beleza, o encantamento e a diversidade!
A exposição tem como acervo uma coleção de joias religiosas em ouro, prata e gemas minerais tipicamente brasileiras e paraenses, como madrepérola de rio, turmalina, crisoprásio, ametista, citrino, topázio azul, topázio rosa, safiras azuis, rubi, água marinha, diamante, pérolas, granada, praziolita, além do compósito de açaí. Com um trabalho de ourivesaria que valoriza o modus operandi do feito à mão na produção, foram utilizados materiais diversificados como fibra de miriti e palha da costa, fitilho de cetim, fitas do Círio e torçal. Quanto às técnicas, foram utilizados a ourivesaria tradicional, incrustação paraense, trançados em fitas e fibras e esmaltação translúcida.
A ambientação terá a participação da artista plástica e designer Celeste Heitmann que produziu 11 telas, de 30 cm x 40 cm e 01 tela de 70 cm x 90 cm, em pintura acrílica sobre tela, tendo como tema os Momentos do Círio. Para a ambientação das vitrines foram produzidos displays, também feitos à mão, sob a batuta da sustentabilidade um trabalho primoroso do artesão e empresário paraense Guilherme Júnior, premiado em concursos nacionais quando o tema é inovação.
Peça "Eu fui", de Nilma Arraes | Fotografia: Tereza e Aryanne Fotografia


Processo de criação e produção
O trabalho de criação e produção dos empreendedores começa a partir do workshop inspirações para geração de produtos e consultoria individualizada, oportunidade em que foram gerados 369 projetos de joias para a formação da coleção 2017.
A segunda etapa deste processo compreende a realização da “Feira de Projetos” onde foram comercializados os projetos dos designers para as marcas de joias paraenses. Todas essas iniciativas foram coordenadas pela diretora criativa e designer Rosângela Gouvêa. As joias entram em processo de produção de acordo com os projetos comercializados e/ou financiados pelos designers autores, mobilizando toda a cadeia produtiva e a rede colaborativa criativa do setor de gemas e joias do estado do Pará, compreendendo os segmentos de designers, ourives, lapidários, cravadores, empresários formais e produtores informais.
"Natura Fé" de Felipe Braun | Fotografia: Tereza e Aryanne Fotografia
A partir da representação de alguns símbolos e objetos do Círio de Nazaré como a corda, a Igreja Santuário e a Catedral de Belém, a berlinda, o manto, a coroa, os promesseiro, as velas, as fitinhas de Nossa Senhora de Nazaré, foram criadas 80 joias que integram a coleção gerada por 28 designers, sendo 24 profissionais e 04 estudantes de design e produzidas por 22 marcas de joias paraenses, 18 ourives, lapidários prestadores de serviços e 14 empreendedores informais, totalizando o número de 82 empreendedores do setor de gemas e joias paraenses.
Gesto de criação e fé, a produção desta coleção significa sentimento de uma forte emoção individualizada por cada profissional que participou dessa produção joalheira paraense. São processos intangíveis da criação artística por meio do design que expressam devoção a Nossa Senhora, bem como muitas reflexões sobre as relações de arte, fé e cultura.
A exposição Joias de Nazaré / 2017 “Sentidos de Fé” conta coma a participação das seguintes empresas: Amajoia, Amazon Art – Joias, Hanna Mariah Joias, BL Joias & Acessorios, Celeste Heitmann, DaNatureza, Ednaldo Pereira, Francisca Telvia, Moã-Aran Joalheria, Ourogema,   Rhama Gemas & Joias, Rosa Castro, Tiago Sales, Francileudo Furtado, HS Criações e Design, Ivete Negrão, José Leuan, Joiartmiro, L&B Joias, Lúcia Gois, Yemara Ateliê, Zeus; empreendedores informais: Altairley Mendonça, Bianca Camino, Camilla Amarall, Clara Amorim,Eli Cascaes, Fabio Lima, Francileudo Furtado, Ivam Silva, Jorge Duarte, Leila Vale, Nilma Arraes, Robson Aranha, Rosáurea Simões, Tiago Sales; designers e criadores: Altairlay Mendonça, Bianca Camino, Bianca Kuroki, Brenda Lopes, Camilla Amarall, Celeste Heitmann, Clara Amorim, Eli Cascaes, Erivaldo Jr.,Fabio Monteiro, Felipe Braun, Helena Bezerra, Ivam Silva, Ivete Negrão, Jéssica Carvalho, Jorge Duarte, José Leuan, Joseli Limão, Leila Do Vale, Lídia Abrahim, Nilma Arraes, Rayan Andersen, Robson Aranha, Rosa Castro, Rosáurea Simões, Thalyne Chrystyna Tenório, Thiaraju Gomes e Viviane Gonçalves; ourives: Amajoia, Amazon Art – Joias,      Camilla Amarall, D´Sales, Ednaldo Pereira, Francileudo Furtado, Hélio Thiaraju, Jod Joias, Joiartmiro, Lúcia Gois, Moã-Aran Joalheria, Ourogema, Rhama Gemas & Joias, Sila Brasila, Tiago Sales e Zeus; Projeto Lua Nova: Bianca Camino, Jéssica Carvalho, Thalyne Chrystyna Tenório, Viviane Gonçalves; lapidária: Leila Salame.

Programação
Abertura da exposição Jóias de Nazaré/ 2017 “Sentidos de Fé”: 27/09 | Local: Anfiteatro Coliseu das Artes
18h – Missa
19h – Visitação a exposição
20h – Apresentação cultural do grupo EMUFPA Jazz Trio, da Escola de Música da Universidade Federal do Pará




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso