Espaço São José Liberto recebe exposição “Maria de todos os santos” para o Círio 2017

Imagens sacras são tema da exposição | Fotografia: Tereza e Aryanne Fotografia

Pelo 3º ano, o Espaço São José Liberto recebe a exposição de imagens sacras do grupo EntreSantos sob o tema “Maria de todos os santos”. A abertura será no dia 04 de outubro, partir das 18h, na Capela São José, do Espaço São José Liberto. Serão apresentadas cerca de 40 peças que terão medidas entre 25 cm e 50 cm e ficarão em exposição comercial aberta ao público até o dia 30 de outubro.
As peças são produzidas no atelier do EntreSantos, criado em 2013, que é formado pelas artesãs Amélia Franco, Lilia Chaves, Betty Castro, Cidia Martins e Linda Toscano. O coletivo de amigas iniciou as atividades quando Amélia Franco começou a ensinar para as demais a técnica de pintura no santo barroco.
Desde então, as reuniões se tornaram frequentes: “A finalidade do grupo era se reunir para bater papo, pintar os santos... É uma terapia, uma distração desse grupo. Depois de um tempo, estávamos com um número muito grande de santos e nós precisávamos achar algum lugar para comercializar esses santos e foi aí que nós criamos a EntreSantos Artesanatos”, conta Amélia. As peças começaram, então, a ser vendidas por meio do Facebook.
Em 2015, o grupo entrou em contato com o Espaço São José Liberto para comercializar os santos na Casa do Artesão e, então, receberam o convite para expor as imagens na Capela São José, no período da Festa do Círio. A primeira temática foi “Nazaré e outras Marias”, e, no ano seguinte, o tema foi “Nossa Senhora de Nazaré entre santos”.
Mostrar as peças no ESJL é uma grande oportunidade, já que “uniu a arte e o espaço da Capela, é uma forma de homenagear a Nossa Senhora de Nazaré todo ano, que faz parte do nosso Círio”, afirma Lilia Chaves, outra integrante do grupo, se referindo ao evento ser realizado no período nazareno.
Além da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, típicas do mês de outubro também serão apresentadas imagens outros santos, feitas sob diversas técnicas de estilo e pintura que foram desenvolvidas pelas artesãs que imitam diversos materiais como a porcelana, ferro, marfim e madeira, além de imagens no tradicional estilo barroco.
Nossa Senhora de Nazaré pintada em diversas técnicas | Fotografia: Tereza e Aryanne Fotografia

 “Todas nós já inventamos técnica por aqui”, afirma Lilia. Todas as peças são em gesso e o que as torna diferentes é o tipo de pintura feito sobre as imagens, sendo algumas desenvolvidas e criadas pelas próprias artesãs ao longo do tempo, a partir das misturas de tintas utilizadas no processo.
A exposição “Maria de todos os santos” é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) – organização social que gerencia o Espaço São José Liberto, em parceria com o coletivo de artesãs EntreSantos e apoio da Universidade do Estado do Pará por meio do Núcleo de Arte e Cultura.

Serviço
Abertura da exposição “Maria de todos os santos”: 04 de outubro, com abertura a partir das 19h, na Capela São José – ESJL, com programação cultural promovida pelo do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade do Estado do Pará.
Visitação: de 2º a sábado, de 09h às 18h30 | Domingo e feriados: de 10h às 18h
Horários especiais: 07/10 – de 09h às 15h e 08/10 – de 14h às 18h

Ascom/IGAMA





Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso