Modelo com peças "Canoado" da designer Brenda Lopes | Fotografia: Sodrepara (Agência Pará) |
O Jardim da Liberdade do Espaço São José Liberto virou passarela, ao som da cantora Thais Badu, na última quinta-feira, 10, para o desfile das peças da Coleção de Joias e Produtos de Moda 2017/2018 – Paraensismo, construção coletiva, resultado do trabalho de 25 marcas locais integrantes do Programa Polo Joalheiro do Pará e do Arranjo Produtivo Local de Design, Moda e Indústria do Vestuário. As peças seguem em exposição comercial até 10 de setembro, no Espaço de Exposições, também no São José Liberto.
Desde a sua criação em
2012 o Espaço São José Liberto tornou-se território criativo locus dos
lançamentos das coleções de joias e produtos de moda criados e produzidos por
coletivos de designers, micro e pequenos empresários e empreendedores
individuais que participam do Programa Polo Joalheiro/PA e mais recentemente do
Arranjo Produtivo Local de Design, Moda e Indústria do Vestuário- Polo
Metrópole/PA. Esse percurso histórico tem como meta principal o incremento da
produção joalheira local e dos produtos de moda em uma dinâmica com identidade
própria e cultural. Na linha de tempo dos lançamentos das coleções das diversas
marcas que integram os programas acima referidos o proposito de promover as
revelações sobre as identidades culturais do território amazônico tornou-se um
valor agregado de primeira linha.
O desfile da Coleção de
Joias e Produtos de Moda 2017/2018 – Paraensismo, coordenado por Diogo
Carneiro, promovido pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia e a Secretaria
de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, teve início com a
participação especial da mineradora AngloGold Ashanti, a terceira maior
mineradora do mundo, responsável pelo AuDITIONS Brasil, um concurso de design
de joias realizado bianualmente no Brasil e África do Sul, o que lhe deu status
de maior concurso do setor joalheiro no mundo.
As designers paraenses Selma
Montenegro e Thaise Farias, que integram o Programa Polo Joalheiro, já foram
finalistas do concurso AuDITIONS Brasil em 2012 e 2015, respectivamente. As peças
desenvolvidas por elas, “Açai”, produzida sob o tema “Brasilidade” de Selma
Montenegro, e “Em tramas”, de Thaise Farias, feita com o tema “Recombinações”,
foram desfiladas para o público durante todo o evento, após a apresentação de
vídeos temáticos sobre a produção da empresa e sua valiosa contribuição para o
desenvolvimento do design brasileiro.
Peças "Açaí" (esquerda) e "Em tramas" (direita) que já foram finalistas do concurso AuDITIONS Brasil |
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A empresa aposta, com
sucesso, no potencial do concurso como catalisador para fomentar o
desenvolvimento mundial do setor joalheiro, bem como aumentar a demanda e o
consumo do metal; estimular a inovação e renovação do design; apontar
tendências e incentivar o uso de novas tecnologias.
Carolina Gomide,
Coordenadora de Marketing da AngloGold Ashanti, conta que “a gente fez questão
de trazer as peças porque na última edição a gente não pode trazer a exposição
e o Pará tem talentos enormes e tem tudo a ver com que o concurso procura que é
dar visibilidade aos designers de joias”. Para ela, a coleção “Paraensismo”
está ligada aos valores da AngloGold Ashanti, como a preocupação com a
sustentabilidade, já que muitas peças são produzidas com materiais
reaproveitados.
Ainda sobre o
lançamento da Coleção Paraensismo, Sérgio Menezes, Diretor Comercial de
Desenvolvimento da Indústria de Comércio e Serviço da Secretaria de Estado de
Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em sua fala ao
público, afirmou que os trabalhos realizados no Espaço São Jose “são resultados
da integração dos empreendedores designers e o articulado funcionamento da
cadeia produtiva joalheira de moda e artesanato e eu fico muito feliz porque a
gente consegue atingir um objetivo aqui no estado do Pará que é gerar trabalho
e renda, um dos objetivos do governo e da SEDEME, em especial”.
Ao todo, a Coleção Paraensismo reúne 25 empreendedores criativos, sendo 15 microempreendedores e designers do ramo da joalheria: Aída Marion, Amorimendes, Bruna Altmann, Camilla Amaral, Celeste Heitmann, Danatureza, HS Criações, Ivam Silva, Ivete Negrão, José Leuan, Rayan Andersen, Robson Reis, Rosa Castro, Rosaurea Simões, Silabrasila; e 10 do setor de produtos de moda: Ana Lúcia Ervedosa, Brenda Lopes, Graça Arruda, Ivam Silva, Ivete Negrão, Jose Leuan, Joseli Limões, Nilma Arraes, Renata Gonçalves e Vanuza Barbosa. Também participaram os ourives Ednaldo Pereira, Emerson Bezerra e Joelson Leão.
Encharpe "Tu alopras" da designer Rosáurea Simões |
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Brinco "Tapiocada" de Rayan Andersen |
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Ao todo, a Coleção Paraensismo reúne 25 empreendedores criativos, sendo 15 microempreendedores e designers do ramo da joalheria: Aída Marion, Amorimendes, Bruna Altmann, Camilla Amaral, Celeste Heitmann, Danatureza, HS Criações, Ivam Silva, Ivete Negrão, José Leuan, Rayan Andersen, Robson Reis, Rosa Castro, Rosaurea Simões, Silabrasila; e 10 do setor de produtos de moda: Ana Lúcia Ervedosa, Brenda Lopes, Graça Arruda, Ivam Silva, Ivete Negrão, Jose Leuan, Joseli Limões, Nilma Arraes, Renata Gonçalves e Vanuza Barbosa. Também participaram os ourives Ednaldo Pereira, Emerson Bezerra e Joelson Leão.
Rosa Helena Neves, Diretora Executiva do IGAMA, em sua fala ao público |
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Experimentar mais tem
sido a grande mudança que este grupo de empreendedores e seus respectivos
negócios tem se permitido para a existência desses investimentos locais que
geram o desenvolvimento de uma economia criativa no setor da moda no estado do
Pará. Sobre os experimentos processados para a geração da coleção “Paraensismo”
destacam-se as pesquisas, produção e aplicação de dois materiais inovadores: a
resina M. A. R . I. A. de autoria da designer Nilma Arraes e as gemas vegetais
criadas pelo pesquisador Paulo Tavares e produzida por Mônica Matos. No
Paraensismo foram utilizados as gemas vegetais de pimenta, açaí, pupunha,
tapioca, bem como outros insumos e matérias primas de produtos de moda e
joalheria.
O Instituto de Gemas e
Joias da Amazônia - IGAMA e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento
Econômico, Mineração e Energia – SEDEME com o objetivo de incrementar a
produção joalheira local e dos produtos de moda oportunizando a efetiva
comercialização realizarão uma serie de atividades ligadas ao universo da
coleção de joias e produtos de Moda 2017/2018 Paraensismo, voltadas a
diferentes públicos à saber: a exposição comercial de Joias e Produtos de Moda –
Paraensismo, de 10 de agosto a 10 de setembro, Salão de Exposição, visitas agendadas
para crianças e adolescentes nos dias 23 e 24 de agosto, sendo que escolas
interessadas podem entrar em contato para agendar visitas, e bate-papo “Design
de joias e Moda e as expressões culturais: a língua”, voltada para designers
profissionais e estudantes, alunos dos cursos de Letras, Design, Historia,
Comunicação e segmentos dos setores de joias e moda, no dia 29 de agosto.
Serviços
Exposição de Joias e Produtos de Moda - Paraensismo
- 10/08 a
10/09/2017, Salão de Exposição . ESJL
- Horário
de visitação: 3º a sábado: 09h às 18h30’ Domingo e Feriado: 10h às 18h00
Visitas Agendadas para Crianças e Adolescentes – Escolares.
Escolas interessadas podem entrar em contato pelo e-mail igama_secretaria@hotmail.com
- 23/08 e
24/08/2017, 10h e 15h
Palestra Aberta
- 29/08/2017
às 14h00 - Auditório/Ala administrativa/ESJL
Bate-papo: Design de joias e Moda e as expressões
culturais de um povo: a língua
Público:
Designers profissionais e estudantes, alunos dos cursos de Letras, Design,
Historia, Comunicação e segmentos dos setores de joias e moda.
Mais fotos no site da Agência Pará Ascom/IGAMA
Mais fotos no site da Agência Pará Ascom/IGAMA
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