Projeto “Pé na Estrada” visita Espaço São José Liberto

Alunos do Projeto "Pé na Estrada", da Universidade de Brasília, em visita ao Espaço São José Liberto | Fotografia: Ascom/IGAMA

O Espaço São José Libertou recebeu na última sexta-feira, 18, o grupo de alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de Brasília (UnB), que fazem parte do projeto “Pé na Estrada”, atividade complementar da faculdade a qual os alunos estão vinculados. Acompanhados do monitor Felipe Thiago Santa Brígida, os alunos conheceram sobre a história do prédio com mais de 200 anos de existência onde, hoje, funciona o espaço multisetorial que promove o desenvolvimento econômico, tendo a cultura como elemento indutor.
No São José Liberto, os alunos puderam conhecer a Capela, o Museu de Gemas do Pará - que reúne um dos mais completos acervos arqueológico e gemológico do Brasil - a Cela Cinzeiro (memorial), o Coliseu das Artes, a Casa do Artesão e o Jardim da Liberdade. Para Júlia dos Anjos, uma das graduandas do curso de Arquitetura da UnB, “A visita guiada foi muito informativa, além de manter o grupo coeso e cativado, acreditamos ter aprendido muito. Foi um ponto, um passeio, que compôs e agregou muito valor ao roteiro como um todo”.
O projeto busca estimular novas vivências de espaços estudados em sala de aula, provocar novos olhares e ampliar o conhecimento dos estudantes. As atividades são uma experiência prática que despertam o senso crítico deles em relação à produção arquitetônica e das ações para preservação da memória das cidades brasileiras. Belém foi a primeira cidade da região Norte e “o Espaço São José Liberto não poderia passar despercebido pela Equipe Pé na Estrada, por isso entrou no roteiro de viagem, já que é um espaço representativo de usos e mudanças, rico em história e conteúdo, o espaço foi escolhido para completar o terceiro dia de trajetos.”, conta Júlia.
Além das viagens anuais, o Projeto Pé na Estrada promove outras atividades por meio de suas vertentes, como visitas guiadas na Capital Federal, por meio do 'Pé na Esquina', educação patrimonial para crianças, por meio do 'Pezinho' (Projeto de Extensão Pé no Ensino), além de workshops, palestras, mesas redondas, entre outras atividades por meio do 'Pé com Pé'.                        




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso