As expressões já-me-vu, veropa, pavulagem, espia, arreda, eu não sou tapioca para me derreter na chuva, manifestações culturais locais e o resgate poético da vida ribeirinha tornaram-se matéria-prima para o desenvolvimento criativo da coleção de joias e produtos de moda denominada Paraensismo que será lançada no dia 10 de agosto, no Jardim da Liberdade do Espaço São José Liberto. O coletivo é formado por criadores e empresários integrantes do Programa Polo Joalheiro do Pará e do Arranjo Produtivo Local de Design, Moda e Indústria do Vestuário. Um desfile coordenado pelo produtor Diogo Carneiro apresentará conjunto de colares e brincos, gargantilhas, braceletes, pingentes, vestuário e bolsas que estão na coleção.
O trabalho coletivo dos
empreendedores começou bem antes das peças serem produzidas. A inspiração
surgiu do workshop de geração de produtos de moda e joias promovido pelo
Instituto de Gemas e Joias da Amazônia com a direção criativa do consultor
Erivaldo Jr., que também é arquiteto e designer, além de docente e consultor de
empresas. A proposta de criar uma
coleção a partir das expressões paraenses surgiu após a apresentação no ESJL do
caderno Senai Mix Design de São Paulo promovido pelo IBGM (Instituto Brasileiro
de Gemas e Metais Preciosos) que apresentou as macrotendências de comportamento
e consumo em três direções criativas, sob a temática “Comunicare”,
representadas por três figuras de linguagem: hipérbole do eu, eufemismo
cotidiano e prosopopeia digital.
Erivaldo, então, trouxe a
discussão para o workshop com os designers, estimulando-os a criar uma coleção
inspirada nas palavras e expressões paraenses que fazem parte do imaginário
amazônico. Para não fugir do foco das figuras de linguagem e expressões da
cultura paraense, os participantes realizaram uma imersão em suas memórias e em
pesquisas sobre o lifestyle local
para que, individualmente, cada um procedesse a sua escolha criativa e
inspiracional. O processo criativo do workshop se deu por meio de pesquisa de
verbetes da região, pesquisa de músicas e poesias, além da apresentação de
imagens que estimulassem e inspirassem a criatividade dos designers presentes no
worskshop.
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