Parceria entre a Emufpa e o São José Liberto/Sedeme promove programação para o Dia das Crianças


           Apresentação da Emufpa realizada em junho de 2016 no Coliseu das Artes do ESJL. Foto: Ascom Igama

O Espaço São José Liberto (ESJL) vai comemorar o Dia das Crianças, na próxima quarta-feira, 12, com uma programação especial, denominada “Musicais da Disney”. Vão se apresentar, a partir das 17h, no anfiteatro Coliseu das Artes do ESJL (Praça Amazonas s/n), a Orquestra Infantojuvenil de Cordas Helena Maia, a Orquestra Infantil de Violinistas Lícia Arantes e cantores do Projeto de Extensão Introdução ao Canto Popular, da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa). A entrada é franca. 

As crianças e jovens vão se apresentar caracterizadas e o repertório das orquestras será composto por trilhas conhecidas de filmes infantis e de fantasia, como “A Bela e a Fera”, “Jurassic Park”, “Frozen”, “Star Wars”, “Pinóquio” e “Encantada”.  

A promoção é da Emufpa com apoio do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social que gerencia o ESJL, e do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

As Orquestras Lícia Arantes e Helena Maia são coordenadas, respectivamente, pelas professoras Joziely Brito e Silvia Matos, envolvendo uma grande equipe, que inclui os professores Rodrigo Santana de Souza, Thais Carneiro, Alexandre Contente, Isac Almeida e Agostinho Fonseca Júnior. As orquestras são formadas por crianças com faixa etária de 05 a 13 anos e a participação de alguns instrumentistas convidados e dos cantores Gabriel Gonçalves, Débora Damasceno, Bárbara dos Santos, Luan Cristian Oliveira e Juliana Soares, que fazem parte do projeto “Introdução ao Canto Popular”, coordenado pela professora Joelma Silva Bezerra.

De acordo com a coordenadora, para a Escola de Música é importante que a criança aprenda a tocar sob a perspectiva da diversão, considerando toda uma ambientação em que sua criatividade e atitude artística sejam incentivadas desde a mais tenra idade. “Assim, as crianças são musicalizadas de maneira plena, propiciando ainda o surgimento dos futuros talentos musicais da cidade”, destaca Joelma Bezerra. 

Sobre a apresentação especial em homenagem às crianças a coordenadora explica que todo o encanto das fábulas é trabalhado a partir do repertório, “trazendo o lúdico na execução instrumental e na alegria de ver as crianças brincando de ser personagens através de seus figurinos. Um excelente programa para pais e filhos neste dia dedicado a elas”.

A apresentação dos grupos da Emufpa pelo Dia das Crianças é uma reedição do espetáculo apresentado em junho deste ano, dentro do projeto musical que tem promovido, desde abril de 2016, sempre na última quinta-feira do mês, na capela e no anfiteatro do Coliseu das Artes do São José Liberto, recitais de canto lírico, canto gregoriano, big band e orquestras da escola, em um exercício de promoção da pesquisa, aprendizagem musical e integração social da arte com o público.

A parceria entre as duas instituições tem por intuito o fortalecimento dos laços já existentes entre elas. Para a diretora executiva do Igama e do São José Liberto, Rosa Helena Neves, a iniciativa colabora com a divulgação do conhecimento e produção cultural e artística da UFPA. 

A diretora considera que a abertura do Espaço São José Liberto para eventos desse gênero ajuda a divulgar o que está sendo produzido nas instituições de ensino, além de revelar novos talentos e apresentar grupos conhecidos, em espetáculos de qualidade, que também colaboram com a inserção, no mercado, de novos nomes da música paraenses, “fortalecendo e dinamizando o funcionamento cultural do anfiteatro Coliseu das Artes do ESJL, com programação de qualidade, produzida para o público infantil. São crianças e jovens que produzem arte e cultura para crianças da nossa cidade”. 

                    Alunos da Emufpa durante apresentação no Coliseu das Artes do ESJL em junho de 2016. Foto: Ascom Igama

Veja mais fotos da apresentação de junho de 2016 em nosso álbum

Histórico

A Orquestra Infantojuvenil de Cordas “Helena Maia”, da Emufpa, com mais de uma década de existência, tem como regente e coordenadora a professora Silvia Matos. Foi criada em agosto de 2004, por iniciativa dos professores de cordas da Escola de Música, com o objetivo central proporcionar aos alunos de cordas do nível básico a prática de conjunto. Do repertório da orquestra constam obras de todas as épocas, cuja execução proporciona aos seus integrantes o desenvolvimento de aspectos técnicos e musicais. 

Desde sua criação, a orquestra de crianças e jovens de até 13 anos tem participado, em teatros e outros locais do Estado, de concertos e projetos em conjunto com o Grupo de Flauta Doce Artette Pinheiro e com a Orquestra Infantil Lícia Arantes. 

Criada em 2000 pelos professores Celson Gomes e Joziely Brito, a “Lícia Arantes” foi coordenada, desde então, pela professora Joziely Brito. Entre seus objetivos está o de promover o desenvolvimento do trabalho em grupo, a socialização e a extensão das atividades aplicadas em classe. 

Composta por cerca de 30 crianças, com idades entre 05 e 12 anos, a orquestra tem se apresentado em diversos eventos e foi uma das atrações do Encontro de Arte (Enarte) de 2014 e 2015, no Espaço São José Liberto, quando apresentou canções de musicais e natalinas. 

Serviço

“Musicais da Disney”, apresentação das Orquestras Infantojuvenil de Cordas Lícia Arantes e Infantil de Violinistas Helena Maia, e dos cantores do Projeto de Extensão Introdução ao Canto Popular, da Emufpa, em parceria com o Igama/Sedeme. Nesta quarta-feira, 12, a partir das 17h, no anfiteatro do Coliseu das Artes do São José do ESJL – Polo Joalheiro do Pará (Praça Amazonas, s/n, Jurunas). Entrada franca.

Mais informações com Carmem Macedo, gerente de Eventos do Igama - (91) 3344-3517 e eventos.igama@gmail.com - e Joelma Silva Bezerra, coordenadora do Projeto de Extensão da Emufpa – (91) 98825-1585 e e-mail joelma.jas@gmail.com e comunicaproducao.emufpa@gmail.com.

Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso