"Joias de Nazaré 2016" será tema de entrevista da TV RBA no domingo do Círio


                         Diretora criativa da exposição Joias de Nazaré 2016, Rosângela Gouvêa, em entrevista à TV RBA na abertura das Joias de Nazaré. Foto: Ascom Igama

Rosângela Gouvêa Pinto, designer de joias e professora do Curso de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), é uma das convidadas da TV RBA, da Rede Brasil Amazônia de Comunicação. Ela assina a direção criativa da 13ª edição da exposição "Joias de Nazaré", do Polo Joalheiro do Pará e vai para falar sobre o assunto durante a transmissão ao vivo do Círio 2016, neste domingo (9), a partir das 6 horas.

Rosângela esteve à frente do workshop “Orações e Cânticos à Maria de Nazaré”, baseado no tema do Círio 2016, “Salve Maria, Mãe de Misericórdia”. A ação do Programa Polo Joalheiro promove o desenvolvimento e gestão do ciclo do design, passando pela criação, produção e comercialização de joias religiosas.

Com o tema "Lá vem a Santa!", expressão típica paraense do período do Círio, a mostra é formada por peças clássicas e contemporâneas, concebidas a partir das inspirações trabalhadas em um workshop de geração de produtos realizado no primeiro semestre, no Espaço São José Liberto (ESJL). 

Com inspiração poética nas orações e canções para Maria, 13 empresas de joias e gemas, 16 designers, sete produtores informais de joias, cinco designers da categoria estudante, 14 ourives e cravadores e um lapidário do Programa Polo Joalheiro do Pará criaram e produziram as 113 peças da nova coleção. São eles: Bianca Kuroki, Brenda Lopes, Camilla Amarall, Celeste Heitmann, Eli Cascaes, Evandro Gobitch, Fábio Monteiro, Felipe Braun, Helena Bezerra, Ivan Silva, Ivete Negrão, Jorge Duarte, José Leuan, Joseli Limão, Rosa Castro, Rosáurea Simões, Ana Cássia, Carlos Gomes, Lucas Alves, Robson Reis, Thalyne Chrystyna, Viviane Gonçalves, BL Joias, Contemporâneo Design, Danatureza, Gemas do Mundo, HS Criação, José Coelho Lucas, Ourogema, Rhama Gemas e Joias, Zeus, Amajoia, Ednaldo Pereira, Emerson Bezerra, Francisco Assis, Ismael Lima, Jod Joias, Joiartmiro, Sila Brasila, Thiaraju Gomes e Leila Salame.

                 Participantes da mostra "Joias de Nazaré 2016" no dia da abertura. Foto: Gabriella Salame

Entre as peças da coleção de joias religiosas em ouro e prata, estão pingentes, colares, anéis, brincos e braceletes, com destaque para a utilização de gemas minerais. A corda que protege a berlinda com a santa, lírios, rosas, notas musicais, letras de música, partituras e a imagem de Nossa Senhora de Nazaré representada de formas diversas são materializados em cada detalhe do design das joias, do metal nobre escolhido e do colorido das gemas da exposição.

A direção artística da montagem da exposição é da designer Bárbara Müller, do Programa Polo Joalheiro do Pará. O espaço é composto por berlindas de diversos tamanhos, com trechos de letras de músicas marianas, utilizando o conceito clássico, com destaque para a cor dourada e afrescos. As berlindas foram criadas e produzidas pelo artesão soldador Antônio Fernando Pinheiro,

A foto do convite é o resultado do projeto "Rainha Régia", do universitário Lucas Alves da Costa, que conquistou o primeiro lugar do concurso que envolveu 24 projetos de 13 designers, sendo cinco deles estudantes do curso de Design de Produto da Uepa. Em ouro, com granada, citrino, prasiolita e esmeralda, a forma e as cores da joia revelam a relação de Nossa Senhora de Nazaré com a natureza amazônica. Com lapidação de Leila Salame, o projeto foi comprado pela empresa Gemas do Mundo e destaca a beleza da Vitória-Régia, planta regional que dá nome a uma lenda amazônica. A criação também faz referência ao título pelo qual a padroeira dos paraenses também é conhecida: Rainha da Amazônia.  

Pingente "Rainha Régia". Foto: Tereza e Aryanne Fotografia

A realização da 13ª edição da exposição “Joias de Nazaré” é do Governo do Pará, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e de Cultura (Secult), e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Uepa e NAC da Uepa. 

Serviço 

Exposição “Joias de Nazaré 2016: Lá vem a Santa!”. Visitação: de 1º a 29 de outubro de 2016, no horário diferenciado do ESJL no mês de outubro - de segunda a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos, das 10h às 18h. No domingo do Círio de Nazaré, dia 9 de outubro, funcionará das 14h às 18h. O espaço não abrirá no dia 24 de outubro (segunda), Recírio e Dia do Comerciário. 

Ascom Igama 




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso