Poesia e fé das canções à Virgem de Nazaré inspiram a Coleção de Joias do Círio 2016


Veja mais fotos em nosso álbum

O processo criativo envolveu música ao vivo com artistas convidados 

Workshop vai gerar a nova coleção de joias do Polo Joalheiro. Foto: Ascom Igama

Inspirados na poética das orações e canções marianas, foram criados esboços dos projetos de joias que irão compor a coleção de joias do Círio de Nazaré 2016, que serão produzidas por designers e microempresários do Programa Polo Joalheiro do Pará.

Baseada no tema do Círio 2016, “Salve Maria, Mãe de Misericórdia”, a temática do workshop que vai gerar a mais tradicional coleção de joias do Polo Joalheiro foi “Orações e Canções à Maria”. A iniciativa aconteceu no início do mês de junho, reunindo designers, estudantes, profissionais e microempresários do programa no auditório do Espaço São José Liberto (ESJL). No início de julho serão feitos os atendimentos individuais dos participantes, que apresentarão para a curadoria seus pré-projetos de joias.

A ação promove o desenvolvimento e gestão do ciclo do design, passando pela criação, produção e comercialização de joias religiosas. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa). O Igama é a OS que gerencia o ESJL e o Polo Joalheiro, mantidos pelo Governo do Estado, por meio da Sedeme, e pelo Igama.

A consultora responsável pelo workshop e pelos atendimentos individualizados é Rosângela Gouvêa Pinto, designer de joias e professora do Curso de Design da Uepa.

Com a experiência de ter feito consultoria em outras edições da exposição, para Rosângela, falar sobre o mesmo assunto de formas diferentes é sempre um desafio. “Pensei em trabalhar as orações e a professora Rosa Helena Neves, que é a diretora executiva do Igama e do São José Liberto, os cânticos. Então, juntamos as duas ideias. No primeiro dia do workshop trabalhei as principais orações, como a Salve Rainha, Mãe de Misericórdia”, disse a consultora, explicando que os significados das principais palavras e de cada expressão foram registrados em texto e imagem pelos participantes para servir de inspiração aos projetos de joias. Na ocasião, também foram feitos relatos individuais de experiências vividas no Círio de Nazaré, a maior expressão de fé do paraense.
Conjunto "Mãe do Espírito Santo", de Helena Bezerra, da coleção Joias de Nazaré 2015. 
Foto: João Ramid - AIB

Como resultado do inusitado processo criativo, os participantes conceberam e musicaram poemas, além de entoarem hinos tradicionais em ritmos diversos, como funk, samba, rock, música infantil e outros. “Teremos, na nova coleção de joias, peças clássicas e contemporâneas, em função de todas essas inspirações que trabalhamos”, adiantou Rosângela Gouvêa. No período de apresentação e curadoria dos projetos, no início de julho, a consultora avaliará se eles estão de acordo com a temática escolhida, observando ainda o critério da criatividade em cima do que foi desenvolvido no curso.

A arte de criar e produzir joias religiosas sob o clima de celebração de mais um Círio, segundo Rosa Helena Neves, é sempre algo mágico e poético. “A forma coletiva como é concebida a coleção, possibilitando sinergias entre criar joias e outras linguagens artísticas, é um processo que enriquece o fazer artístico, fortalece o conteúdo e gera novas formas de expressões sobre um mesmo tema. A criação, a fé. o designer, o ourives, unificam-se em uma única caminhada, a do Círio de Nazaré", falou a diretora executiva do Igama e do ESJL/Polo Joalheiro do Pará.

Música para inspirar
Carol Ferreira e Roger Santos - na foto, ao lado de Rosângela Gouvêa - cantaram hinos marianos para os participantes do workshop. Foto: Ascom Igama

Na segunda parte do workshop foram trabalhados três hinos. Um dos pontos altos desse momento foi uma apresentação musical de voz e violão. Para a atividade, Rosângela Gouvêa convidou Carol Ferreira, aluna do Curso de Design da Uepa e estudante de Música da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa) e Roger Santos, formado em Música pela Uepa.

Além dos três hinos selecionados para a apresentação, os quais levaram muitos participantes às lágrimas, também foi apresentada uma canção do Padre Fábio de Melo, “Círio Outra Vez”, que trata sobre vários elementos da festividade sob a visão de uma pessoa de fora.

Carol Ferreira falou sobre a experiência: “Foi maravilhosa! O Círio é tudo isso, é emoção. Até pessoas que não são da religião se emocionam. O design, a música, a arte, está tudo interligado”. “Ainda não tinha me apresentado nesse espaço. Foi uma coisa diferente e fiquei até curioso ‘pra’ ver o resultado, depois da nossa contribuição”, completou Roger.   

Coleção inédita deve encantar o público

Ainda em fase inicial de criação, a nova coleção de joias já promete muitas emoções para os visitantes da mostra de 2016, por unir a beleza das joias, a música e a poética da fé em um evento tão envolvente como o Círio.

Evandro Gobitsch e Roisângela Gouvêa. 
Foto: Ascom Igama
O tema deste ano agradou ao designer Evandro Gobitsch, integrante do Programa Polo Joalheiro do pará desde 2010, período em que participou quatro vezes do workshop e duas vezes da mostra.

“Mesmo a gente tendo conhecimento do assunto, para desenvolver a história em cima dele é necessário se preocupar não só com o conceito, mas com o produto em si, de forma vendável. A dinâmica que a professora Rosângela usou fez a gente desenvolver o pensamento em cima do tema e ajudou a clarear ainda mais as ideias”, destacou o designer, dizendo que pretende participar da Feira de Projetos de Joias Religiosas, na qual, em outras edições, fechou parceria com as empresas Ourogema, Amazonita e HS Criações e Desing, situadas no Polo Joalheiro.

A Feira de Projetos “Joias de Nazaré” é realizada anualmente, pelo Programa Polo Joalheiro do Pará com o objetivo possibilitar aos empresários a comercialização de seus projetos de joias criados durante o workshop de geração de produtos.


Pingente "Coração de Nossa Senhora", criação de Ivam Silva. Integrou a coleção "Joias de Nazaré", de 2015. 
Foto: João Ramid - AIB

A designer Leila Vale integra o programa desde o ano de 2000 e costuma participar das exposições “Joias de Nazaré”. Ela comemorou a escolha da temática deste ano: “Achei fantástica porque tira de dentro da gente, o mais cedo possível, o amor pela Nossa Senhora de Nazaré”. A designer revelou que, inspirada no hino “Vós sois o lírio mimoso”, está trabalhando na criação de um pingente, a ser confeccionado em ouro e prata.

Talentos

Sete estudantes de Design da Uepa foram selecionados por Rosângela Gouvêa - responsável por duas disciplinas voltadas para a área, Design e Joias e Projeto 3 - para participar da nova coleção do Polo.

Nos últimos anos, a consultora tem garimpado grandes talentos entre os estudantes da universidade. Um deles é o universitário Sávio Nazareno Paixão da Silva está no segundo ano do Curso de Design da Uepa e ingressou, no início de 2016, no Programa Polo Joalheiro. Empolgado com a criação de sua primeira coleção de joias, Sávio conta que a atração pela joalheria deu-se durante as aulas da professora .

“Apareceu a oportunidade de estudar a matéria focada nessa área e fui tendo maior contato e conhecimento teórico, e, agora, a parte prática aqui no workshop, onde estou vendo outras perspectivas a partir das dinâmicas. Estou tendo outro ponto de observação com relação ao Círio: sou católico, frequento o evento, mas nunca tinha pensado em criar joias inspiradas nesse tema”, conta, adiantando que deve criar pingentes fazendo referência ao hino "Mãe de Nazaré".

A designer Thaise Daria Rocha Farias, egressa da universidade estadual, também entrou este ano no Programa Polo Joalheiro do Pará. Sobre a experiência de participar do workshop ela diz ser bem positiva. “Eu estou gostando muito. É diferente do que eu imaginava, têm várias dinâmicas de criação”, observou. Ela disse que está na parte criativa de concepção do projeto, no qual pretende usar materiais alternativos agregados ao ouro ou prata na criação de suas joias.

                             
Thaise Farias e Sávio Nazareno preparam projetos de joias para a nova coleção do Polo.
Foto: Ascom Igama

Thaise Farias tem se destacado desde os tempos de universitária. Com apoio do Programa Polo Joalheiro do Pará, Igama e Sedeme, recentemente, ela foi convidada para participar da 41ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), na exposição de joias conceituais "Arte em Ouro", com a peça “Em Tramas”.

Exposta no SPFW junto com outras 16 joias, todas emolduradas pelo estilista Fause Haten, a joia criada por Thaise foi uma das quatro finalistas na categoria Revelação da última edição do concurso AuDITIONS Brasil 2015, o maior concurso de design de joias em ouro do mundo, promovido pela AngloGold Ashanti, que nesta edição trabalhou com o tema “Recombinações”.


Matéria-prima regional é marca do trabalho da designer Thaise Farias.
Foto: Marcos Vianna - Anglogold Ashanti   
“Em tramas” traz para o contexto atual a “crinolina”, acessório que, em outras épocas, foi tendência mundial consagrando a silhueta feminina, revisitada com o olhar regional. Com ourivesaria da empresa Rahma Gemas e Joias, do Polo Joalheiro do Pará, a joia foi criada em ouro com trançado de fibra de jupati, fazendo referência às cores da cerâmica marajoara, trabalho da artesã Socorro Ferreira, do Arte em Fibra de Jupati, grupo de mulheres artesãs de São Sebastião da Boa Vista, Arquipélago do Marajó.

A aplicação da fibra na armação mistura o conceito clássico da crinolina com as cores, texturas e técnicas do artesanato, união que rompe com padrões clássicos, promovendo o diálogo entre mundos que antes nunca se misturariam. Criatividade que deve estar presente nas peças que Thaise está criando para a nova edição da coleção "Joias de Nazaré 2016".

Leia na Agência Pará de Notícias

Texto, vídeos e fotos: Luciane Fiuza – Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso