Estudantes de Castanhal e Belém conhecem a história e programas do São José Liberto


                            Veja mais fotos em nosso álbum

 Estudantes de Castanhal no Jardim da Liberdade do ESJL
         Foto: Ascom Igama

Referência em patrimônio histórico, turismo, artesanato e joalheria, o Espaço São José Liberto (ESJL), onde funciona o Polo Joalheiro do Pará, promove educação patrimonial e visitas monitoradas para alunos de escolas públicas municipais, estaduais, federais e particulares, centros de ensino superior público e privado, organizações não governamentais (ONGs) e projetos sociais.

Na última terça-feira (10) o espaço foi visitado por estudantes do Instituto Educacional Betel, de Castanhal, município da Região Metropolitana de Belém (RMB), e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), acompanhados por professores das instituições. No ESJL, os grupos foram recebidos por Felipe Santa Brígida, monitor do Museu de Gemas do Pará.

A visita monitorada oferecida a escolas públicas e privadas é uma oportunidade para que os estudantes conheçam o funcionamento e a história do espaço, e seus equipamentos turísticos e comerciais: a Casa do Artesão, o Museu de Gemas do Pará, o Memorial da Cela Cinzeiro, o Jardim da Liberdade, a Capela de São José, o anfiteatro Coliseu das Artes, o espaço gourmet, oito lojas de joias (dentre elas uma incubadora e uma especializada em joias antigas) duas ilhas com serviços especializados em ourivesaria e comercialização de gemas, a Escola de Ourivesaria, auditório e mezanino.

O Museu de Gemas do Pará reúne um dos mais representativos acervos arqueológicos e gemológicos do país, com cerca de 4 mil peças, entre ametistas, esmeraldas e granadas provenientes de várias regiões do Pará, de alguns Estados brasileiros e de países latino-americanos. Na Casa do Artesão – que reúne tipologias de artesanato de todas as regiões do Estado -, os estudantes viram de perto o trabalho de empreendedores criativos em peças comercializadas no local.

No grupo de Castanhal, coordenado pela professora Maria do Céu, havia 45 estudantes do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 12 anos, além de seis professores. Os 32 alunos do IFPA estavam sob a coordenação da professora Shirley Tozi. 

         Estudantes do IFPA no Coliseu das Artes do ESJL
         Foto: Ascom Igama

Economia criativa 

Os estudantes também conheceram um pouco da história do prédio, erguido há mais de 250 anos e que já foi palco de muitos momentos marcantes na história de Belém. Por muito tempo, o local funcionou como convento, também abrigou a cadeia pública e presídio, além de olaria, quartel, depósito de pólvora e hospital. 

Com a denominação de Espaço São José Liberto, o prédio foi inaugurado em outubro de 2002, e desde então abriga também o Programa Polo Joalheiro do Pará, criado em 1988, que hoje abrange a RMB e o município de Abaetetuba, reunindo ourives, lapidários, empresas formais e designers ligados ao setor da joalheria, além de empreendedores de moda e artesanato.

A gestão do programa e do ESJL é compartilhada pelos setores público e privado, e conta com a participação dos setores produtivos de joias, gemas, artesanato, manualidades e moda. O Programa Polo Joalheiro do Pará é mantido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) – Organização Social (OS), responsável pela gestão do programa e do espaço.

Serviço

As visitas monitoradas ao Espaço São José Liberto ocorrem de terça-feira a sábado, das 09 às 18h30, mesmo horário de funcionamento do local, que também abre ao público aos domingos, das 10 às 18 h. A visitação ao Museu de Gemas do Pará custa R$ 6,00, com direito à meia-entrada para estudante, gratuidade para idosos e crianças até 7 anos. Nas terças-feiras a visitação ao museu é gratuita. O Espaço São José Liberto fica localizado na Praça Amazonas, no bairro do Jurunas. As visitas monitoradas de instituições de ensino podem ser marcadas pelo fone (91) 3344-3537 ou pelo e-mail eventos.igama@gmail.com

Por Luciane Fiuza

Leia na Agência Pará de Notícias

Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso