Exposição itinerante "Se Prepara Brasil" chega a Belém do Pará

Veja mais fotos em nosso álbum

João Nóbrega Júnior, Rosa Helena Neves e Adenauer Góes. 
Foto: Ascom Igama

Instalado ao lado do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas), terça (16) e quarta (17), das 11h às 20h, o Museu Itinerante "Se Prepara Brasil" conta um pouco da história das Olimpíadas pelo mundo, através de fotos, vídeos, símbolos e momentos marcantes do maior evento esportivo do planeta, que na edição de 2016 acontecerá no Rio de Janeiro. Com entrada franca a realização da iniciativa é do Ministério da Cultura (MinC) e do Bradesco Seguro.

Prestigiaram o evento, na tarde desta terça, Rosa Helena Neves, diretora executiva do São José Liberto e do Igama e Adenáuer Góes, secretário de Estado de Turismo, acompanhados por João Nóbrega Júnior, representante Norte e Nordeste do Bradesco Seguro e outros diretores do banco.

A exposição gratuita mostra a trajetória do esporte até a próxima sede das Olímpiadas, o Rio de Janeiro. A mostra sobre rodas levará o espírito olímpico às cinco regiões do Brasil. Duas carretas percorrerão 45 cidades em um trajeto de cerca de 30 mil quilômetros. O acervo reúne cerca de 100 peças cedidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê dos Jogos Rio 2016.


A mostra está instalada ao lado do Espaço São José Liberto. 
Foto: Ascom Igama
Exposição gratuita sobre rodas levará o espírito olímpico às cinco regiões do Brasil. Duas carretas percorrerão 45 cidades em um trajeto de cerca de 30 mil quilômetros. Peças cedidas pelo COI, COB e Comitê dos Jogos Rio 2016 fazem parte do acervo.

Uma verdadeira volta olímpica pelo Brasil. Com o objetivo de levar o espírito olímpico às cinco regiões do país e preparar a população para o maior evento esportivo mundial, o Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016, promove o Museu Itinerante Se Prepara Brasil -- O Caminho do Esporte até o Rio de Janeiro. Entre 30 de abril e 31 de julho, duas carretas passarão por 45 cidades em todo o território nacional para apresentar uma exposição gratuita sobre rodas, com mais de 100 peças do acervo do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares. Juntos , os veículos percorrerão cerca de 30 mil quilômetros em dois roteiros distintos, partindo de Vitória (ES) e Goiânia (GO), em 30 de abril. Os trajetos se encontrarão em agosto, no Rio de Janeiro, onde o Museu Itinerante Se Prepara Brasil ficará exposto durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 nos Bulevares Olímpicos Parque Madureira e Porto Maravilha.

"O Museu Itinerante Se Prepara Brasil levará um pouco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para quem não puder assistir ao maior evento esportivo mundial no Rio de Janeiro e ainda deixará um legado de conhecimento olímpico que poderá estimular novos talentos para o futuro do esporte no país", declara Alexandre Nogueira, Diretor do Grupo Bradesco Seguros. "Apoiamos os ideais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e nos orgulhamos de nosso papel de poder colaborar para que os Jogos Rio 2016 se tornem uma experiência memorável para todo o Brasil", completa o executivo.

Dividido em cinco seções - "História", "Esportes", "História Brasileira", "Curiosidades" e "Rio 2016" - o Museu Itinerante Se Prepara Brasil apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Dentre os objetos, destacam-se as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos; Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esp ortivo. Há também vídeos temáticos e totens interativos.

De acordo com Maria Eugênia Saturni, Diretora da Base7 - empresa responsável pela curadoria do Museu Itinerante Se Prepara Brasil - um dos pontos mais interessantes do projeto, e que o torna inovador, é o fato de o Museu ir até o público.

"O objetivo é propiciar um ambiente em que o público entenda o significado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e possa ter acesso a um acervo histórico bastante rico e instigante. Cada peça da exposição traz uma memória. Por meio delas é possível apreender o desenvolvimento tecnológico, as conquistas sociais, momentos históricos e manifestações culturais das mais diversas. Tudo isso tem como fio condutor o esporte e a emoção que ele desperta nas pessoas", destaca Maria Eugênia.

Os atletas-embaixadores Bradesco Seguros Giba e Leila, medalhistas olímpicos, estarão presentes em algumas cidades para interagir com o público, assim como as mascotes dos Jogos Rio 2016, Vinicius e Tom, e do Time Brasil, Ginga.

O Museu Itinerante Se Prepara Brasil tem patrocínio do Grupo Bradesco Seguros e do Ministério da Cultura.A iniciativa tem a concepção do Grupo de Ativações e Experiências Live (Gael) e curadoria da Base7 Projetos Culturais.
Tocha olímpica. 
Foto: Ascom Igama
Confira o trajeto do Museu Itinerante "Se prepara Brasil"

Carreta 1:

Roteiro 1: Vitória (ES), Porto Seguro (BA), Itabuna (BA), Salvador (BA), Feira de Santana (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Teresina (PI).

Roteiro 2: Campo Grande (MS), Londrina (PR), Cascavel (PR), Santa Maria (RS), Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Curitiba (PR), Barueri (SP), Sorocaba (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP)e Rio de Janeiro (RJ).

Carreta 2:

Roteiro 1: Goiânia (GO), Brasília (DF), Palmas (TO), São Luís (MA), Belém (PA), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e São Paulo (SP).

Roteiro 2: Osasco (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Franca (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG), Governador Valadares (MG), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

Foto: Ascom Igama

Grupo Bradesco Seguros

A forte ligação do Grupo Bradesco Seguros - patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016 - com o movimento olímpico começou quando a Organização Bradesco abraçou a candidatura da cidade do Rio de Janeiro como sede do evento, em 2009. No ano seguinte, o Banco Bradesco e o Grupo Bradesco Seguros tornaram-se os primeiros patrocinadores oficiais dos Jogos Rio 2016, nas categorias "Serviços Financeiros" e "Seguros", respectivamente, disponibilizando produtos e serviços ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e à Equipe Olímpica.

O patrocínio do Grupo Bradesco Seguros aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, assim como sua condição de segurador oficial do evento, vai ao encontro de sua estratégia de atuação de difundir para a população a importância da prática esportiva e da adoção de hábitos saudáveis como pilares para a conquista da longevidade, com saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Baseado nessa estratégia, presente em seu DNA, o Grupo Segurador realiza uma série de iniciativas voltadas à divulgação do tema. Dentre elas, destaca-se o Circuito da Longevidade, conjunto de provas de corrida (6 km) e caminhadas (3 km) que, desde a primeira edição, em 2007, reuniram mais de 350 mil pessoas em 19 cidades do Brasil. Este ano, em que completa sua décima temporada consecutiva, o Circuito promoverá 14 etapas em sete estados.

Com relação especificamente às ações voltadas aos Jogos Rio 2016, o Grupo Bradesco Seguros lançou, em janeiro, a promoção "Vai Brasil Vai Você", cujo principal objetivo é intensificar o sentimento de identificação com a marca e conquistar novos segurados.

Trata-se de sorteio de 50 pacotes de experiência para os Jogos Olímpicos direcionados aos clientes, com direito a acompanhante, além de prêmios no valor de R$ 15 mil toda vez que o Brasil subir ao pódio nas competições. Até o momento, já foram contemplados segurados de Amapá, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Outra ação de destaque para marcar o posicionamento do Grupo como segurador oficial dos Jogos Rio 2016 é a campanha publicitária que destaca a importância da preparação para o sucesso nos esportes e para enfrentar os imprevistos da vida. Criados pela agência AlmapBBDO, os três comerciais da série já foram assistidos por quase 30 milhões de internautas no Facebook e no Youtube.

Os canais digitais também estão no clima olímpico com a fanpage "Bradesco Seguros - Rumo aos Jogos Rio 2016", que em pouco mais de um ano registra mais de 2,6 milhões de interações do público, entre compartilhamentos, comentários e curtidas no Facebook, e mais de 500 mil seguidores. O Grupo Bradesco Seguros disponibilizou em seu site uma ferramenta de contagem regressiva para os Jogos.

Com informações do Bradesco Seguros

Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso