Sam Band é atração musical no Espaço São José Liberto nesta quinta, 19

Músicos da Sam Band Pará. Foto: EMUFPA Divulgação


A atração musical desta quinta-feira, 19, às 18h, no anfiteatro Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto (ESJL) é a Sam Band, um dos grupos instrumentais da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). A apresentação integra projeto musical que promoverá, ao longo deste ano, sempre na última quinta-feira de cada mês, na Capela e no anfiteatro do Coliseu das Artes do espaço, recitais de canto lírico, canto gregoriano, big band e orquestras da EMUFPA, em um exercício de promoção da pesquisa, aprendizagem musical e integração social da arte com o público.

Os eventos resultam de parceria entre a Escola de Música da UFPA e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social que gerencia o espaço, mantido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Igama.

A Sam Band Pará foi criada em 2003 pelo Núcleo de Sopro da EMUFPA. De acordo com o regente titular da banda, Elienay Gomes Carvalho, a Sam Band atua, desde a sua criação, na perspectiva de ofertar oportunidade de prática instrumental aos alunos, trabalhando vários estilos musicais e, principalmente, a Música Popular Brasileira (MPB) dentro de uma concepção didática. 

Na opinião de Rosa Helena Neves, diretora executiva do Igama e do ESJL, a iniciativa divulga o conhecimento em artes e a produção cultural e artística promovida pela Universidade Federal do Pará por meio da Escola de Música da UFPA. “É importante abrir espaço para divulgar o que as instituições de ensino estão realizando para formação e inserção de novos músicos no mercado”, indica.

Sam Band Pará

A Sam Band já se apresentou com músicos renomados, dentre os quais o pianista e compositor Jeff Gardner (EUA), o compositor Carles Margarit (Espanha), o Maestro Remigio Pereira (Paraguai) e o trompetista Moisés Alves (Brasil). Atualmente, é constituída por alunos do Curso Técnico de Instrumentistas de Big Band da EMUFPA. Tem se apresentado em vários espaços artísticos de Belém, como o Teatro da Paz, Associação Nipo Brasileira, Fundação Cultural do Pará, UFPA, Centro de Convenções da Amazônia e Praça da República.

Eventos importantes estão no currículo da banda, como o Encontro de Arte de Belém (Enarte) e a programação comemorativa aos 50 anos da UFPA. Recentemente, a Sam Band participou do 2° Fórum Mundial de Educação Tecnológica com o espetáculo “Pará in Concert”, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina.

O regente titular da banda, Elienay Gomes Carvalho, é paraense e iniciou seus estudos musicais com seu pai, Misael Carvalho, passando posteriormente, a estudar com o professor Raimundo Balieiro. Estudou na Escola de Música da UFPA e participou como regente auxiliar da Banda Jovem da escola. Também integrou da Banda de Música da Policia Militar do Pará, a Banda de Música do Exército Brasileiro, a Banda Jovem do Conservatório Carlos Gomes e a Amazônia Jazz Band. Bacharel em Trombone pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), 

Elienay Carvalho é especialista em Fundamentos de Musicoterapia pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão (IBPEX) pela na Faculdade Internacional de Curitiba (Fancinter) e em Fundamentos da Criação em Música pela UFPA. É também mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, atualmente, trabalha como professor efetivo da classe de Trombone da EMUFPA e como regente titular da Sam Band Pará.

Serviço: Apresentação da Sam Band Pará, da EMUFPA, nesta quinta-feira, 19h, às 18h, no anfiteatro do Coliseu das Artes do São José do ESJL. Mais informações pelo fone (91) 3344-3517 (Carmem Macedo – gerente de Eventos do Igama).




Por Luciane Fiuza

Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso