Seminário sobre a coleção “Miriti-Tauá: Memórias Entrelaçadas” será tema de matéria da TV Unama

                                                                               
          Confira imagens do evento e das entrevistas

Seminário foi realizado no mezanino do Espaço São José Liberto. Foto: Ascom Igama
Alunos do Curso de Jornalismo da Universidade da Amazônia (Unama), que integram a equipe da TV Unama,  cobriram o “Seminário Processo de Criação da Coleção Miriti-Tauá”, na última quinta-feira, 25, no mezanino do Espaço São José Liberto. Participaram do encontro os professores e designers Yorrana Maia e Fernando Hage e alunos do Curso de Moda da Unama, responsáveis pela criação da coleção premiada no Dragão Fashion Brasil 2015 (Ceará) e no Prêmio Design de MCB (São Paulo).

“Miriti-Tauá: Memórias Entrelaçadas” é uma das nove coleções que integram a exposição “Potências Amazônicas: Biodiversidade e Diversidade Cultural na Belém 400 Anos”, aberta na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto até o dia 3 de abril deste ano. Dentro da programação do encontro, após o seminário, os participantes também visitaram a mostra de economia criativa.

O início da pesquisa do “Miriti-Tauá” data de janeiro de 2015, quando os conceitos começaram a ser trabalhados pelos seis estudantes do grupo: Camila Miranda, Rosária Vasconcelos, Nayron Aguiar, Hugo Reale, Bruno Silva e Ana Cláudia Pereira. O projeto de moda e design foi focado no sustentável e ecológico, privilegiando um trabalho artesanal mais elaborado, feito a partir da fibra do miriti, extraída da palmeira Miritizeiro, com a qual foram criados os seis vestidos da coleção, tingidos com urucum - fruto do Urucuzeiro, que tem um tom avermelhado.

A Unama é uma das parceiras da mostra “Potências Amazônicas”, quem tem como uma das propostas possibilitar ao público acesso aos trabalhos de pesquisa e ensino nas áreas da moda e do design, desenvolvidos por universidades do Estado, sendo promovida pelo Programa Polo Joalheiro do Pará e pelo APL de Moda e Design – Polo Metrópole/PA, por meio do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

               Alunos falaram sobre a coleção para a TV Unama. 
Foto: Ascom Igama
A exposição reúne designers, um coletivo de criadores, empresários individuais e microempresas, artesãos, ourives, lapidários, estilistas, artistas plásticos e estudantes de Moda e Design de Produto, bem como profissionais prestadores de serviços dos setores de moda, joias, artesanato e artes plásticas, cinco curadores, oito consultores e um pesquisador em joalheria.

As universitárias Joyce Alves e Maira Henriques   integraram a equipe de jornalismo que fez a cobertura do evento, junto com o repórter cinematográfico Ismar Antônio. A coordenação da TV Unama é da jornalista e professora Renata Ferreira.

A matéria vai ao ar no programa do próximo sábado, 5, às 7h30, na TV RBA - Rede Brasil Amazônia de Televisão (canal 13), afiliada à Rede Bandeirantes. Também poderá ser vista no portal de notícias do Grupo Ser Educacional, o "Leiajá pa" - http://www.leiaja.com/pa/ -  dentro do Portal IG (Último Segundo). A matéria será publicada, ainda, no site da Unama: http://www.unama.br/

Atualizado em 08/03/2016:


Fotos: Ascom Igama





Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso