III Prêmio de Jornalismo em Turismo é lançado na Estação das Docas

Uma palestra com a jornalista paranaense e travel blogger Sílvia Oliveira marcou o lançamento da terceira edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, na noite desta terça-feira, 22, no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas. Mestre em Turismo Internacional pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), Sílvia, que também é autora do blog de viagens “Matraqueando”, foi convidada pela organização do prêmio para palestrar sobre o tema “Turismo e Mídias Sociais”.

Ao falar das novas tendências do profissional de jornalismo voltado ao consumidor turista, Sílvia alertou para a importância do respeito aos princípios da informação, porém imprimindo uma opinião pessoal ao que ela definiu como uma “conversa amiga” com o leitor. Ela destacou aspectos comuns ao novo turista conectado como o acesso a agências online, a democratização da informação, o uso de smartphones, Ipad, kindles, e-readers, máquina digital e compartilhamento em tempo real.

Ela também apresentou dados de uma pesquisa realizada pela Four Pillars e Stikky Media, em junho de 2012, sobre os impactos das mídias sociais nas escolhas dos viajantes. Segundo o estudo, 85% usam smartphones como fonte de informação e conteúdo, 92% confiam na indicação de amigos, 52% mudaram seus planos de viagem após lerem opiniões em redes sociais, 33% mudaram o hotel escolhido e 53% foram influenciados por fotos do destino postado por amigos, no que Sílvia chama de “vontade que ter aquela experiência”.

Como presidente da Associação Brasileira dos Blogueiros de Viagem (ABBV), Sílvia destacou ainda a importância da transparência com o leitor, transparência com o mercado anunciante e respeito ao direito autoral. E falou das influências dos blogs na tomada de decisão dos turistas brasileiros: “70% dos turistas pesquisam informações em blogs de viagem. E do público que acessa esses conteúdos, 77% consultam dicas de hotéis e restaurantes, 69% lêem relatos de viagem, 52% buscam conhecer novos destinos e 15% estabelecer relações com outros viajantes”, informou.

“O objetivo maior é homenagear este profissional, responsável por fazer a promoção, a divulgação, a comunicação e a informação do turismo chegar até ao viajante, ao consumidor final do produto turístico ou destino. O Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” simboliza este reconhecimento e presta homenagens aos simpatizantes da causa em nome deste, que é o pioneiro do turismo e do jornalismo especializado paraense por sua ligação com a Europa, via Portugal", destacou o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

"O prêmio incentiva e estimula as pessoas a conhecerem o nosso estado por intermédio das matérias e reportagens que serão veiculadas. Além da imprensa especializada e dos cadernos e programas de turismo da mídia tradicional, cada pessoa é uma importante peça na divulgação do turismo de uma cidade ou região. Agora, com as redes sociais, isso foi potencializado”, destacou o secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin, ao falar da nova categoria de premiação.

As inscrições para o Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” estarão abertas de outubro deste ano a março de 2016, em seis categorias: Jornalismo Impresso, Webjornalismo, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Mídias Sociais. A premiação dos vencedores será em junho do próximo ano.

Israel Pegado - Secretaria de Estado de Turismo do Pará




Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso