Exposição “Nazaré e outras Marias” será aberta nesta quinta (24), na Capela São José

Imagem Reprodução
A exposição “Nazaré e outras Marias”, de imagens sacras em gesso pintadas a mão por artesãs paraenses, será aberta nesta quinta-feira, 24, às 18h, na Capela São José do Espaço São José Liberto (ESJL), onde fica instalada até o dia 1º de novembro, no horário especial de funcionamento do espaço no mês de outubro: de segunda a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. No sábado (10), véspera do Círio, o funcionamento será das 9h às 15h, e no domingo do Círio (11), das 14h às 18h. O ESJL não abrirá no dia do Recírio (26). A entrada é franca.

A mostra reúne imagens de Maria e suas variadas representações pelo mundo, com destaque para Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses. As santas medem de 15 cm até 55 cm e têm características clássicas ou barrocas, românticas ou realistas, com pintura que utiliza técnicas variadas, dentre ela a pintura de porcelana e a barroca com folhas em ouro.

O tempo de preparação para a exposição foi de cerca de quatro meses. Com pintura artesanal com características clássicas, barrocas, românticas ou realistas, serão apresentadas diferentes imagens de Maria, em tamanhos diversos, de 25 cm a 55 cm. Além da diversidade de matéria-prima utilizada, como papel, tecido e renda, as artesãs pintaram as imagens com tintas PVA, acrílicas e a óleo, lacas e vernizes variados.

O grupo foi criado em 2013 e é composto por Amélia Franco, Lilia Chaves, Betty Castro, Cídia Martins e Linda Toscano. A exposição visa à divulgação o trabalho das artesãs, dinamizando a organização da cadeia produtiva de artesanato religioso paraense, através do Programa Polo Joalheiro do Pará, como forma de valorizar e promover a diversidade do artesanato aqui produzido.

Na abertura da exposição haverá apresentação da cantora lírica Lana Bastos, acompanhada da pianista Ana Maria Adade da Silva. A iniciativa é do Entre Santos, em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

Serviço:

Exposição “Nazaré e outras Marias”, do grupo de artesãs paraenses Entre Santos Artesanato. De 24 de outubro a 1º de novembro, na Capela São José do ESJL. A exposição ficará aberta ao público no horário diferenciado do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas) no mês de outubro: de segunda a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. No sábado (10), véspera do Círio, o funcionamento será das 9h às 15h, e no domingo do Círio (11), das 14h às 18h. O espaço não abrirá no dia do Recírio (26). Entrada franca.

Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso