Jornalistas de diversos Estados brasileiros visitam o Espaço São José Liberto

                                         Veja mais fotos em nosso álbum


O grupo de jornalistas conheceu as dependências do Espaço São José Liberto.

Profissionais de imprensa visitaram o Espaço São José Liberto na última sexta-feira (18). Oriundos de várias regiões brasileiras, os 23 jornalistas acompanharam o 3º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e o Flor Pará 2015, realizados no Hangar, semana passada.

No São José Liberto, o grupo foi recebido por Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo, e por Rosa Helena Neves, diretora executiva do Espaço São José Liberto e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), que gerencia o espaço e o Programa Polo Joalheiro do Pará, mantidos pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Igama.                  

O secretário Adenauer Góes falou sobre estratégias de turismo no Pará, destacando o período de maior efervescência do turismo na capital: o mês de outubro, da festividade da padroeira dos paraenses, que culmina com o Círio de Nazaré, procissão realizada no segundo domingo do mês de outubro, reunindo cerca de dois milhões de fiéis nas ruas da capital paraense.

Adenauer Góes também convidou os profissionais para participarem do 3º Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), seção Pará, e secretarias de Estado de Comunicação (Secom) e de Turismo (Setur), com apoio do Sindicato dos Jornalistas (Sinjor) e da organização social Pará 2000.

Durante a apresentação, Rosa Helena Neves falou sobre o funcionamento do Espaço São José Liberto e do Programa Polo Joalheiro do Pará, e a importância do local como centro de divulgação do artesanato paraense e da produção da joia.

Rosa Helena Neves, diretora do São José Liberto; Lívia Cabral, jornalista da Bahia, e Adenauer Góes, titular da Setur. Foto: Ascom Igama.

A programação incluiu visitas aos principais pontos turísticos da cidade de Belém, para  promover o Pará como destino prioritário da Amazônia. Entre os espaços visitados no local, o grupo conheceu a Capela São José, o Jardim da Liberdade, as lojas de joais e a Casa do Artesão. Cada jornalista recebeu material com informações sobre o Plano de Turismo do Governo do Estado, denominado “Pará, a Obra-Prima da Amazônia” e  sobre o Espaço São José Liberto, além de um kit representativo do artesanato paraense, com miniaturas de miriti, produto típico da época do Círio. 

A jornalista Naira Sales, do Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, entrevistou a designer Selma Montenegro. Foto: Ascom Igama. 

“Eu amei conhecer o espaço, que é lindo. E também está bem organizado. Atenção total. Pretendo voltar outras vezes! E com mais calma”, comentou a jornalista Naira Sales, do Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro.
A universitária Yanne Alves foi entrevistada pela jornalista Naine Carvalho, da Amazon SAT. Foto: Ascom Igama.  



Pela primeira vez no Estado do Pará, através da empresa Amazônia Cabo e CBN Amazônia, de Manaus, a jornalista Naine Carvalho da Silva também falou sobre o espaço. “Está sendo uma experiência muito boa conhecer as belezas, curiosidades e aprender mais sobre essa parte da região amazônica. Também não conhecia o espaço do Polo Joalheiro. Achei um lugar bonito e interessante por ser histórico para a cidade. É importante que se preserve e incentive a economia a partir das riquezas aqui existentes, iniciativa que percebi no Polo”.

Os profissionais de imprensa ficaram em Belém até a segunda-feira (21), seguindo roteiro elaborado pela Setur. Entre os integrantes do grupo, estavam jornalistas de Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Distrito Federal.

O press trip foi uma ação da Setur, por meio da Coordenação de Marketing da Diretoria de Produtos Turísticos, em uma articulação com Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário (Sedap).

Fotos: Igama Divulgação

Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso