Concurso premia projeto de joia inspirada no Círio que ilustrará convite da mostra Joias de Nazaré 2015

Veja mais fotos em nosso álbum

Designer Felipe Braun. Foto: Ascom Igama
“O projeto eleito foi a realização de um antigo desejo meu e foi um desafio e tanto criar um grande número de projetos de joias em pouco tempo. Sempre quis retratar em braceletes e colares os vitrais (da Basílica de Nazaré) para traduzir a fé do paraense em uma nova leitura e, esse ano, materializei essa vontade nesse bracelete, que mostra as principais passagens da vida de Nossa Senhora. Daí o nome da peça”, revela o designer Felipe Braun, referindo-se ao bracelete “Passagens”. A peça foi escolhida entre 29 projetos de 14 designers e criadores inscritos para o concurso que selecionou a joia que vai estampar o convite da 12ª edição da tradicional exposição “Joias de Nazaré”, a se realizar no mês de outubro, no São José Liberto.

Voltado para participantes do Programa Polo Joalheiro do Pará, o resultado do concurso foi anunciado na última quinta-feira, 13, em uma promoção do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) - que gerencia o Programa e o Espaço São José Liberto, mantidos pelo Governo do Estado - em parceria com a Secretaria de Estado  de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

As cores e a delicadeza dos desenhos pensados por Felipe Braun para a peça vencedora serão revelados sobre o metal nobre que vai compor a joia, a prata. Pensando em sofisticação, a superfície da joia vai se destacar nuances coloridas oriundas de um processo artesanal inovador de ourivesaria, denominado “incrustação paraense” e desenvolvido no âmbito do Programa Polo Joalheiro do Pará.


A joia é uma das duas de autoria de Felipe Braun, selecionadas no concurso. Felipe também comemora o sucesso de vendas das suas criações, lembrando que, de 18 pranchas, produziu um total de 39 projetos (peças), sendo que já vendeu metade deles.  Além de comercializar seus projetos, alguns designers produzem suas próprias joias, o que significa que os projetos que não foram vendidos também poderão ser produzidos por eles, já que foram aprovados pela curadoria da mostra.


Felipe Braun vai produzir, em seu nome, algumas joias para a exposição. Uma das empresas que adquiriu seus projetos foi a Ourogema, de Marcelo Monteiro, responsável pela produção da joia vencedora. “Fiquei muito entusiasmado, pois foi como um reconhecimento por todo o meu esforço”, resume o designer Felipe, que tem participado de todas as edições da mostra temática religiosa.

Workshop – Para chegar ao formato final da exposição, os projetos são concebidos a partir do Workshop de Geração de Produtos “Joias de Nazaré 2015”, que teve consultoria de Rosângela Gouvêa Pinto, designer de joias e professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que assumido a função desde a primeira exposição.    Durante o curso, realizado em julho passado, foi definido o tema gerador da exposição deste ano, “Maria traz a luz do mundo”, que inspirou a criação de 178 projetos de joias para a Coleção Círio 2015.  

A joia “Arcos de Nazaré”, projeto criado pelo designer Fares Farage conquistou o segundo lugar no certame, e a joia “Caminhos de Luz”, concebida pelo designer Erivaldo Júnior, ficou em terceiro lugar.


A comissão julgadora do certame foi formada por Rosângela Gouvêa; Anna Cristina Resque, diretora do Museu de Gemas do Pará; Emanuel Franco, artista plástico paraense, curador e jurado de salões de arte realizados em Belém e no Brasil; Rosa Helena Neves, diretora executiva do Espaço São José Liberto e Thiago Albuquerque, coordenador tecnológico e comercial do Igama.

Comissão julgadora do concurso. Foto: Ascom Igama 
Inscreveram-se no concurso os seguintes designers: Bianka Kuroki, Rosáurea Simões, Ivete Negrão, Celeste Heittman, Camilla Amarall, Rosa Castro, Layse Lobato, Helena Bezerra, Júlia Mendes, Ivam Silva, Jorge Duarte, Fábio Monteiro, Erivaldo Júnior, Fares Farage e Felipe Braun.

Feira de Projetos – Na última quinta-feira também foi realizada, no auditório do São José Liberto, a segunda a Feira de Projetos de Joias Religiosas, sob o tema Círio de Nazaré, reunindo empresários e empreendedores criativos do setor joalheiro local, com o objetivo de promover a comercialização de projetos inéditos de joias que serão lançadas em outubro, na mostra “Joias de Nazaré 2015: Maria traz a Luz do Mundo”.

Designers e criadores do Programa Polo Joalheiro do Pará expuseram projetos aos empresários que visitaram a feira, que visa, ainda, aumentar a visibilidade do profissional que participa deste momento expondo seu talento criativo e técnico, proporcionando às empresas, fabricantes e produtores de joias mais um diferencial competitivo no mercado joalheiro.

Para a empreendedora Lindalva Azevedo, da Amazon Art Joias, que costuma participar da feira, a edição deste ano agradou. “Achei os projetos inovadores, Estão todos maravilhosos!”, enfatizou, acrescentando que comprou quatro dos sete projetos que o designer Erivaldo Júnior apresentou na feira – três deles selecionados para o concurso.

Erivaldo explica que o tema de suas criações giraram em torno da significado da luz, seguindo a ideia central da mostra deste ano. “Todos os nomes dos meus projetos têm luz, como o pingente ‘Aleluz’ (um dos projetos adquiridos pela Amazon Art) , que é um crucifixo em ouro com ametista em navete. O que eu gostei é que dos três selecionados, dois serão executados”, comemora o designer.

A beleza dos projetos também atraiu o olhar da empreendedora Lucilene Azevedo, da Realiza Joias, que elogiou a criatividade dos participantes e “Eu me interessei por vários e está difícil de escolher por que estão lindíssimos”, disse ela, explicando que o tempo de execução e produção da joia depende do projeto, variando entre 20 e 30 dias.



Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso