São José Liberto recebe Música das Américas 2015

Coliseu das Artes do ESJL será palco do "Música da Américas".
Foto: Cláudio Santos AG. PARÁ

Festival vai reunir Bandas Sinfônicas


O 'Música das Américas' é um festival voltado totalmente para as Bandas Sinfônicas. O evento, que será realizado no período de 23 a 28 de agosto, em Belém, vai reunir mais de 300 instrumentistas de bandas de música do interior do estado, seis regentes e nove músicos convidados. As apresentações artísticas, os cursos, oficinas musicais e masterclass serão realizados nas salas de aula e no auditório do Instituto Estadual carlos Gomes.
Este ano acontece a terceira edição do evento, que como nos anos anteriores, trará ao Pará músicos de renome nacional e internacional para atuar junto aos integrantes das bandas sinfônicas locais, proporcionando a troca de conhecimentos e o amadurecimento musical dos instrumentistas paraenses. As atividades do Festival iniciam no domingo, 23, com a chegada dos músicos. No mesmo dia, eles seguem para os municípios de origem das bandas para iniciar o trabalho pedagógico e artístico com esses grupos.
Para a terceira edição do Festival foram convidadas as bandas 'Maestro Vale', de Vigia; 'Rodrigues dos Santos', de São Caetano de Odivelas; 'Antonio Malato', de Ponta de Pedras, 'Banda Municipal de Tailândia' e a 'Banda municipal de Anajás'. Os jovens músicos que integram esses conjuntos vão participar de ensaios com grandes maestros e terão a chance de tocar pela primeira vez nos palcos da capital em apresentações com repertório e arranjos feitos especialmente para as bandas sinfônicas.
Nos municípios, os músicos convidados ministrarão aulas e ensaiarão o repertório escolhido para as apresentações musicais. Depois, retornam à capital para dar início às atividades artísticas do festival, cuja programação congrega concertos com a participação de regentes, instrumentistas das bandas locais e músicos convidados.
A programação terá dez concertos, mais de 20 masterclass, oficinas musicais e cursos de regência e arranjo para banda sinfônica. Toda a programação tem entrada franca e será realizada no Instituto Estadual Carlos Gomes, no Teatro Margarida Schivasappa e no Espaço São José Liberto.
O III Música das Américas é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes e com apoio da Fundação Cultural do Pará, Escola de Música da UFPA, Espaço São José Liberto e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia.
Rosa Cardoso - FCG
Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso