TV Cultura vai mostrar cuias pintadas da Casa do Artesão

                                          Veja mais fotos em nosso álbum

Cuias pintadas são expostas para comercialização na Casa do Artesão do ESJL.
Foto: Ascom Igama

Uma equipe do Jornal Cultura, da TV Cultura/Rede Cultura de Comunicação – Funtelpa esteve no Espaço São José Liberto no início da tarde desta terça-feira, 16, para produzir uma matéria especial sobre cuias pintadas, artesanato declarado Patrimônio Cultural do Brasil, na última quinta-feira (11), pelo Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Na equipe da TV Cultura estavam a repórter Ana Tereza Brasil, o repórter cinematográfico Daniel Barroso e o motorista José Luiz Moreira. Ana Tereza conversou com Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), OS que gerencia o espaço e o programa, mantidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Igama.

A repórter Ana Tereza conversou sobre o assunto com Rosa Helena Neves, 
diretora executiva do ESJL/Polo Joalheiro e do Igama. Foto: Ascom Igama

Cerca de 10 artesãos paraenses são responsáveis, atualmente, pela produção do artesanato de cuia pintada, comercializado na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto – Programa Polo Joalheiro do Pará, referência em artesanato paraense. As cuias da Casa do Artesão são algumas das tipologias expostas para comercialização no local, que reúne artesanato oriundo de todas as regiões do Estado e produzido por mais de 700 artesãos cadastrados no programa.

As cuias pintadas expostas para comercialização no São José Liberto passam por uma curadoria e são produzidas, atualmente, pelos seguintes artesãos da Região Metropolitana de Belém (RMB) e do Baixo Amazonas: Rúbia Goreth Maduro, Lúcia Cândida Costa, Rita Furtado, Dejane do Vale, Maria Laura da Cruz, Rosângela Soeiro, Pollyanna da Silva, José Sérgio Soares de Lima, Turaj Sharif e Izaias Lopes – que também foi entrevistado pela equipe da Rede Cultura de Comunicação.

O Jornal Cultura é veiculado de segunda a sexta, às 18h30, na TV Cultura, canal 2. Na internet, o programa pode ser assistido pelo link bit.ly/1fPg6BY.

Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso