Cuias criadas pelo artesão Turaj Sharif serão destaque no JL2 da TV Liberal

Turaj Sharif mostra seu artesanato. Foto: Ascom Igama
Cuias criadas por Sharif. Foto: Ascom Igama 

Cuias criadas pelo artesão Turaj Sharif, de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém (RMB), serão destaque esta semana, no Jornal Liberal 2ª Edicção (JL2), da TV Liberal (canal 7), Organizações Romulo Maiorana (ORM), veiculado de segunda a sexta, a partir das 19h. O artesanato foi declarado Patrimônio Cultural do Brasil, na última quinta-feira (11), pelo Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Na equipe do JL2 estavam a repórter Nathália Kahwage, o repórter cinematográfico Ismar Antônio e o auxiliar Edmilson Luz. Turaj Sharif é um dos 10 artesãos paraenses responsáveis, atualmente, pela produção do artesanato de cuia  comercializado na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto – Programa Polo Joalheiro do Pará, referência em artesanato paraense.

Equipe da TV Liberal com artesão no Coliseu das Artes do ESJL. Foto: Ascom Igama 
As cuias são algumas das várias tipologias expostas para comercialização na Casa do Artesão, que reúne artesanato oriundo de todas as regiões do Estado e produzido por mais de 700 artesãos cadastrados no programa.

As cuias pintadas e grafitadas expostas para comercialização no São José Liberto passam por uma curadoria e são produzidas, atualmente, pelos seguintes artesãos de Belém, Ananindeua e Marituba, na RMB, e de Santarém, no Baixo Amazonas: Rúbia Goreth Maduro, Lúcia Cândida Costa, Rita Furtado, Dejane do Vale, Maria Laura da Cruz, Rosângela Soeiro, Pollyanna da Silva, José Sérgio Soares de Lima, Turaj Sharif Pour e Izaias Lopes.

O espaço e o programa são mantidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), OS que gerencia o espaço e o programa.


Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso