Em 2015, a meta é capacitar cerca de 700 empreendedores com execução de carga horária de 300 horas. Foto: Ascom Igama |
As ações de qualificação
profissional e de mercado do programa visam incrementar a competitividade e o
fortalecimento das competências criativas e capacidades empreendedoras. Em
2015, a meta é capacitar cerca de 700 empreendedores com execução de carga
horária de 300 horas. O Programa Polo Joalheiro do Pará desenvolve, além da
agenda de qualificação profissional, uma extensa agenda de exposições e feiras,
em parceria com agentes e instituições promotoras do desenvolvimento econômico
do estado e do Brasil.
Dentro da programação anual de
capacitação profissional de 2015, foram planejadas palestras, seminários,
oficinas, cursos, workshops e encontros técnicos com a perspectiva de integrar
tecnologias novas e clássicas, bem como conteúdos culturais e técnicos. Cerca
de 50% destas ações já foram executadas.
De acordo com a diretora
executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e do ESJL/Polo
Joalheiro, Rosa Helena Neves, a realização de workshops de geração de produtos
é um exemplo de estratégia para promover e agregar valores de diferenciação da
cultura local nas joias e acessórios de moda que serão criados para as novas
coleções (2015/2016), a partir da reflexão sobre temas contemporâneos, como o
lugar, o tempo, o mundo virtual e os valores de uma sociedade recombinada que
também se pauta na diversidade.
“Pretendemos comunicar quais os
valores que estão agregados a nossa nova coleção. Já desenvolvemos temáticas
diversas, como a água, as lendas e a botânica. Hoje, outros temas são importantes
de serem refletidos na produção de joias. Criamos e produzimos uma joia que
reflete comportamentos e atitudes que ressignificam a sociedade, a história e a
cultura”, explica Rosa Helena Neves.
Nesse sentido, foi realizado,
em meados de junho, o Workshop Coleção de Joias 2015/2016, que prestou 28
atendimentos. Os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar, individualmente,
os conceitos de cada coleção, dentro de um tema geral e a partir de
contribuições de abordagens com as quais a consultora do workshop, Regina
Machado, do Rio de Janeiro, tem trabalhado.
A consultora trabalhou
conceitos que envolvem o campo da comunicação, não só do design dos produtos,
mas da construção do valor e do sentido identitário (qualidade que diz respeito
à identidade, aquilo que identifica uma pessoa ou grupo) das peças, visando
aumentar a competitividade no trânsito comercial. “Pensei em uma abordagem que
pudesse ser originalmente paraense, amazônica, mas que possibilitasse um
entendimento universal. É importante trabalharmos conceitos que possibilitem a
criação de peças com inspirações locais, mas que possam emocionar globalmente”,
comentou a consultora, que levou para os alunos a reflexão sobre o conceito
“Design Global Contemporâneo”.
Regina Machado é arquiteta,
mestre e doutora em Comunicação. Ela presta assessoria para algumas
instituições, como o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais preciosos (IBGM), e
já assinou a consultoria de outras coleções de joias e acessórios de moda do
Polo Joalheiro do Pará. O resultado do workshop e de outras ações do programa
poderá ser visto na “I Mostra Amazônia Design”, prevista para novembro deste
ano, no ESJL, quando serão lançadas coleções de joias e acessórios de moda.
A consultora Regina Machado atende a designer Ivete Negrão.Foto: Ascom Igama |
Ressignificação -
Para Ivete Negrão, designer de joias e de acessórios de moda do Polo Joalheiro,
que participou dos cursos com as consultoras Regina Machado e Clarisse Fonseca,
as atividades são prazerosas e enriquecedoras, especialmente, pelo fato das
ministrantes conhecerem de perto o trabalho desenvolvido pelo programa.
“A Regina sempre ajuda a engrandecer o nosso trabalho. Ajuda tanto a gente que não sentimos dificuldades para entender o conteúdo porque ela se expressa de forma bem fácil, nos atualizando das informações e facilitando a nossa pesquisa para, depois, podermos colocar tudo em prática, com adequação as nossas matérias-primas e mão-de-obra, realidade que ela conhece bem. Da mesma forma, a gente só espera o melhor da Clarisse, que sempre traz informações de fora e muito conhecimento”, comenta Ivete Negrão.
De acordo com Brenda Lopes,
designer de joias e acessórios de moda do Polo, o workshop com a consultora
Regina Machado foi interessante pelo tema abordar um universo mais íntimo, mais
identitário. “Acho essa abordagem ótima para a ‘I Mostra Amazônia Design’.
Sobre o curso com a Clarisse, ele nos deu outro olhar sobre o produto, joias e
acessórios de moda, também na contemporaneidade. Ambas nos mostram muito
conteúdos e quesitos importantes na hora do saber fazer”, pontua.
Atendimentos personalizados: a designer Brenda Lopes (e) com Regina Machado (d). Foto: Ascom Igama |
Graduada em Design, mestre em Artes
e doutoranda em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) da
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Clarisse Fonseca prestou
consultoria ao Polo Joalheiro por vários anos, antes de viajar para a capital
carioca, em 2014. O curso “Outro olhar: a ressignificação do presente no design
de joias contemporâneas”, segundo ela, foi pensado para estimular e
proporcionar mais diálogo entre os designers, que vivem em um ritmo de criação
muito intenso.
“Foi uma oportunidade para
refletirmos sobre em que momento estamos na nossa própria produção de joias e
acessórios contemporâneos para, a partir daí, propor uma reflexão sobre o
processo criativo e sobre como nos percebemos nele”, avalia Clarisse Fonseca,
em relação a esse despertar para dentro quando tantos se preocupam em procurar
tendências e o que está fora. “As pessoas dialogaram muito aqui, trocaram
anseios, desejos e conclusões positivas de tudo o que contraíram junto com o
Polo Joalheiro, enquanto imagem, identidade e produto joia e acessório de
moda”, completou.
A consultora Clarisse Fonseca abordou "outros olhares" para joias e acessórios contemporâneos. Foto: Ascom Igama |
Cerca de 30 pessoas
participaram do curso, entre segmentos de moda e de joia, incluindo, além dos
integrantes do programa, acadêmicos da área de moda das seguintes instituições
parceiras: Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), Estácio de Sá –
FAP, Universidade da Amazônia (Unama), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e
Faculdades dos Estudos Avançados no Pará (Feapa).
Segundo a direção do Programa
Polo Joalheiro do Pará, parcerias com instituições de ensino que oferecem
cursos voltados para a área de Desing têm sido fortalecidas no sentido de
construir um “laboratório de trocas de experiências” que permitam a
concretização de workshops, concursos, desfiles, oficinas, exposições, feiras,
dentre outras iniciativas que visam oferecer ao estudante de design a
experiência real de um empreendedor.
Consumo
consciente - Além do incentivo aos novos criadores, segundo a
diretora Rosa Helena Neves, o Polo Joalheiro tem apoiado e pretende continuar
estimulando iniciativas para a geração, criação e circulação de produtos
sustentáveis, como, por exemplo, as gemas vegetais e as joias geradas por
processos de aproveitamento de subprodutos e resíduos da ourivesaria, com
destaque para a coleção “Metal-morfose”, lançada em 2014, projetos
desenvolvidos pelo mestre ourives e pesquisador Paulo Tavares.
"Cores dos Minerais", maxicolar em prata com incrustação paraense. Criação de Argemiro Munoz, coleção "Metal-morfose", inovação do pesquisador Paulo Tavares. Foto: Igama Divulgação |
A preocupação com o consumo
consciente é uma nova área de estudo e investimentos da agenda anual do
programa. A proposta consiste em oportunizar ao público consumidor de joias o
acesso gratuito a cursos que promovam conhecimento sobre o assunto, abrangendo
temas como a preservação de joias. Os cursos que serão oferecidos no segundo
semestre permitirão a este consumidor a rara experiência em compreender alguns
processos de criação e produção de joias e quais são os requisitos necessários
para efetivar uma compra justa de joias.
Cursos específicos e inéditos,
como o de Acabamentos em Joias e o de Precificação, também foram incluídos na
agenda, com o objetivo de buscar soluções para problemas comuns e persistentes
na produção e comercialização das joias, que podem comprometer a qualidade do
produto e do serviço.
Outro foco da agenda é o
aperfeiçoamento dos “métiers” (meio específico de uma determinada categoria
profissional), dentre eles, o trançado em fibras, as gemas vegetais e a
ourivesaria artesanal, bem como dos workshops de geração de produtos, que
estimularão a pesquisa de inovações com matérias-primas e conteúdos culturais
na criação e produção de joias artesanais.
Rede de
parceiros - Com crescente reconhecimento dentro e fora do Pará, a
joia artesanal produzida na região tem favorecido, direta e indiretamente,
designers, ourives, lapidários, produtores, entre outros profissionais. Para
alcançar estes resultados, é essencial a promoção de atividades que gerem o
aprimoramento do olhar e o estímulo à capacidade criativa dos empreendedores,
atualizando-os sobre mercado, novas tendências, técnicas e conceitos.
Para a execução dessas
estratégias e diretrizes foram firmadas parcerias entre o Governo do Estado -
por meio da mantenedora do Polo e do ESJL, a Secretaria de Desenvolvimento
Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e da OS gestora do programa e do
espaço, o Igama – e uma rede de instituições que têm atuação nessas áreas
técnicas, como o Serviço Brasileiro de Apoio aos Micro e Pequenos Empresários
(Sebrae), o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e
instituições públicas e particulares de ensino superior do Estado.
Com esse foco, as atividades de
qualificação, projetadas para 2015 e 2016, têm priorizado a profissionalização
de novos criadores nas áreas de design de joias, moda e demais segmentos destes
setores criativos. Para estas ações foram agrupadas atividades como ciclos de
palestras, seminários, oficinas, cursos, workshops, consultorias e encontros
setoriais de joias e moda.
Para o ano de 2015 foram
construídas agendas integradas com o Sebrae nas seguintes áreas: qualificação
profissional, gestão e mercado, inovação e gestão tecnológica, com perspectiva
de assegurar o aperfeiçoamento e avanço de inovação na produção de joias
sustentáveis.
A direção do Igama/ESJL
informa, ainda, que o investimento na melhoria da qualidade dos produtos
continua na pauta da agenda anual, onde estão mantidas atividades de avaliação
das joias da loja incubadora (Loja Una) e será criado um serviço da mesma
natureza para o setor de moda. Atualmente, existe um espaço reservado para a
comercialização destes produtos, situado na Casa do Artesão do espaço, que deve
ser ampliado para se tornar, posteriormente, uma loja de acessórios de moda.
Serviço
Mais informações sobre a
programação da Agenda 2015/2016 do Programa Polo Joalheiro do Pará com o Núcleo
de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional (NDTO) do Igama, nos telefones:
(91) 3344-3518 e 3344-3500.
Ascom Igama
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