Festival Junino do São José Liberto comemora sua sexta edição com sucesso

Público lotou o Coliseu das Artes do ESJL. Foto: Ascom Igama
O Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto (ESJL) ficou lotado, no ultimo domingo (28), no encerramento do 6ª Festival Junino. As quadrilhas Amor Caipira (infantil), da Cremação, e Santa Luzia (adulto), do bairro do Jurunas, animaram o público que compareceu ao evento, promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Organização Social que gerencia o espaço e o programa Polo Joalheiro do Pará.

Miss Caipira Jhully Karla. Foto: Ascom Igama
Com alegria e sincronismo, as crianças da quadrilha da Cremação dançaram o tema “Amor Caipira no São João Moderno”. Na abertura da apresentação, a pequena Jhully Karla apresentou a coreografia que conquistou, este ano, o título de Miss Caipira na categoria infantil do concurso “Arraial de Todos os Santos”, promovido pela Fundação Cultural do Pará. No certame, a quadrilha Amor Caipira ficou em segundo lugar e também ganhou o prêmio de melhor coreografia – assinada por Magno e Beto.  

Com 15 pares, as crianças da quadrilha da Cremação tiveram como marcador o pequeno Leandro, Jeane Santos como Miss Simpatia e Gabriella Santos como Miss Mulata. “A gente participa a quatro anos desse festival e fica muito feliz em divulgar aqui a nossa cultura porque a gente trabalha com criança. Já estamos nos despedindo de São João com saudade”, comentou Bia Moncherry, presidente da quadrilha Amor Caipira.

Com o tema “Fogo” que destacou uma fogueira cenográfica e coreografia de Max Magno, a Quadrilha Santa Luzia, do bairro do Jurunas, encerrou o Festival Junino do ESJL com empolgação. O presidente e marcador Everaldo Magno levantou a plateia ao apresentar e conduzir os 16 pares da quadrilha, cuja apresentação foi aberta com a coreografia da Miss Caipira Ludmila Cardoso.

Com premiações em Belém e Ananindeua, este ano, a quadrilha ficou entre as 10 melhores no “Arraiá da Capitá 2015”, concurso realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel).

Crianças e adultos aplaudiram as apresentações das quadrilhas, no final do evento, aberto no dia 21 de junho com a participação de quadrilhas Encantos e Roceiros, respectivamente, mirim e adulta, do bairro da Terra Firme.
O 6º Festival Junino do ESJL já é tradição nesse período.
Foto: Ascom Igama
O Festival Junino do ESJL, de acordo com a gerente de Eventos do Igama, Carmem Macedo, homenageia organizadores e integrantes das quadrilhas, que, direta o9u indiretamente, colaboram para manter a tradição da Quadra Junina no estado, por meio do trabalho incansável de dançarinos, costureiros, coreógrafos, designers, familiares e demais participantes. “Apesar das dificuldades, eles não medem esforços para ver suas quadrilhas brilharem, desenvolvendo um trabalho social exemplar e colaborando com a preservação das tradições juninas, juntamente com os Cordões de pássaros e Bois”, destacou a gerente.

Carmem Macedo lembrou, ainda, que para o segundo semestre de 2015 estão previstas, no Coliseu das Artes do ESJL, apresentações de grupos parafolclóricos paraenses, dentro do Projeto Ritmos do Pará, do Igama/ESJL. O objetivo, segundo ela, é ampliar a divulgação dos trabalhos destes grupos, valorizando o artista paraense, disponibilizando espaço e estrutura para divulgar as músicas e as danças folclóricas do Pará. 

Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso