Exposição e palestra apresentam biojoias do designer Fábio Monteiro





              Fábio trará case de sucesso à Feapa    

Alunos e demais participantes da XI Semana do Empreendedorismo da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa) terão a oportunidade de conhecer o trabalho do designer de biojoias Fábio Monteiro, antigo aluno da instituição. Na exposição “Joias do Pará: Design, Experimentações e inovação tecnológica nos modos de fazer”, Fábio apresentará três modelos de braceletes que foram criados por meio de pesquisa durante sua participação no workshop do Programa do Polo Joalheiro do Pará, no Espaço São José Liberto, em 2010.

As joias valorizam a matéria prima amazônica
No primeiro bracelete, Fábio destacou a madeira nobre muiracatiara, encontrada nas matas primárias da Região Norte, principalmente do Pará, Amazonas e Roraima. E ainda usou a gema orgânica oriunda do pau-amarelo, o citrino, para compor a peça. Ao desenhar o bracelete Fábio tinha como referência a Rio+20, que ocorreu em 2012, no Brasil, e pautou a sustentabilidade e a preservação da natureza. O bracelete representa a madeira típica da floresta amazônica.          
Fábio mescla materiais nobres com reciclados
Chifre de búfalo foi o material usado no segundo bracelete que traz o desenho estilizado de uma folha em metal nobre, a prata, com a gema mineral granada. 

Fábio também buscou reaproveitar matérias-primas descartadas naturalmente na Amazônia.                
No último bracelete, o designer utilizou o ouriço da castanha-do-Pará e acrescentou a figura da cobra em prata com gemas de rubi. No caso deste bracelete Fábio se inspirou na cobra grande, que traduz a essência do animal que vive nos rios da Amazônia, como rainha das águas. 

Os braceletes do designer trazem referências da cultura amazônica, tendência altamente valorizada no mercado de joias, além da qualidade no acabamento e preço acessível ao consumidor.
Joia inspirada na lenda da Cobra Grande

A Semana do Empreendedorismo foi criada em abril de 2010 com a responsabilidade de aproximar os estudantes e o mercado, trabalhando dois aspectos fundamentais: temas relevantes e o vínculo com as disciplinas dos cursos de graduação da Feapa.
Nesta exposição do designer Fábio Monteiro o público conhecerá um pouco mais sobre o mercado da biojoia no Pará que, desde 2008, vem recebendo incentivo do Governo do Estado, com a implantação da Escola de Joalheria do Pará, para apoiar as demandas de designers e ourives, profissionais do setor joalheiro. O objetivo é valorizar e agregar o imenso potencial de recursos minerais, a criatividade e, especialmente, o uso da identidade da cultura amazônica, associado às necessidades do consumidor e do mercado que há dez anos vem crescendo na região. Além da exposição, Fábio ministrará palestra na XI Semana do Empreendedorismo da Feapa, no dia 15, a partir de 19h30.

Serviço:
Palestra ‘‘Joias do Pará: design, experimentações e inovação tecnológica nos modos de fazer’’, com o designer gráfico e designer de joias Fábio Monteiro.
Quando: 15/04, às 19h30
Inscrição: 1 kg de alimento
Feapa – Faculdade de Estudos Avançados do Pará
Endereço: Km 04 – Rod. Augusto Montenegro, 4120 – Parque Verde, Belém – PA, 66635-110
Tel:(91) 3202-8000
Texto: Tabita Oliveira
Fonte: Exposição e palestra apresentam biojoias do designer Fábio Monteiro


Confira, abaixo, a programação da "XI Semana do Empreendedorismo da Feapa ". No dia 14, a Feapa também sediará a "II Mostra de Comunicação Social e Design Gráfico", onde alunos das áreas envolvidas apresentarão trabalhos realizados no segundo semestre de 2014.
Clique para ampliar. Imagem: Reprodução

Atualizada em 15 de abril de 2015, às 22h47


Designer apresenta biojoias feitas com materiais ecológicos

20150415_192104

A Feapa recebeu, nesta quinta, o designer gráfico e designer de joias Fábio Monteiro, que ministrou a palestra “Joias do Pará: Design, experimentações e inovação tecnológica nos modos de fazer”. Ele contou sua experiência para os alunos da instituição e público externo, durante o segundo dia da XI Semana do Empreendedorismo.
Fábio Monteiro é ex-aluno da faculdade e trouxe suas criações para expor na palestra, como a coleção Liberdade, feita especialmente para o dia das mães, e a coleção de biojoias com materiais ecológicos em madeira, chifre de búfalo e ouriço da castanha-do-Pará. O designer, que trabalha no Espaço São José Liberto, trouxe ainda exemplares de quartzo rosa, topázio azul, citrino e turmalina verde. Também fizeram parte da exposição anéis, esferas decorativas e pingentes.
Um dos assuntos abordados na palestra foram o Eco Designer e a utilização de materiais ecológicos.
“A joia seduz o público. O mercado de joias está em expansão. É um mercado poderoso aqui em Belém e, como ex-aluno, considero super importante esse evento. Quanto ao empreendedorismo, a Feapa não vê a gente só como aluno, mas como profissional”, avalia Fábio.
Texto: Mayave Ribeiro
Foto: Feapa Divulgação
Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso