Capela São José recebe a exposição "Natureza, cultura e fé: a grandiosidade do Círio de Nazaré"

CONVITE - clique para ampliar a imagem

Paratur abre nesta terça exposição "Natureza, cultura e fé: a grandiosidade do Círio de Nazaré"

Recontar um pouco dos 222 anos da história do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e dos 29 anos em que o evento turístico religioso tem prioridade nas ações de promoção, divulgação e marketing executadas pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur). Esse é um dos objetivos da exposição “Natureza, Cultura e Fé: a grandiosidade do Círio de Nazaré”, que a Paratur abre às 19 horas desta terça-feira, 7, às 19 horas.

A exposição, que poderá ser vista até o dia 31 de outubro, das 9h às 18 horas, na Capela São José, do Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), do Espaço São José Liberto, da Fundação Escola Bosque e da Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOEPA).

A abertura da exposição contará com a participação especial do Maestro Paulo José Campos de Melo, superintendente da Fundação Carlos Gomes, da soprano Dione Colares e do quarteto de chorinho do Núcleo de Artes da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Agentes e Monitores Ambientais (Ama).

Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur, coordena a exposição que consiste em oito painéis explicativos e com imagens fotográficas do Círio e da Romaria fluvial, de autoria dos fotógrafos Benigna Soares, Jean Barbosa e Thiago Figueira, da Paratur, Carlos Sodré e Eliseu Dias, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e George Maués, do Auto do Círio.

Os painéis retratam o Círio de Nazaré e o turismo, os brinquedos de miriti, o Auto do Círio, as romarias, o almoço do Círio, os sabores, encontros e lembranças, o receptivo aos romeiros, o Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial, entre outros aspectos.

Carlos Rocque – Também será lançada, na ocasião, a edição ampliada do livro “Historia do Círio e da Festa de Nazaré”, que faz um contraponto marcante entre o Círio de ontem e de hoje, através de uma releitura da obra do historiador, jornalista, escritor e ex-presidente da Paratur, Carlos Roque, lançada em 1981. Carlos Rocque é também o idealizador, em 1986, da Romaria Fluvial, que este ano completa 29 anos.

Síntese - A obra em sua versão ampliada, totaliza 221 paginas, incluindo a 3ª parte do livro com o tema “O Círio de Nazaré na atualidade”; “A Romaria Fluvial como motivadora das atuais romarias”; “O circuito das romarias”; “As festas populares do Círio”; “A Paratur e a promoção do Círio de Nazaré”; e “A evolução do Círio sob a ótica do turismo”.

Informações:
Gerência de Comunicação da Paratur 
Twitter: @PARATUR_PA
Tel.: +55 (91) 3110-8708 (Informações Turísticas) 3110-8726 (Assessoria de Imprensa)
Cel.: +55 (91) 8895-5733

Texto: Ascom/Paratur

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso