Espaço São José Liberto sedia Feira de Projetos sobre o tema Círio de Nazaré

Feira de projetos no auditório executivo do Espaço São José Liberto.
Foto: Igama/Divulgação
Na semana passada, o auditório do Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro do Pará recebeu empresários e produtores do setor joalheiro local para participar da Feira de Projetos de Joias Religiosas “Joias de Nazaré 2014”. O evento teve como objetivo possibilitar aos empresários a comercialização de projetos de joias inéditas criadas durante do Worshop de Geração de Produtos Coleção Joias de Nazaré 2014 e geradas a partir do tema “Fé e seus significados no Círio de Nazaré”.

O momento foi uma rara oportunidade onde um grupo de designers do Programa Polo Joalheiro do Pará expôs parte de seus projetos para comercialização aos empresários locais do setor. Outra estratégia desta atividade foi dar visibilidade ao profissional designer de joias, revelando sua capacidade criativa e técnica, e proporcionando às empresas, fabricantes e produtores de joias mais um diferencial competitivo.

A expectativa em torno das vendas é grande para os designers que expuseram seus projetos, ideias e sentimentos em cada trabalho, como a designer e produtora Ivete Negrão, que integra o Programa Polo Joalheiro do Pará desde 2006 e vendeu os seis projetos que apresentou na feira.
Designer Ivete Negrão durante a Feira de Projetos.
Foto: Igama/Divulgação
Ivete acredita que a oportunidade de vender seus projetos é importante para a divulgação do seu trabalho: “A maioria das lojas de peso do setor joalheiro não tem designer fixo. Trabalha com a compra de projetos para a produção e quando nós, designers, vendemos nosso projeto, criamos nome no mercado nacional e internacional, pois a joia pronta pode ser comercializada no mundo todo”.

O também designer Felipe Braum contou que em uma feira desse tipo todos os projetos são valorizados e ganham a atenção dos empresários. “Minha expectativa para as vendas é sempre boa e em se tratando de peças temáticas religiosas é melhor ainda. O Círio é o momento principal para cada designer paraense; é hora de expor e conquistar o público”, comentou.

Além de vender seus projetos, designers como Ivete Negrão e Felipe Braum também produzem suas próprias peças. Sendo assim, os projetos que eventualmente não forem vendidos devem ser produzidos pelos designers. Felipe Braum destacou que após a feira vai avaliar e escolher o projeto que vai sair do papel e se tornar uma joia. “Até a época do Círio quero produzir mais peças e os projetos que não forem vendidos serão produzidos por mim”, afirmou Felipe, que vendeu quatro dos sete projetos apresentados na feira.
Luanna Alysse, gerente do NDTO do Espaço São José Liberto.
Foto: Igama/Divulgação
A gerente do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional (NDTO) do Espaço São José Liberto, Luanna Alysse, falou sobre a importância da Feira de Projetos. “A realização desta atividade é uma estratégia para divulgar como o designer é incorporado ao produto joia, contribuindo para agregar valor, demostrando a inovação, a capacidade técnica do autor e o potencial criativo do artista-criador. O projeto demonstra a sofisticação do processo criativo destacando o quanto o profissional designer é importante na cadeia produtiva das joias e sua inovação”, explicou a gerente.

Luanna também falou sobre a necessidade de diálogo entre todas as partes que participam do processo de criação da joia: “A exposição de projetos, sob a logística de uma feira de negócios, é uma grande oportunidade para a difusão do processo de criação e futura produção. O projeto é um instrumento instigante no diálogo tão necessário entre criador/designer e o fabricante/ourives. Sem esta real integração não se produz joias encantadoras”, completou.


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso