Parcerias promovem capacitações técnicas para os setores de moda, design e joias

Turma de capacitação técnica para os setores de moda, design e joias.
Foto: Igama/Divulgação
Ações de capacitação profissional estão sendo desenvolvidas desde o primeiro semestre de 2014, no Espaço São José Liberto (ESJL), tendo em vista o desenvolvimento da Economia Criativa no Estado do Pará. Dentro da programação de qualificação está sendo realizado, no auditório do ESJL, até a próxima sexta-feira, 22, das 14h às 19h, o “Workshop de Geração de Produtos – Coleção de Acessórios de Moda Círio de Nazaré 2014”, com Clarisse Fonseca, designer e doutoranda em Design pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

A iniciativa é uma realização do Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda e Design da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), a Incubadora Pará Criativo, o Instituto de Artes do Pará (IAP), o Serviço Nacional de Aprendizagem Indústrial (Senai) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que também inclui ciclos de palestras destinados a empreendedores criativos de moda, design e joias, com a incorporação de conteúdos que contribuam para qualificar produtos e fomentar a gestão do design no processo de produção.

Para o workshop foram disponibilizadas 30 vagas exclusivas para cadastrados no APL de Moda e Design, participantes do Programa Polo Joalheiro do Pará, do Projeto Setorial Indústria Região Metropolitana e Marajó do Sebrae, e da Incubadora Pará Criativo/IAP, bem como estudantes de Design e áreas afins.
Clarisse Fonseca, ministrante do curso de capacitação técnica.
Foto: Igama/Divulgação
Clarisse Fonseca explica que o workshop tem como base a percepção das mudanças de comportamento, as novas aplicações de materiais com foco nos acessórios de moda, sempre utilizando a identidade local como via principal de comunicação.

O APL de Moda e Design do ESJL tem como fundamento as diretrizes da Economia Criativa e está sob a coordenação da Seicom e do Núcleo Estadual de APLs do Pará (NE/APL/PA). Tem como órgão executor o Igama e conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Ministério da Cultura (MinC) para sistematização do seu Plano de Desenvolvimento, a ser lançado, oficialmente, em setembro.

Sob as diretrizes da Economia Criativa, o APL tem como princípios a intersetorialidade, a complementariedade institucional, diversidade cultural, inclusão sócio-produtiva, inovação e sustentabilidade. Sua atuação contempla a categoria de criações culturais e funcionais por meio dos setores criativos de moda e design.

Capacitação profissional

O desenvolvimento de ações para qualificação profissional com incorporação de conteúdos técnicos que abordam a estética da cultura amazônica brasileira começou a ser executado em maio deste ano, a apartir do estabelecimento de uma agenda de ciclos de palestras e workshops. De lá para cá, diversas ações foram realizadas com a participação de profissionais de renome, como a consultora e designer mineira Mary Arantes e os paraenses Fernando Hage e Yorrana Souza, designers e professores do curso de Moda da Unama.

Yorrana Souza ministrou, em julho passado, o Workshop “Laboratório dos Sentidos - Confecção Criativa com Temática Religiosa", que teve como proposta provocar nos participantes uma busca por um “novo olhar”, instigando a procura de alternativas e interpretações diferentes acerca dos produtos confeccionados para o período do Círio de Nazaré, através da metodologia de desenvolvimento de produtos de moda.

Designer e professora Yorrana Souza.
Foto: Igama/Divulgação
Os participantes, em geral, são empresários que já atuam no setor de moda há algum tempo, como a empreendedora criativa Nana Lima, proprietária da empresa Nana Pará Atelier, que participou da atividade em julho. Segundo ela, a experiência despertou um novo olhar sobre produtos direcionados para a festividade do Círio, dando a oportunidade de ver de maneira diferente símbolos que são utilizados, há anos, da mesma forma. “Nosso desafio é dar uma nova cara a esses símbolos”, disse Nana.

Na opinião da artesã Kátia Fagundes, proprietária da empresa Da Tribu Acessórios, o workshop  propõe a ampliação do olhar sobre os símbolos nazarenos. “A designer Clarisse Fonseca nos convoca a olhar a cidade, suas nuances e movimentos. Destes exercícios amorosos brotarão acessórios atemporais, contemporâneos e cheios de pertencimento”, observou Kátia.

Para Andréa Vieira, coordenadora de empreendedorismo e inovação da Incubadora Pará Criativo, a parceria com a Seicom e o Igama agrega valores e possibilita novas realizações. Ela lembrou que uma das missões da incubadora é fomentar a economia criativa no Estado do Pará. Parcerias como esta, disse a coordenadora, fortalecem o setor e somam forças para que o desenvolvimento econômico dos empreendedores criativos possam acontecer com mais rapidez, além de fomentar a sustentabilidade dos negócios criativos.

A direção do Igama e da Seicom informa aos empreendedores interessandos em participar e que ainda não estão cadastrados no APL que o Cadastro Único do APL de Moda e Design do Pará - intensivo à Economia Criativa/Cultura está disponibilizado pela Seicom via internet. Basta preencher os campos do formulário “Cadastro do Setor de Moda e Design”, que pode ser acessado no seguinte endereço: http://seicompa.com.br/cd/cadastro-moda/


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso