Comitiva chinesa visita o Espaço São José Liberto em busca de parcerias

Maria Amélia Enriquez, titular da Seicom.
Foto: Igama/Divulgação
Uma comitiva da China, do Grupo Shanghai Primeira Economia, TV Satélite CBN, visitou o Espaço São José Liberto na manhã desta segunda-feira (30), onde fez imagens do local e entrevista exclusiva com a titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Maria Amélia Enriquez. A visita faz parte da agenda no Pará do grupo chinês, que está mapeando oportunidades de negócios no Estado, com foco nas áreas relacionadas à mineração, agronegócio e portos estratégicos.

A diretora executiva do São José Liberto e do Instituto de Gemas da Amazônia (Igama), Rosa Helena Neves, recebeu a equipe chinesa e as representantes da Seicom, entre elas a diretora e assessora da diretoria de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Serviços da Seicom, Lucélia Guedes e Sonia Abreu, respectivamente. O Igama é responsável pela gestão do espaço, que é mantido pela Seicom.

No Espaço São José Liberto, a comitiva visitou a Casa do Artesão, o anfiteatro do Coliseu das Artes, o Jardim da Liberdade (considerado um museu gemológico a céu aberto), o Museu de Gemas do Pará – que reúne um dos mais completos acervos arqueológico e gemológico do Brasil – e a Capela São José, onde a secretária foi entrevistada pela equipe da TV CBN.

Os visitantes também conheceram um pouco sobre a história do prédio principal do espaço, que data de 1749, quando foi erguido para ser o convento São José, funcionando também como olaria, quartel, depósito de pólvora, hospital, cadeia pública e presídio. Em 2002, depois de restaurado e ampliado, o Espaço São José Liberto foi inaugurado como espaço intersetorial e transversal concebido para abrigar setores criativos e categorias culturais.

Bastidores da gravação da entrevista com Maria Amélia Enriquez.
Foto: Ascom/Seicom
Negócios – Prévios encontros diplomáticos entre o ministro conselheiro da Embaixada Chinesa, Zhu Qingqiao, e o governador Simão Jatene, nesses últimos meses, resultaram na agenda da comitiva ao Pará, iniciada no último domingo (29) com o passeio pela Baia do Guajará, onde o grupo fez imagens da Estação das Docas e do Mercado Ver-o- Peso.

A equipe de jornalistas pretende divulgar imagens via satélite e web reportagens sobre setores disponíveis e possibilidades de investimentos no Estado, como a produção mineral e de óleo de Palma – que será registrada na tarde desta segunda-feira (30), no município de Santa Izabel do Pará, localizado na Região Metropolitana de Belém.

Segundo a secretária Maria Amélia Enriquez, o desafio é "casar o interesse do empresariado com o Estado", pela elaboração de perfis de negócios entre o Pará e potenciais países investidores. Durante a entrevista, a secretária entregou exemplares do Guia do Investidor e do Plano de Mineração, publicações da Seicom que falam sobre o panorama de investimentos e números dá área, com dados como os das exportações do setor mineral, que classificam o Pará como o segundo maior saldo da Balança Comercial e quinto Estado exportador do país, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Do Polo Joalheiro, o grupo seguiu para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), onde entrevistou o secretário David Leal. No início da noite desta segunda, está prevista reunião entre a comitiva da China do Grupo Shag Hai com representantes da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Seicom e Sedip.

A agenda segue até quarta-feira, 2 de julho, e inclui audiência com a diretora de Gestão Portuária da Companhia Docas do Pará (CDP), Socorro Pirâmides, visita ao Porto de Barcarena, na terça, e ao município de Paragominas, na quarta-feira.


Texto: Luciane Fiuza

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso