Festival do Chocolate e Flor Pará seguem até domingo no Hangar


Detalhe da exposição de joias artesanais do Polo Joalheiro, inspiradas em flores tropicais e frutos da Amazônia.  Foto: Igama/Divulgação

A expectativa de bons negócios e o conhecimento das novas tecnologias e tendências do mercado mundial são as linhas que direcionam o  2º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e a a 12ª edição do Flor Pará 2014. Os eventos começaram na noite desta quinta-feira, 03, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. Além da exposição e comercialização dos produtos, os dois eventos, promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), também vão contar com um circuito gastronômico e o lançamento de joias exclusivas do Polo Joalheiro do Pará, inspiradas no cacau e no chocolate produzido no estado.
“Esses eventos são realizados no mesmo espaço, mas o importante que se diga é que cada um tem sua particularidade. A diferença dessa edição é que além de flores e chocolate também teremos a exposição de joias paraenses, produzidas pelo Polo Joalheiro, marcando, assim, a Trilogia da Sedução, tema do festival e da mostra de flores, que retorna ao circuito de exposição do setor produtivo do estado”, explica Andrei Castro, titular Sagri.
A programação dos dois eventos é composta por várias atividades que ocorrem ao mesmo tempo, como exposições, palestras, oficinas, shows e uma ampla programação infantil. No primeiro dia da feira, um dos estandes mais visitados foi o do Programa Articulação e Cidadania, do Governo do Pará. No espaço, o público conferiu diversas produções artesanais de detentos do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) e dos internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), resultado dos projetos de ressocialização incentivados pelo programa.
A mostra Flor Pará 2014 conta com expositores de diversos municípios do Estado. Distribuídos em 50 estandes, produtores demonstram a força do trabalho rural e o resultado da verticalização das cadeias produtivas de floricultura e cacau. Segundo a direção do evento, no Pará existem atualmente 350 produtores organizados em associações e cooperativas que trabalham com flores, gramas, plantas ornamentais e plantas frutíferas em vasos. Gente como a florista Cleuza Nogueira, 43 anos, que junto com duas amigas, montou uma associação de produtores de orquídeas na cidade de Castanhal, nordeste paraense.
“Para a nossa associação o Flor Pará é o evento esperado o ano todo. Pois aqui é um ótimo espaço para fazer negócios, trocar experiências com outros vendedores de orquídeas e saber das inovações para esse setor. E eu as minhas amigas, por exemplo, estamos apresentamos aqui uma novidade no setor de orquídeas do Pará, é a flor Love Love, que veio direto do Japão, e a poucos dias, já se adaptou ao nosso clima”, conta a vendedora.
Plantas ornamentais, floríferas  em vasos, gramas, folhagens e especialmente orquídeas dão colorido e beleza à feira de flores. Arranjos florais enfeitam mesas de festas e sugerem diversos tipos de decoração. Uma das novidades desta edição é a máquina de fazer chocolate, trazida dos Estados Unidos por um casal de produtores indiano. Em tamanho variado e com capacidade para processar de cinco a 30 toneladas de amêndoas por dia, a máquina da Cocoa Town é destinada à pequena produção de chocolate, inclusive de uso doméstico.
O público pode degustar chocolate produzidos a partir de frutas e castanhas regionais em vários sabores. Ovos de Páscoa, barras, bombons recheados e tabletes produzidos pelas pequenas empresas paraenses dão o sabor do festival. Junto com as flores e também as joias do polo Joalheiro São José Liberto, os produtos podem compor cestas e arranjos para presentes desafiando a criatividade do público.
Para a Eliana Zacca, secretária adjunta da Sagri, eventos como esses dão visibilidade para o pequeno produtor e fortalecem a cadeia produtiva de flores no estado. “Se a mostra chegou à décima segunda edição é sinal que esse projeto deu certo e os nossos objetivos tem sido alcançados. Ainda não estamos em um patamar desejável na produção de floricultura do país, mas há cada ano é visível o crescimento desse setor na nossa economia. O nosso próximo passo é exportar para outros estados e mais adiante exportar para o exterior”, ressalta a gestora.
O Festival Internacional do Chocolate conta com o apoio do Instituto Biofábrica de Cacau de Ilhéus, na Bahia. Segundo Marco Lessa, idealizador e organizador do evento, o principal objetivo do Festival é incentivar a produção do cacau e divulgar as novidades do chocolate brasileiro, um dos mais apreciados no mundo. “O Pará é o segundo maior produtor de cacau do País. Fora a exportação do fruto, o estado também possui diversos pequenos produtores de chocolate. E um campo muito favorável de crescimento nesse setor. Por isso, a importância de espaços como esse”, afirma.
Para Davi Leal, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, o Festival Internacional do Chocolate é resultado do investimento na produção agrícola do Pará. “O caso do cacau é um grande exemplo de quando há investimento e planejamento do Estado os resultados sempre serão positivos. Por isso continuaremos com essa política de incentivo à produção. Precisamos atrair cada vez mais novos investidores e fazer com que, além do fruto, o estado também seja um grande exportador do chocolate. Isso é verticalizar a produção. E é essa política que temos implantado no Estado”,
Chocolate com Jambu – Este ano, uma das novidades do Festival do Chocolate e Cacau é o chocolate com jambu, produzido por técnicos do Centro de Treinamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), instalado no município de Bragança, nordeste paraense. A mistura inusitada agradou quem visitou o estande do órgão. “A ideia foi juntar o chocolate a algo regional. Como nós já produzíamos o licor de Jambu na UDB (Centro de Treinamento) de Bragança, nós pensamos em agregar esse jambu ao chocolate. E a partir disso, foram surgindo diversos experimentos até se chegar a esse resultado. Produzimos um doce de jambu aplicado ao tradicional bombom de chocolate, misturando em um só produto o doce e a sensação de dormência da erva”, explica Brenda Zamarim, tecnóloga em Alimentos da UDB Bragança.
Na cerimônia de abertura, o secretário Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), David Leal, representou o governador Simão Jatene. O titular da Sagri, Andrei Gustavo, destacou o crescimento da cultura cacaueira paraense, apoiado na política econômica priorizada pelo governo do Estado. O Pará é o segundo produtor nacional de cacau com mais de 80 mil toneladas. A previsão é superar nos próximos quatro anos a produção da Bahia, que hoje lidera o ranking.
A área plantada de cacau é de 150 mil hectares, mas a meta é chegar a 400 mil em 2030, segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) Carlos Xavier. Para isso, a parceria dos órgãos envolvidos no processo produtivo, entre eles a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), é de fundamental importância, aliada ao trabalho dos produtores, como observou Vilson Schubert, superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).
Responsável por trazer da Bahia a ideia do Festival Internacional de Chocolate e Cacau da Amazônia e realizar em Belém junto com a Flor Pará, o ex-secretário de Agricultura Hildegardo Nunes foi homenageado pela Faepa, com o certificado e o troféu Cacau de Ouro. No encerramento da cerimônia, o cantor Pinduca lançou o Carimbó do Chocolate, cuja letra é de autoria de Hildegardo Nunes.
O 2º Festival Internacional do Chocolate e Cacau e a 12ª edição do Flor Pará seguem até o próximo domingo, 6, sempre das 14h às 22h, no Hangar. O ingresso para visitação custa R$ 10 com meia-entrada para estudantes.
(Com colaboração de Leni Sampaio - Ascom Sagri)

Adison Ferrera

Secretaria de Estado de Comunicação

Fonte: Agência Pará de Notícias


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso