In Bust apresenta o espetáculo "A Lenda da Cobra Norato" no São José Liberto

Com a proposta de ampliar a programação infantil do Espaço São José Liberto (ESJL), o grupo de teatro de bonecos In Bust apresenta no próximo domingo, 16, às 18h, a peça “Fio de Pão – A Lenda da Cobra Norato”. A apresentação acontece no anfiteatro do Coliseu das Artes do ESJL. 

A peça é um cordel para teatro de bonecos e estreou em 1997. Já foi assistida por cerca de 30 mil pessoas, sendo considerada um marco na pesquisa desenvolvida pelo In Bust sobre a utilização do boneco popular na dramaturgia do teatro com bonecos. 

A lenda da Cobra Norato é contada por uma família mista: o violeiro nordestino, que migrou para o norte; sua mulher paraense e o filho, personagens dos atores-manipuladores. A encenação mistura a lenda com o cotidiano da família, que causa uma identificação direta com o público.

A história resgata do imaginário popular o "causo" da cabocla atraída por um “cobrão embruxado”, que pariu duas cobras: Caninana, a má e Norato, que só quer encontrar quem o desencante para virar gente. As cobras são os bonecos de luva, que contracenam com fantoches, manés-côcos  (personagens) e brinquedos de miriti - artesanato típico do Estado do Pará.

Parceria - A direção do Espaço São José Liberto tem resgatado e criado projetos voltados para o público infantil, atendendo às demandas da comunidade. Dentro da programação infantil deste ano, foram realizados o "Libertos na Folia - bailinho de carnaval", promoção do Governo do Estado, e a sétima edição do MagicAct, uma parceria com o Grupo Círculo Mágico Mago Sales.



Companhia de Teatro de Bonecos In Bust
Foto: Divulgação
Sobre a programação, Carmem Macedo, gerente de Eventos do São José Liberto, ressaltou que até 2013 os eventos estavam muito voltados para o público adolescente ou adulto e que as atrações para crianças estavam sendo deixadas de lado. "Nossos eventos eram na maioria das vezes para adultos e adolescentes, então resolvemos a partir desse ano retomar as programações infantis. Já tivemos o bailinho de carnaval e o circuito de mágica, ao longo do ano teremos quatro apresentações ainda do grupo In Bust" ressaltou Carmem.

Além do que já está programado, a gerente ainda revelou que está realizando outras parcerias para mais espetáculos para crianças. "Estamos buscando fazer parceria com o grupo de teatro Sete da Arte, dessa vez com apresentações com atores. Queremos atrair novamente as crianças, pois o público infantil estava muito afastado".

O evento é uma promoção do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Igama. A entrada é franca.

Serviço: Companhia de Teatro de Bonecos In Bust apresenta o espetáculo “Fio de Pão – A Lenda da Cobra Norato”, no Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto, domingo, 16, às 18h, com entrada franca. Mais informações com Carmem Macedo, gerente de Eventos do Espaço São José Liberto, no telefone (91) 3344-3517 ou com a companhia In Bust nos telefones (91) 3241-8981, (91) 8843-6931 e (91) 8843-6982.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso