Vídeo-documentário homenageia joias e artesanato do Pará

A designer de joias Marcilene Rodrigues, que integra o Programa Polo Joalheiro do Pará, é uma das entrevistadas da vídeo-reportagem que homenageia o artesanato e a joia do Pará. Os artesanatos de cerâmica e de miriti, produzidos pelos artesãos José Anísio e Adonias Oliveira também foram mostrados. As entrevistas foram realizadas no Espaço São José Liberto, em Belém; no distrito de Icoaraci e no município de Abaetetuba. A iniciativa compõe o projeto Reveja Belém, que a TV RBA exibiu ao longo do mês de janeiro, em homenagem aos 398 anos da capital paraense.


Com direção de Fernando Segtowick, as filmagens foram feitas na Casa do Artesão e na Loja Gemas do Mundo, situadas no Espaço São José Liberto. Durante a gravação, Marcilene Rodrigues, falou sobre seu trabalho como designer, que se destaca pela utilização de matéria-prima diferenciada, com destaque para a riqueza mineral e natural que são marcas da joia do Polo Joalheiro do Pará.

Os metais nobres ouro e prata ganham realce com a utilização de gemas orgânicas (dentre elas chifres, madeiras e sementes), minerais (quartzos, citrinos, ametistas e outras) e vegetais. Produto inovador com inúmeras possibilidades de tamanhos, cores e formatos, a gema vegetal é uma criação do mestre ourives Paulo Tavares, do Programa Polo Joalheiro. A partir de matéria natural, como cascas, folhas, flores, frutos e raízes, as gemas são produzidas, em um processo de criação ambientalmente sustentável, que aproveita resíduos descartados pela natureza ou pelo homem.

Outra inovação do Programa Polo Joalheiro do Pará mostrada na matéria é o Grafismo Marajoara, técnica de lapidação diferenciada desenvolvida pela lapidária Leila Salame, que reproduz nas faces das gemas minerais a geometria característica dos traços da cultura marajoara. 

Com duração de três minutos, a primeira produção apresentou a arquitetura da cidade. A linguagem local e os parques ecológicos foram outros temas abordados na segunda edição do projeto Reveja Belém, que tem patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco da Amazônia.

Ascom/Igama, com informações do Diário on Line (DOL)




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso