São José Liberto promoverá mais três cursos de capacitação

Confira mais fotos dos cursos em nosso álbum.
Curso de trançado em fibra.
Foto: Igama/Divulgação
Técnicas de Incrustação Paraense, Joalheria Básica e Lapidação estão entre os cursos de capacitação que serão realizados, nos próximos meses, no Espaço São José Liberto, nas áreas de gemas, joias, acessórios de moda, manualidades e artesanato. Desde o início do ano já foram realizados três cursos de capacitação: Técnicas de Cartonagem, com Jeane Moraes; Criação de Adornos com Matérias Primas Regionais, com Lídia Ibrahim, e Trançados em Palha da Costa, ministrado por Nilma Arraes, cujo segundo módulo foi encerrado nesta sexta-feira (14).

A programação inclui os cursos de Técnicas de Incrustação Paraense, com a designer e artesã Lídia Ibrahim; Joalheria Básica, com Fábio Alves; Lapidação, ministrado por Leila Salame, e ainda os Workshops de Geração de Produtos de Acessórios de Moda, ministrados por Yorrana Maia e Fernando Hage, e para a criação da Coleção Joias de Nazaré 2014, com a designer e professora Rosângela Gouvêa, da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A promoção é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social gestora do São José Liberto.

Diversidade - Segundo a designer e artesã Nilma Arraes, que ministrou o curso de Trançados em Palha da Costa, a capacitação ofertada pelo Espaço São José Liberto oferece “uma diversidade de técnicas para aplicar em colares e acessórios. Acredito que as pessoas que estão participando pretendem entrar nesse ramo de acessórios ou já desenvolvem algum tipo de trabalho, e vêm se aprimorar. Outras estão pensando em abrir algum negócio e querem aprender”.

Artesã Socorro Rodrigues.
Foto: Igama/Divulgação
Para a artesã Socorro Rodrigues, que confecciona bonecas de pano, “a técnica é um pouco difícil, mas eu estou aqui para aprender. Faço bonecas de pano e já vou usar o que absorvi aqui no curso de trançados nesse meu trabalho”.

Designer Rosa Castro.
Foto: Igama/Divulgação
Segundo a designer Rosa Castro, que faz parte do Programa Polo Joalheiro, “é maravilhoso estar em contato com as fibras. Vou aplicar a palha da costa na confecção de bolsas, como nas alças, complementando os bordados. O conhecimento também será importante na criação de biojoias”.

Dentro da programação de qualificação e capacitação profissional realizada pelo Espaço São José Liberto, além dos cursos estão previstos ciclos de palestras com temáticas diversas, como Design Contemporâneo; Tendências na Moda e sua relação com o Mercado; Sustentabilidade e Identidade Regional; Joias da História Amazônica; Economia Criativa: pesquisa de Materiais, Mercado e Tendências; Design de Joias Religiosas, e Joalheria e Cravação.

Serviço: Mais informações sobre inscrição e programação de cursos do Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará podem ser fornecidas pelo Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional (NDTO), do Espaço São José Liberto, pelos telefones (91) 3344-3518 e 3344-3557.

Leia também na Agência Pará de Notícias.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso