Polo Joalheiro apresenta programação 2014 para microempresários e empreendedores criativos do ESJL

Na tarde da última sexta-feira, 07, às 16h, aconteceu na capela do Espaço São José Liberto (ESJL) uma reunião com produtores, artesãos, designers, ourives, lapidários, microempreendedores e empreendedores criativos que fazem parte do Programa Polo Joalheiro do Pará.
Rosa Helena Neves e Thiago Gama apresentam
o calendário 2014. Foto: Igama/Divulgação
O encontro teve como finalidade apresentar o calendário de funcionamento do ESJL e divulgar a programação de capacitação e feiras, exposições comerciais para 2014, bem como a apresentação dos novos projetos capitaneados pela Secretaria de Indústria, Comercio e Mineração (Seicom) e pelo Igama. A reunião foi coordenada pela diretora executiva do ESJL/Polo Joalheiro, Rosa Helena Neves, e o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional (NDTO)/Igama, Thiago Gama. 

O São José Liberto é mantido pelo Governo do Estado por meio da Seicom e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Organização Social (OS) gestora do espaço.

O calendário de funcionamento do espaço no período da Copa do Mundo foi um dos pontos abordados. Nos dias dos jogos da seleção brasileira o funcionamento será diferenciado. Algumas datas serão confirmadas e informadas de acordo com o resultado dos jogos da competição.

Outra pauta da reunião foram projetos na área do empreendedorismo criativo, resultado de parcerias firmadas entre o Igama e a Seicom, como a instalação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda Criativa, uma iniciativa das diretorias de Indústria e de Comércio e Serviços da Seicom com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MIDIC) e o Ministério da Cultura (MinC).

Rosa Helena Neves e Thiago Gama solicitaram aos produtores que participem do cadastro único para a APL de Moda promovido pela Seicom para os profissionais do programa trabalharem novas ideias e novas inspirações dentro deste segmento. O Espaço São José Liberto, desde 2011, lançou três coleções de Acessórios de Moda e Manualidades, considerando que esta ação é o primeiro passo para a organização e instalação do APL de Moda. 

Durante a reunião também foram expostos os detalhes do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), uma iniciativa da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e do Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário (Sebrae), em parceria com a Seicom e o Igama, que tem como finalidade a inovação e a competitividade dos microempresários atendidos pelo programa. 

Também foi destacada a atuação da Incubadora Pará Criativo no incentivo a projetos de economia criativa. A sede da incubadora foi inaugurada em Belém, no final do ano passado, no Instituto de Artes do Pará (IAP), por meio de parceria firmada entre o Governo do Estado, via IAP (gestor local do escritório), e Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC), quando foi formalizada também a rede de parceiros para implementação do Plano Brasil Criativo, programa do MinC.

Celeste Heitmann (centro) destacou as parcerias com o ESJL para 2014
Foto: Igama/Divulgação
Sobre a agenda das feiras e exposições comerciais foi destacada a realização da Expojoia – Amazônia Design/2014 que ocorrerá em agosto/2014, bem como a participação do ESJL/Polo Joalheiro no Minas Trend Preview, que acontecerá em Belo Horizonte/MG de 8 a 10 de abril, a convite do Sebrae/PA. Ao todo, inicialmente, onze feiras locais, nacionais e internacionais formam a programação para 2014 do Programa Polo Joalheiro. 

Achei super importante o fato de poder participar do Minas Trend esse ano e também as novas parcerias feitas. É uma ótima oportunidade que vai gerar crescimento para todos”, ressaltou a designer Celeste Heitmann.

Foram abordados, ainda, outros tópicos da programação de cursos, feiras e exposições que acontecerão durante o ano de 2014 e que, segundo Rosa Helena Neves, poderão ser “excelentes vitrines para o trabalho dos colaboradores do Programa Polo Joalheiro”. Uma agenda com o calendário de eventos também foi entregue para cada um dos presentes.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso