Caderno de Tendências de Joias 2014 é lançado no São José Liberto


Colar “Pequenas Formigas”
Foto: Chico Atanásio/Divulgação
O tradicional lançamento do Preview Design de Joias e Bijuterias 2014 na capital paraense acontece nesta quarta-feira, 11, às 17h, na sala da biblioteca do Espaço São José Liberto. O evento é aberto ao público e destinado aos integrantes do Programa Polo Joalheiro do Pará, designers de acessórios de moda e estudantes . O novo caderno de tendências tem como tema "Chiques Trópicos – O Charme Brasileiro" e mostra as fontes de inspiração do que estará em alta nas vitrines dos principais centros produtores e consumidores de joias no próximo ano.

O lançamento da publicação é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), com patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O apoio local é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social gestora do programa Polo Joalheiro e do Espaço São José Liberto. Em Belém, o lançamento do caderno contará com um bate papo com Larissa Ortiz (SP), especialista em marketing e consultora do IBGM, que apresentará o caderno comentando seu processo de pesquisa e produção.

O conceito do Preview 2014 está relacionado ao charme brasileiro e à movimentação criativa que torna o país reconhecidamente chique. “As joias e bijuterias refletem a capacidade original de um povo que sabe misturar culturas e estabelecer diálogos entre as diferentes características presentes em seu DNA”, afirma a curadora da publicação, Regina Machado (RJ), designer de joias, consultora de design e estilo do IBGM, mestre em comunicação dos sistemas simbólicos e doutora em comunicação e cultura.

O Preview de Design de Joias e Bijuterias (antigo Caderno de Tendências de Joias), que, desde 2004, vem sendo elaborado pelo IBGM, em estreita parceria com o Sebrae, não é apenas um caderno contendo as tendências do design de joias. É também um ciclo completo de gestão de design, envolvendo todas as suas fases, como pesquisa e validação das fontes de inspiração; concepção e fabricação dos produtos; promoção nacional e internacional; venda aos canais de comercialização; promoção junto à mídia em eventos estaduais e vendas aos consumidores.



Inspirado no olhar seletivo das curadorias e na abordagem dos repertórios artísticos, o novo caderno de tendências organizou os lançamentos em três grandes grupos de referência e fontes de inspiração para 2014: Atelier (Precioso – a excelência do metier artesasanal), Styling (Individual – o design do luxo industrial) e Pós-Moderno (Conceitual - a ousadia dos deslocamentos estéticos).



Designer Bárbara Müller.
Foto: Ingrid Bico/Divulgação
DESTAQUE – No grupo Pós-Moderno da publicação uma das joias selecionadas pela curadoria é o colar “Pequenas Formigas”, criado pela designer Bárbara Müller, que integra o Programa Polo Joalheiro do Pará. A joia artesanal, confeccionada em prata envelhecida com gema mineral citrino, destaca formigas de 1,5 cm. Segundo a designer, o colar reflete a evolução constante e o fluxo natural, que forma o equilíbrio e a sensação de envolvimento com a natureza. “A formiga tem, ao mesmo tempo, uma relação forte com a natureza e com a vida contemporânea, por se adaptar bem aos ambientes urbanos. E essa relação dúbia sintetiza muito bem o olhar do meu trabalho. Não por acaso as formigas vivem reaparecendo espontaneamente nas minhas joias, sempre sob novas perspectivas”, enfatizou Bárbara Müller, explicando que também buscou inspiração em textos dos escritores Olavo Bilac e Vinícius de Moraes.

Outra joia criada por Bárbara Müller também integra o caderno, no capítulo Chiques "Trópicos - Um novo olhar sobre o admirável mundo novo", o brinco Tropicália da coleção homônima da designer. A peça foi confeccionada em prata com incrustação paraense, técnica especial de coloração, desenvolvida no âmbito do Programa Polo Joalheiro, que realça o colorido das formas presentes no brinco. “Tem muito da espontaneidade e do calor tropical brasileiro, com as cores quentes, formas representando as frutas, o paladar e as aves, que carregam toda a liberdade e a beleza da natureza, que insiste em ser tão viva no país”, identificou Bárbara.

Brinco Tropicália, criação da designer Bárbara Müller.
Foto: 
Chico Atanásio/Divulgação
TENDÊNCIAS – O Preview Design 2014 também traz a cartela de cores associadas às gemas, espaço que identifica o cenário para 2014. Segundo a publicação, não há como excluir uma cor no universo da moda contemporânea, mas entre as predominâncias apresentadas estão o degradê - que percorre os primeiros raios de luz até o anoitecer - e variações entre o nude e o bordô. Chiques Trópicos na opinião de Regina Machado é um tema que vem somar com o momento que o Brasil está passando, valorizando, cada vez mais, a economia criativa. Segundo a curadora, o DNA da joia do Polo Joalheiro do Pará é resultado do trabalho que o Espaço São José Liberto tem desenvolvido com designers, ourives e demais profissionais da cadeia produtiva de joias, acessórios de moda e artesanato do Programa Polo Joalheiro.

A consultora explicou que todo o repertório que já vinha sendo desenvolvido no Polo do Pará - que tem como base e conceito principal das coleções, a identidade, as referências culturais e o capital simbólico que agrega valor ao produto e aos materiais que já são preciosos - agora vai possibilitar um trânsito comercial ainda mais valorizado pelo interesse que os consumidores de outras regiões, tanto do país quanto do mundo, têm por esse tipo de mercadoria. Para Bárbara Müller, ter suas joias representadas no caderno nacional de tendências representa que “o que está sendo produzido no Pará e na Amazônia comunica com uma originalidade brasileira ímpar, que atrai olhares e curiosidade, resultando em uma inovação instigante e inspiradora”.

Veja mais fotos em nosso álbum.

Leia também na Agência Pará de Notícias

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso