Espaço São José Liberto promove oficinas de capacitação profissional

Foto: Adauto Rodrigues/Agência Pará
A curiosidade por novas técnicas de artesanato é o que move o artista plástico Marcus Cezar, 44 anos. Ele é um dos 20 alunos que participam do curso de capacitação em acessórios de moda promovido pelo Espaço São José Liberto, em Belém. “Trabalho com desenhos e pintura de camisas há muito tempo, e sempre que posso adiciono ao meu trabalho as novas habilidades de arte, como é o caso dessas técnicas de trançados que tenho aprendido aqui”, afirma o artesão, integrante do curso de Trançados em Palha da Costa, ministrado pela designer Nilma Arraes.
Foto: Adauto Rodrigues/Agência Pará
Os cursos são uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). “O São José Liberto é um espaço que sempre esteve aberto à capacitação profissional, gestão e fomento de gemas, joias e artesanato. Durante todo o ano, oferecemos uma agenda de capacitação de cursos, oficinas e workshops nessas áreas para os mais diversos tipos de público. Tanto profissionais que querem fazer reciclagem quanto estudantes e amadores de artesanato com joias e acessórios de moda”, explica a diretora executiva do Espaço São José Liberto, Rosa Helena Neves.
Para a psicóloga Camila Gusmão, 28, além de desenvolver uma nova atividade de artesanato, as técnicas aprendidas no curso servem também como uma terapia. “Esse já é o terceiro curso que faço somente este ano. Além da afinidade que sempre tive com a arte, outro fator que me leva a procurar por essas atividades é a função de terapia que elas desenvolvem. Uma função, que eu inclusive posso usar dentro das habilidades do meu trabalho”, diz Camila, aluna do curso de Trançados em Palha da Costa.
Foto: Adauto Rodrigues/Agência Pará
Até o fim de dezembro, o espaço promove dois cursos de capacitação. Um sobre Traçado em Palha, que ocorre esta semana, e outro sobre embalagem artesanal, programado para o próximo dia 17. “A procura pelos nossos cursos é muito grande. Antes de mesmos de lançarmos a nossa agenda para o ano já seguinte, já tem gente procurando pelas atividades promovidas pelo Espaço”, afirma Rosa Helena. Entre cursos de capacitação, palestras, workshops e oficinas a instituição já promoveu 23 atividades de gestão, capacitação e fomento somente este ano.
Texto: Adison Ferrera
Secretaria de Estado de Comunicação

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso