![]() |
Foto: Adauto Rodrigues/Agência Pará |
A curiosidade por novas técnicas de artesanato é o que move o artista plástico Marcus Cezar, 44 anos. Ele é um dos 20 alunos que participam do curso de capacitação em acessórios de moda promovido pelo Espaço São José Liberto, em Belém. “Trabalho com desenhos e pintura de camisas há muito tempo, e sempre que posso adiciono ao meu trabalho as novas habilidades de arte, como é o caso dessas técnicas de trançados que tenho aprendido aqui”, afirma o artesão, integrante do curso de Trançados em Palha da Costa, ministrado pela designer Nilma Arraes.
![]() |
Foto: Adauto Rodrigues/Agência Pará |
Os cursos são uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). “O São José Liberto é um espaço que sempre esteve aberto à capacitação profissional, gestão e fomento de gemas, joias e artesanato. Durante todo o ano, oferecemos uma agenda de capacitação de cursos, oficinas e workshops nessas áreas para os mais diversos tipos de público. Tanto profissionais que querem fazer reciclagem quanto estudantes e amadores de artesanato com joias e acessórios de moda”, explica a diretora executiva do Espaço São José Liberto, Rosa Helena Neves.
Para a psicóloga Camila Gusmão, 28, além de desenvolver uma nova atividade de artesanato, as técnicas aprendidas no curso servem também como uma terapia. “Esse já é o terceiro curso que faço somente este ano. Além da afinidade que sempre tive com a arte, outro fator que me leva a procurar por essas atividades é a função de terapia que elas desenvolvem. Uma função, que eu inclusive posso usar dentro das habilidades do meu trabalho”, diz Camila, aluna do curso de Trançados em Palha da Costa.
![]() |
Foto: Adauto Rodrigues/Agência Pará |
Até o fim de dezembro, o espaço promove dois cursos de capacitação. Um sobre Traçado em Palha, que ocorre esta semana, e outro sobre embalagem artesanal, programado para o próximo dia 17. “A procura pelos nossos cursos é muito grande. Antes de mesmos de lançarmos a nossa agenda para o ano já seguinte, já tem gente procurando pelas atividades promovidas pelo Espaço”, afirma Rosa Helena. Entre cursos de capacitação, palestras, workshops e oficinas a instituição já promoveu 23 atividades de gestão, capacitação e fomento somente este ano.
Texto: Adison FerreraSecretaria de Estado de Comunicação
Fonte: Agência Pará de Notícias
Ascom/Igama
Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário