Governo oferece extensa programação cultural durante as festividades do Círio 2013

A exposição "Joias de Nazaré 2013" fica aberta durante todo o mês de outubro na capela do 
Espaço São José Liberto. Foto: Tamará Saré/Secult

O Governo do Estado promove uma extensa programação durante as festividades do Círio de Nazaré 2013. Exposições, shows e feiras acontecem em diversos pontos da cidade, como a Estação das Docas, Instituto de Artes do Pará (IAP) e Espaço São José Liberto, entre outros. Os eventos devem atrair um publico estimado em mais de 80 mil pessoas, só em turistas de outros estados que são aguardados nesta época do ano, segundo dados da Companhia Paraense de Turismo (Paratur).
Uma das exposições em destaque acontece na Estação das Docas. Intitulada “Miriti das Águas”, a mostra reúne trabalhos artesanais produzidos a partir da fibra do miriti por artesãos de Abaetetuba, município do nordeste do paraense. No espaço, o público também poderá participar de oficinas sobre o artesanato em miriti, que serão ministradas por quatro artesãos. Eles vão repassar as técnicas utilizadas na produção de peças dessa fibra. As aulas serão das 10h às 18h, no período de 8 a 18 de outubro.
Também na Estação das Docas acontece o projeto Nazaré em Todo Canto, com shows musicais e espetáculos teatrais. A programação da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) iniciou no dia 8 de outubro e segue até o dia 18, o na Estação, com entrada gratuita.
Outra opção para os turistas e parenses é a exposição “Joias de Nazaré 2013”, que acontece no Espaço São José Liberto  No local estão expostas 63 joias artesanais criadas por designeres e microempresários do Programa Polo Joalheiro do Pará. Os anéis, colares, pingentes, braceletes e brincos da nova coleção destacam-se pela utilização das gemas minerais e pelo design inovador utilizado pelos criadores das joias.
Coral – Para marcar a tradicional homenagem à Maria de Nazaré, 300 vozes estarão reunidas durante a Trasladação e a procissão do domingo no Gran Coral do Círio, que acompanha as procissões há 10 anos, e desde 20011 conta com o apoio do Instituto de Artes do Pará (IAP). Composto, em sua maioria, por senhoras de diferentes comunidades de Belém, o Gran Coral, traz em seu repertório canções como “Festa do Círio de Nazaré”, samba-enredo de 1975; “Ó Virgem Santa, teu povo canta Senhora de Nazaré”; “Maria, Maria”; “Maria de Nazaré” e “Eu sou de lá”, entre outras.
Fundado há 10 anos, o Gran Coral do Círio é regido pela Maestrina Regiane Lucia Farias. Formada em Canto Lírico pelo Conservatório Carlos Gomes, Regiane é estudante de Licenciatura em Música na Universidade Federal do Pará e estudou canto na Escola de Musica da UFPA. Atualmente, é professora de canto coral e teoria musical no projeto Música e Cidadania do Conservatório Carlos Gomes.
Serviços:
Exposição 'Miriti das Águas' - De 8 a 18 de outubro, das 10h às 18h. Local: Boulevard das Feiras e Exposições da Estação das Docas. Abertura no dia 8, às 19h.
Projeto 'Nazaré em Todo Canto':
09/10 - 21h - Show Musical Orquestra Paraense de Choro (sob a direção de Paulo Moura)
10/10 - 18h - Grupo folclórico Cheiro do Pará
10/10 - 21h - Show Musical Caboclo Muderno (Marco André)
11/10 - 18h - Grupo folclórico Noaruakes - Ponta de Ministério Pedras Anais Vivas
11/10 - 21h - Show Musical Pará em Canto
Exposição 'Joias de Nazaré 2013' - De segunda a sábado, no Espaço São José Liberto, das 9 às 19h, e aos domingos e feriados, das 10 às 18h. A exposição não abrirá dias 13 e 28. Entrada é franca.
Gran Coral do Círio - Apresentações nos dias 12 e 13 de outubro, respectivamente na Trasladação e procissão do Círio de Nazaré, na Avenida Presidente Vargas, esquina com Osvaldo Cruz.
Texto: Bruna Campos - Secom 



Ascom/Igama





Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso