Criação de designer paraense é destaque em exposição de mineradora sul-africana

Designer Selma Montenegro na mostra itinerante "Brasilidade". Foto: Igama/Divulgação

O governador do Pará, Simão Jatene, foi representado pelo secretário de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), David Leal, na abertura oficial da exposição "Brasilidade", promovida no Espaço São José Liberto, em Belém, na noite da última quarta-feira,16, pela mineradora sul-africana, AngloGold Ashanti, em parceria com o Governo do Pará e o Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral).

O evento, que é aberto ao público e pode ser visitado até o dia 25 deste mês, trouxe a Belém a atriz Thaís Araújo, modelo exclusivo da coleção 2013 do AuDITIONS Brasil, que é o maior concurso de design de joias em ouro do mundo. A exposição também já foi realizada na África do Sul, China, Índia e Emirados Árabes.

A mostra itinerante é composta por 18 peças, selecionadas entre 1.386, de todo o país, "inspiradas na opulência nativa e no sincretismo do povo e da cultura do Brasil", segundo a apresentação da coleção de 2013, que de Belém poderá ser vista em Belo Horizonte (MG), de 13 a 25 de novembro, e no Rio de Janeiro, de 11 a 18 de dezembro.

Rosa Helena Neves, diretora do São José Liberto, e David Leal, titular da Seicom. Foto: Carlos Sodré/AG. PARÁ 
Entre os profissionais selecionados para a amostra deste ano está a paraense Selma Montenegro, de Afuá, na Ilha do Marajó, com a peça "Açaí", confeccionada com ouro, madeira, caroço de tucumã e fibra de arumã, patrocinada e fabricada pela empresa "Montenegro's, Joias e Artesanatos da Amazônia". "Estamos no Brasil e o crescimento do setor de mineração do Pará está em nosso radar. Estamos acompanhando isso", ressaltou o gerente geral de Projetos e Crescimento da AngloGold Ashanti, José Roberto Vago, que representou o presidente da empresa no Brasil, Hélcio Guerra, ao comentar os motivos que trouxeram o evento, pela primeira vez, ao Norte do país.


Para David Leal, "a iniciativa da Anglo Gold em trazer a exposição para Belém permite mostrar o talento dos designeres paraenses para o mundo. É uma vitrine que vai colocar o Pará em evidência, afinal temos também, entre nossos minérios, o ouro e muitas empresas interessadas em investir nessa área aqui. Por isso estamos fortalecendo esse projeto do espaço São José Liberto, para apoiar os profissionais locais", reconhece Leal.

Texto: Douglas Dinelly - Seicom

Fonte: Agência Pará de Notícias

Ascom/Igama





Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso