Com toda a "Brasilidade", joias do concurso AuDITIONS chegam a Belém

Modelo Taís Araújo com a joia "Açaí", criação da designer Selma Montenegro. Foto: Isabel Garcia Divulgação AuDITIONS Brasil 2012 
A 10ª edição da exposição de joias em ouro do AuDITIONS Brasil chega à capital paraense nesta quinta-feira (17), no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, onde ficará aberta à visitação até 25 de outubro, com entrada franca. Belém será a primeira das três capitais brasileiras que receberão a mostra itinerante. Depois, a exposição segue para Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Com o tema “Brasilidade”, as 18 joias finalistas do concurso destacam a riqueza natural e cultural do povo brasileiro.

O maior concurso de design de joias em ouro do mundo tem, no Brasil, a atriz Taís Araújo como Golden Girl 2012, embaixadora do certame nos anos 2012/2013. Em Belém, a exposição é uma realização da AngloGold Ashanti AuDITIONS, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC), com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), e produção executiva de Heloisa Couto Produções e Eventos.

Esta é a primeira vez que Belém recebe a exposição do AuDITIONS Brasil. Entre as obras vencedoras está o colar “Açaí”, criação da designer paraense Selma Helena Montenegro Botelho, única representante da Região Norte no concurso. A peça foi produzida no mezanino do Espaço São José Liberto, onde fica a Escola Rhama de Ourivesaria, que tem à frente o ourives e lapidário Ramirez Garcia Gomes. Tanto Selma quanto Ramirez integram o Programa Polo Joalheiro do Pará, do qual também fazem parte as designers Lídia Abrahim e Clara Amorim, finalistas do concurso em edições anteriores.
Reinaldo Souza, Selma Montenegro e  Ramirez Garcia durante a premiação Auditions  2012, em Belo Horizonte. Foto: Divulgação/Igama 

Os resultados positivos que o Pará tem alcançado em eventos do gênero, o fortalecimento que a Seicom tem promovido no setor de gemas, joias e metais preciosos no Pará, o trabalho dos designers do Programa e a importância do Espaço São José Liberto como referência nacional em joalheria artesanal e economia criativa foram determinantes para atrair o evento à capital paraense.

Na abertura da mostra itinerante, na noite de quarta-feira (16), além da presença da atriz Taís Araújo haverá um desfile de joias e apresentações de vídeos institucionais. A abertura do evento conta o apoio do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), que oferecerá um coquetel para autoridades, convidados e imprensa.

Entre as presenças confirmadas na abertura da mostra “Brasilidade” estão o presidente da AngloGold, Hélcio Guerra; o titular da Seicom, David Leal, e o presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior.

O prêmio AuDITIONS é uma referência global, sendo realizado na África do Sul, China, Índia, Emirados Árabes e Brasil. O concurso revela a excelência dos designers brasileiros, permitindo que o Brasil obtenha cada vez mais reconhecimento e projeção internacional na área de design de joias.

Criatividade - Criatividade - A nova coleção do AuDITIONS mostra nas peças conceituais o que há de mais inovador no design brasileiro de joias. Selma Montenegro foi selecionada entre 1.386 inscritos de todo o país na edição comemorativa do concurso.

Dos 18 designers que disputaram a premiação, em duas categorias, saíram vencedores Camila Schmitt com o colar “Cana do Brasil”, escolhido entre 12 peças na categoria Prêmio AuDITIONS – premiação de R$ 25 mil em barras de ouro - e Carla Abras, com o colar-bolsa “Arara”, a melhor entre os 10 finalistas da categoria Prêmio AuDITIONS 10 anos, que recebeu R$ 30 mil, também em barras de ouro.

Além de conferir a beleza das joias, o público poderá assistir aos vídeos dos criadores das peças, com informações sobre o material utilizado, a inspiração e o processo criativo. No Brasil, o concurso acontece a cada dois anos, com o objetivo de valorizar o setor joalheiro nacional. A AngloGold Ashanti, sediada em Joanesburgo, capital da África do Sul, atua em quatro continentes.
Modelo Taís Araujo. Foto: JR Duran_Joia Cana do Brasil, criação da designer Camila Schmitt. Concurso AuDITIONS Brasil
Modelo Taís Araujo. Foto: JR Duran. Joia Araras, criação da designer Carla Abras. Concurso AuDITIONS Brasil
Coleção “Açaí” – Além do ouro (fornecido pela mineradora), Selma Montenegro utilizou na confecção do colar “Açaí” madeira certificada, caroço de tucumã e fibra de arumã (fruto da Amazônia). Selma privilegia em suas peças a temática regional com linguagem universal, que também identifica a joia do Pará. De acordo com a designer, além do metal nobre, a preciosidade do colar está na utilização de material característico da região amazônica.

A joia representa um grande cacho de açaí, fruto exótico extraído do açaizeiro, palmeira típica da Amazônia, e foi confeccionada pelo ourives Reinaldo Cardoso de Souza, sob orientação de Selma Montenegro e Ramirez Garcia.

A partir da proposta da organização do concurso, Selma Montenegro também lançará, na abertura da mostra, uma coleção de joias em prata e ouro inspiradas na peça “Açaí”. Os anéis, colares, pulseiras de mão e brincos serão expostos e comercializados na loja de sua propriedade, a “Montenegro’s”, instalada no Polo Joalheiro.
Anel Tranças e brincos 3 Tranças da Coleção Açaí, de Selma Montenegro


Brincos Argola e anel Dedos da Coleção Açaí, de Selma Montenegro. 
Fotos: Móises Cavalcante Divulgação

Trajetória -  Com tema similar, “Fruto da Terra: Açaí”, Selma Montenegro conquistou a primeira premiação da carreira, em 2006, em concurso promovido pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). Também no “Prêmio IBGM de Design de Joias”, em 2008, ela ficou entre os 10 melhores projetos do Brasil na categoria Arquitetura Brasileira, com o colar “Ver-o-Peso”. No mesmo ano, ficou em segundo lugar com a joia “Dança das Cores” (inspirada no tema do concurso, "Carimbó"), no “I Prêmio de Design em Joias do Pará”, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), com apoio do Igama.

Natural do município de Afuá, no Arquipélago do Marajó, graduada em Educação Artística em 2010, Selma foi homenageada na 29ª edição do prêmio “Mulher Padrão do Pará”, evento destinado a profissionais que se destacam pela qualidade do trabalho em diversos segmentos. No início deste mês, um projeto da designer ficou entre os sete selecionados pela Região Norte no Brasil Criativo (que selecionou 91 entre 600 projetos), uma iniciativa do IBGM e Sebrae Nacional.

A designer Selma Montenegro se define como uma artista curiosa, inquieta e arrojada, e considera a seleção no AuDITIONS um marco na sua trajetória pessoal e na história da joia paraense, com a realização da exposição no Polo do Pará. Há 10 anos, recorda a designer, existiam poucos designers de joias no Estado. Segundo ela, as conquistas atuais “são resultado do trabalho do Polo Joalheiro, que tem projetado para o mundo o trabalho dos seus profissionais”.

Serviço:  A mostra “Brasilidade” está aberta à visitação de 17 a 25 de outubro, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas), que funciona com horário diferenciado em outubro, devido ao Círio de Nazaré: de segunda a sábado, das 09 às 19 h, e aos domingos e feriados, das 10 às 18 h. No próximo dia 28 de outubro (Recírio) o espaço não funcionará. Entrada gratuita.

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Ascom/Igama




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