Joias do Polo Joalheiro foram atração na abertura da Fipa 2013

Conjunto "Perfumada", criado e produzido em ouro, com ametista e citrino, por Antônio Tavares. FOTO: Thiago Pinotti
Cultura, beleza, inovação, sofisticação e criatividade marcaram o desfile de joias do Polo Joalheiro do Pará, uma das atrações da abertura da décima primeira edição da Feira das Indústrias do Estado do Pará (Fipa), nesta quarta-feira (22) no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Os visitantes também podem conhecer mais sobre o artesanato e as joias do Espaço São José Liberto no estande instalado no pavilhão de exposições da feira, onde, nesta sexta-feira (24), às 19h, o Polo Joalheiro promoverá mais um desfile, que mostrará sua produção de acessórios de moda.

Ao longo dos 10 anos de existência do Espaço São José Liberto, a joia paraense, criada e desenvolvida pelo Programa Polo Joalheiro do Pará, está presente nos mais importantes eventos dos setores da economia criativa, joalheria, turístico, artístico e da indústria brasileira.

As 18 joias apresentadas, entre maxi colares, gargantilhas, anéis e braceletes, produzidos em ouro e prata com gemas minerais diversas - como ametista, quartzo hialino, citrino, green gold, jaspe e topázio azul – e matéria prima orgânica, como fibras e chifre de búfalo.

As joias também destacaram técnicas inovativas desenvolvidas por designers, ourives, lapidários e demais profissionais do Polo Joalheiro, como a coloração da Incrustação Paraense e a reciclagem das Lentes CR39.

A corretora de imóveis Elbina Lima, que assistiu ao desfile, aprovou a iniciativa. “Achei lindo, bem expressivo, gostei muito da proposta das joias. O desfile chamou a minha atenção e de quem estava passando, que parou para ver as modelos mostrando as joias”.

Colar "Folhas", em ouro com fibras de miriti e topazio azul, criação da designer Selma Montenegro. FOTO: Ocione Garçon
Para Vilson Shuber, diretor superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae/PA), o desfile uniu a verticalização do minério com a arte, que transforma o minério em joias e outros produtos da Amazônia. Segundo ele, esses produtos são transformados, de forma interessante, em biojoias, aliadas com a produção mineral, como o ouro e a prata, numa “verticalização muito intensa”.

Vilson Shuber também enfatizou a organização do desfile do Polo, que teve a coordenação e apoio da jornalista especializada em moda Felícia Assmar Maia, destacando que as joias apresentadas empolgaram os presentes com um desfile “bastante profissional, com as modelos totalmente conscientes do que estavam fazendo, já que o objetivo, realmente, era apresentar a joia. Está de parabéns o Espaço São José Liberto, parabéns aos profissionais que fazem todo esse trabalho, que acho que serve de exemplo para outros campos que podem ser instalados em outros municípios do Estado do Pará”.
Com coordenação de Felícia Assmar, modelos mostraram joias do Polo com desenvoltura e elegância. FOTO: Thiago Pinotti
Como um dos primeiros parceiros do Espaço São José Liberto, o Sebrae – representado na feira em um estande de 400m² que reúne o trabalho de 17 empresas de segmentos diversos - tem acompanhado a evolução e o aprimoramento do trabalho desenvolvido no local. O diretor presidente do Sebrae falou, ainda, que é visível a busca por novos estilos e tendências, mas sempre com foco na Amazônia e em produtos da floresta. “Isso faz um diferencial muito grande no momento em que você leva essa produção para fora do Estado e para fora do país”.

“A joia do Polo Joalheiro tem a missão de difundir, para o Pará e para o mundo, a cultura amazônica em toda a sua diversidade e, por isso, tornou-se um patrimônio cultural do nosso Estado”, comentou Rosa Helena Neves, diretora do Espaço São José Liberto, mantido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

Participação - O Polo Joalheiro do Pará participa da Fipa desde o início da feira. A designer Helena Bezerra conta que esteve presente em todas as edições e que é gratificante ver o crescimento da participação do Polo Joalheiro no evento, retratando a própria evolução do trabalho da joalheria artesanal paraense. “Hoje, estamos mostrando para este grande público da feira uma joia com um designer inovador e sustentável, que é a cara do Pará".

No desfile, foram mostradas joias criadas pelos designers Júlia Mendes, Ivete Negrão, Helena Bezerra, Lídia Abrahim, Selma Montenegro, Circe Silva, Lindalva, Eliete Cascaes, Joseli Limão, Marcilene Rodrigues, Erivaldo Jr., Ivam Pereira Silva e Fábio Monteiro. Entre os ourives que confeccionaram as peças estão Antônio Tavares, Émerson Bezerra e Joelson Leão. As joias são comercializadas por empresas do Polo Joalheiro, dentre elas a Amazonita, HS Criações e Design, Ourogema, Amorimendes, Zeus e Brilho da Amazônia, além da loja incubadora UNA.
Estande de joias e artesanato do Espaço São José Liberto na Fipa 2013. FOTO: Thiago Pinotti.
Fazem parte do estande do Espaço São José Liberto a empresa HS Criações; a escola de ourivesaria Rahma, centro de formação profissional; a Loja UNA, que contempla 39 empresas formais, e o Consórcio Empresarial de Joias do Pará, formado por nove empresas do setor joalheiro paraense e integrantes do Polo Joalheiro.

O desfile de joias foi resultado de um trabalho coletivo do Governo do Estado, por meio da Seicom, Fiepa, Sebrae, Organização Social (OS) Igama, parceiros, microempresáriosm, designers, ourives, lapidários e demais integrantes do Programa Polo Joalheiro do Pará. A Fipa 2013, maior feira do segmento na Região Norte, prossegue até 25 de maio, numa realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip) e da Seicom.

Ascom/Igama


Leia também na Agência Pará de Notícias

FOTOS - modelos e estande: Thiago Pinotti - Igama Divulgação
FOTO - joia: Ocione Garçom - Divulgação




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso