Desfiles de moda, acessórios e joias marcaram o encerramento do Epama


 Um dos destaques do desfile de joias: pingente "Fada Rosa", com o diferencial das lentes recicladas. FOTO: Ocione Garçon

Cinco desfiles marcaram o Encontro Paraense da Moda (Epama) no último domingo (19), no Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto. Com o tema “Passarelas do Século XXI”, o encontro mostrou as várias tendências da moda na atualidade. Um desfile de joias do Polo Joalheiro do Pará e quatro desfiles de moda com criações de alunos e de profissionais da área foram apreciados por quem compareceu ao evento, que também contou com estandes de manualidades, adornos, utilitários e bijuterias da Costamazônia Acessórios, Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia.

O Epama foi uma realização do Curso de Design de Moda da Estácio, com apoio do Espaço São José Liberto, que tem como mantenedor o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

Sob a coordenação da jornalista especializada em moda Felícia Assmar Maia, os desfiles seguiram a proposta do encontro e mostraram, com criatividade e irreverência, as tendências da moda do século XXI. Entre as empresas participantes estavam a Costamazônia e a Cheirosa By Léa, da estilista Léa Mizerani, que mostrou alta costura.

Desfile "Conceito do Verão 2014". FOTO Ronalld Santos – Divulgação
No “Conceito do Verão 2014”, o destaque foi o material reaproveitado confeccionado pelos alunos do Curso de  Design de Moda da Faculdade Estácio FAP, que também estiveram à frente do desfile “Projeto Estamparia”.

Já o desfile de joias do Polo Joalheiro do Pará mostrou técnicas utilizadas pelos profissionais do Programa Polo Joalheiro, como a incrustação paraense, que confere um colorido especial às joias por meio de uma técnica especial de ourivesaria.

As joias foram criadas pelos designers Júlia Mendes, Ivete Negrão, Helena Bezerra, Lídia Abrahim, Circe Silva, Lindalva, Julia Mendes, Eliete Cascaes, Marcilene Rodrigues e Fábio Monteiro. Entre os ourives que confeccionaram as peças estão Antônio Tavares, Émerson Bezerra e Joelson Leão. As joias do desfile são comercializadas por empresas do Polo Joalheiro, dentre elas a Amazonita, HS Criações e Design, Ourogema, Amorimendes, Zeus e Brilho da Amazônia, além da loja incubadora Una.

Reciclagem – As apresentações agradaram o público presente, que elogiou as coleções de roupas, acessórios de moda e joias. “Gostei muito. Prestigio todos os desfiles da Amazônia Fashion Week (semana de moda também organizada por Felícia Assmar). Achei tudo muito criativo, especialmente, na utilização de matéria prima, que valorizou a reciclagem na criação de roupas, bolsas de plástico e até de joias. Os alunos e professores estão de parabéns”, observou a promoter Socorro Mota.

Uma das joias apresentadas, o pingente Fada Rosa, da Coleção Metamorfose Preciosa da Amazônia, criação da designer Lídia Abrahim e produção da empresa Hanna Mariah o é resultado de aproveitamento de lentes de óculos CR19, inovação de Lídia Abrahim e da empresária Ana Maria Oliveira, que têm aprimorado o processo de reciclagem que alia a beleza dos metais ao colorido obtidos pelas lentes.
Desfile da Costamazônia. FOTO: Ronalld Santos – Divulgação

O desfile da Cheirosa by Léa também conquistou o público. “A grife soube mostrar as tendências da moda com brilhos e transparências, que dão leveza, glamour e beleza às roupas”, comentou a socióloga Lianne Canavarro.

A gerente de eventos do Espaço São José Liberto, Carmem Macedo, ressaltou a parceria com a instituição de ensino. “Temos uma parceria antiga, que favorece ambos os lados, pois é um trabalho de integração. Nesse projeto temos alunos e profissionais consagrados. É uma oportunidade, ainda, de mostrar ao público o trabalho dos designers, ourives e todos que fazem parte do Programa Polo Joalheiro do Pará". 

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso