Amazon Sat destaca a joalheria e o artesanato do Espaço São José Liberto

O artesanato e a joia do Pará foram destacados pela equipe de jornalistas da Amazon Sat, que visitou o Espaço São José Liberto no mês de abril. A matéria especial foi veiculada no programa Amazon Shop, no quadro “Assim que se faz” e disponibilizado em três vídeos no Youtube.

A equipe produziu um vídeo sobre joalheria e artesanato, focando as etapas de criação e confecção de uma joia artesanal. A repórter Aline Medeiros entrevistou Selma Montenegro, designer e proprietária da loja Montenegro’s e Reinaldo Souza, ourives e instrutor da escola de ourivesaria que funciona no mezanino do Espaço São José Liberto, a Escola Rhama, de propriedade de Ramirez Garcia. 

O artesão Darlindo José de Oliveira Pinto, do Grupo de Mestres Artesãos de Modelagem em Balata, de Monte Alegre, oeste do Pará foi um dos entrevistados. Ele trabalha com a balata, artesanato feito de uma goma elástica semelhante ao látex da seringueira, que permite a produção artesanal de objetos similares aos de borracha.

Entre outras peças, Mestre Darlindo mostrou o “Búfalo Montado”, com a qual foi agraciado, em 2012, com o certificado da 3ª edição do Reconhecimento de Excelência da Unesco para os produtos artesanais do Mercosul+. O Grupo de Mestres Artesãos de Modelagem em Balata está vinculado ao Espaço São José Liberto, onde os mestres balateiros comercializam as peças na Casa do Artesão.


Parceria – Estiveram no Espaço São José Liberto os jornalistas Aline Medeiros, Rui Barbosa e Bruno Fonseca, da Amazon Sat, rede de comunicação que abrange veículos como a TV Amazon Sat e o Portal Amazônia. Considerada um dos grandes grupos de Comunicação do Amazonas, a Amazon Sat oferece programação ao vivo para quase todos os Estados da região Norte e mantém o site www.amazonsat.com, considerado o maior canal de vídeos sobre a Amazônia.

A visitação da equipe de TV foi resultado de parceria entre a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e o Espaço São José Liberto. Iniciada em 2004, a parceria entre a Paratur e a Amazon Sat tem permitido a divulgação do Pará nos nove Estados da Amazônia Legal e em outros países onde as mídias sociais e a TV a cabo levam a programação jornalística e de entretenimento oferecida pelo grupo. As ações seguem as diretrizes do Ver-o-Pará, Plano Estratégico de Turismo do Pará, da Paratur, que tem como missão promover e divulgar o turismo paraense.
Confira, abaixo, a entrevista com o mestre Darlindo:


Aline Medeiros entrevista mestre Darlindo, que fala sobre a balata, 
artesanato premiado pela Unesco


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso