Público lota o Espaço São José Liberto no encerramento do "Música das Américas"


  Durante o evento, foi anunciado que a Fundação Carlos Gomes terá curso de bacharelado em Regência de Banda. FOTO: Cláudio Santos. Ag. Pará

A Banda Sinfônica do Estado do Pará, formada por jovens de 30 municípios paraenses, fez o concerto de encerramento do evento “Música das Américas” neste domingo (21), no Espaço São José Liberto. Sob a regência do maestro Marcelo Jardim e de quatro maestros convidados, os músicos mostraram o repertório aprendido durante os ensaios no Centro Educacional Sagrada Família, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), onde eles ficaram alojados durante o evento. Ao final do concerto, foi anunciada a criação do curso de bacharelado em Regência de Banda, que será ofertado pela Fundação Carlos Gomes.

A apresentação contou com a participação de Marcos Sadao, regente titular da Banda Sinfônica de São Paulo, que foi residente do festival. Os músicos da Sinfônica atuaram como tutores na preparação do repertório dos concertos.

Sob a regência de Marcelo Jardim, a Banda Sinfônica do Estado do Pará encerrou o evento
A Banda Sinfônica do Pará foi criada, por iniciativa da Fundação Carlos Gomes, no ano passado, durante o XXV Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), com o objetivo de ser uma banda modelo.

Nesta apresentação, que teve a direção artística da maestrina Mônica Giardini, a Banda Sinfônica do Pará executou um repertório variado, incluindo composições de autores brasileiros que também estiveram em Belém, como o arranjador Hudson Nogueira, do Conservatório de Tatuí, em São Paulo. A cada música, os maestros Matthew George (Minnesota/EUA), Shawn Smith (Texas, EUA), Marcelo Maganha (São Paulo) e Dario Sotelo (São Paulo) arrancaram aplausos do público.

O evento, que faz parte da primeira fase do XXVI Fimupa, reuniu em Belém, desde o dia 17 deste mês, integrantes de bandas de música do Pará, músicos da Banda Sinfônica de São Paulo e seis maestros convidados.
 
 Alex Fiuza de Mello, secretário Especial de Estado de Promoção Social, destacou a importância do "Música nas Américas" para a valorização cultural do Estado

Agradecimentos - Ao final do evento, o maestro Marcelo Jardim, um dos idealizadores do “Música das Américas”, agradeceu aos mestres de bandas. “São pessoas que estão sempre se aperfeiçoando, e que com o seu trabalho fazem com que surjam músicos nos mais variados lugares”, declarou. Ele parabenizou o superintendente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo, e toda a equipe que contribuiu para a realização do evento. Foi o maestro quem anunciou a criação do curso de bacharelado em Regência de Banda, a mais nova qualificação oferecida pela Fundação Carlos Gomes.

Paulo José Campos de Melo também agradeceu a todos os maestros envolvidos no trabalho, que reuniu jovens de várias regiões do Pará, e ressaltou que as bandas de música são a maior vocação do Estado. “Com esse trabalho, a Fundação Carlos Gomes cumpre com a sua finalidade, que é a educação musical”, disse o superintendente.

O secretário Especial de Estado de Promoção Social, Alex Fiúza de Mello, que assistiu ao encerramento do “Música das Américas”, disse que o trabalho desenvolvido com as bandas de música “consolida a formação musical e resgata a tradição e a cultura”.

FONTE: Agência Pará de Notícias

Texto: Rosa Cardoso - FCG
Fotos: Cláudio Santos - Ag. Pará de Notícias




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso