Durante o evento, foi anunciado que a Fundação Carlos Gomes terá curso de bacharelado em Regência de Banda. FOTO: Cláudio Santos. Ag. Pará
A Banda Sinfônica do Estado do Pará, formada por jovens de 30 municípios paraenses, fez o concerto de encerramento do evento “Música das Américas” neste domingo (21), no Espaço São José Liberto. Sob a regência do maestro Marcelo Jardim e de quatro maestros convidados, os músicos mostraram o repertório aprendido durante os ensaios no Centro Educacional Sagrada Família, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), onde eles ficaram alojados durante o evento. Ao final do concerto, foi anunciada a criação do curso de bacharelado em Regência de Banda, que será ofertado pela Fundação Carlos Gomes.
A apresentação contou com a participação de Marcos Sadao, regente titular da Banda Sinfônica de São Paulo, que foi residente do festival. Os músicos da Sinfônica atuaram como tutores na preparação do repertório dos concertos.
![]() |
| Sob a regência de Marcelo Jardim, a Banda Sinfônica do Estado do Pará encerrou o evento |
Nesta apresentação, que teve a direção artística da maestrina Mônica Giardini, a Banda Sinfônica do Pará executou um repertório variado, incluindo composições de autores brasileiros que também estiveram em Belém, como o arranjador Hudson Nogueira, do Conservatório de Tatuí, em São Paulo. A cada música, os maestros Matthew George (Minnesota/EUA), Shawn Smith (Texas, EUA), Marcelo Maganha (São Paulo) e Dario Sotelo (São Paulo) arrancaram aplausos do público.
O evento, que faz parte da primeira fase do XXVI Fimupa, reuniu em Belém, desde o dia 17 deste mês, integrantes de bandas de música do Pará, músicos da Banda Sinfônica de São Paulo e seis maestros convidados.
Alex Fiuza de Mello, secretário Especial de Estado
de Promoção Social, destacou a importância do "Música nas Américas" para a valorização cultural do Estado
Agradecimentos - Ao final do evento, o maestro Marcelo Jardim, um dos idealizadores do “Música das Américas”, agradeceu aos mestres de bandas. “São pessoas que estão sempre se aperfeiçoando, e que com o seu trabalho fazem com que surjam músicos nos mais variados lugares”, declarou. Ele parabenizou o superintendente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo, e toda a equipe que contribuiu para a realização do evento. Foi o maestro quem anunciou a criação do curso de bacharelado em Regência de Banda, a mais nova qualificação oferecida pela Fundação Carlos Gomes.
Paulo José Campos de Melo também agradeceu a todos os maestros envolvidos no trabalho, que reuniu jovens de várias regiões do Pará, e ressaltou que as bandas de música são a maior vocação do Estado. “Com esse trabalho, a Fundação Carlos Gomes cumpre com a sua finalidade, que é a educação musical”, disse o superintendente.
O secretário Especial de Estado de Promoção Social, Alex Fiúza de Mello, que assistiu ao encerramento do “Música das Américas”, disse que o trabalho desenvolvido com as bandas de música “consolida a formação musical e resgata a tradição e a cultura”.
FONTE: Agência Pará de Notícias
Texto: Rosa Cardoso - FCG
Fotos: Cláudio Santos - Ag. Pará de Notícias
Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)










Postar um comentário