Fórum de Moda leva saberes e sabores da Amazônia ao São José Liberto

A sexta edição do Fórum de Moda da Amazônia (Formoda) mostrou, no último sábado (20), no Espaço São José Liberto, a moda amazônica como importante manifestação cultural, por meio de debates e do tradicional desfile, realizado no Coliseu das Artes. O evento reuniu trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de alunos graduados, no ano passado, pela Faculdade Estácio do Pará/FAP, e coleções de joias criadas e confeccionadas por profissionais do Programa Polo Joalheiro do Pará.

Com o tema “Saberes e Sabores da Amazônia”, o 6º Formoda foi uma realização do Curso de Design de Moda da Estácio, com apoio do Espaço São José Liberto, que tem como mantenedora a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

Sob a coordenação da jornalista especializada em moda Felícia Assmar Maia, o evento discutiu esse segmento dentro do contexto histórico e a partir de referências diversas, como a gastronomia, as tradições culturais e as crendices populares, mostrando, ainda, a participação deste mercado na geração de emprego e renda da região.
Da esquerda para direita, Thiago Castanho, Paulo Martins, Chyntia de Assis Pinto e Savana Albuquerque durante o 6º Formoda, no Espaço São José Liberto
Nas palestras realizadas durante o dia, no mezanino do Espaço, “Sabores da Amazônia” e “Marias de Belém na visão das designers de moda”, foram abordados temas atuais que inspiram e influenciam os criadores de moda. A culinária regional foi um deles, tratada nas palestras “A gastronomia está na moda”, com o experiente chef Thiago Castanho, e “Ver-o-Peso; do kitsch ao Cult: a estética da metrópole da Amazônia”, com a designer Savana Albuquerque Freire. A culinária regional também foi representada na degustação oferecida aos participantes, que incluiu itens como pupunha, castanha do Pará, mingau de milho e sucos de frutas regionais.

Universo feminino - Já as palestras “Marias de Belém”, coordenadas pelo historiador Rui Martins Júnior, discutiram influências diversas do universo feminino na moda. Da moda Drag Queen, passando por inspirações em lendas urbanas e ícones religiosos, as mesas de debate mostraram que a literatura também é fonte de criação para os designers de moda. Foi o que Milene Castro mostrou na palestra “A tradição do banho de cheiro na memória de Eneida de Moraes”.

Para Felícia Assmar o evento foi positivo. Ela ressaltou a parceria com o Espaço São José Liberto no Formoda e em outros eventos que coordena, como o Encontro Paraense de Moda e Artesanato (Epama) e o Amazônia Fashion Week (AFW). “Embora o Fórum seja um momento de discussão acadêmica, é muito bom sair do espaço acadêmico e ser acolhido em um espaço público, que tem a ver com a nossa memória e que trabalha uma vertente de moda, que são as joias. Nós temos vários alunos e ex-alunos da faculdade trabalhando no programa do Polo, e isso reforça ainda mais os laços. Só temos a agradecer à direção do Espaço São José Liberto por nos acolher e por esta parceria, que a gente espera que continue dando bons frutos para a sociedade paraense”, reiterou.
Gemas vegetais criadas pelo mestre ourives Paulo Tavares serviram de inspiração para o trabalho da designer Chynthia Assis
Gemas Vegetais - Outro destaque do 6º Formoda foi a palestra “Gemas Vegetais: moda e sustentabilidade”, com a designer Cynthia de Assis Pinto, que contou com a participação especial do artesão e mestre ourives Paulo Tavares, do Programa Polo Joalheiro. Paulo é o criador das gemas vegetais, produto inovador, com inúmeras possibilidades tamanhos, cores e formatos, criado a partir de matéria natural, como cascas, folhas, flores, frutos e raízes. O processo é ambientalmente sustentável, devido ao aproveitamento de resíduos descartados pela natureza ou pelo homem.

A designer Chyntia de Assis criou joias com gemas vegetais de Paulo Tavares
Cada vez mais incorporadas ao trabalho de designers, artesãos e universitários paraenses, as gemas vegetais, têm chamado a atenção de pesquisadores e designers do fora do Estado e do exterior. Cynthia criou três joias em prata contendo gemas de açaí, mandioca, tucupi, pupunha, abacaxi, confeccionadas pelo próprio Paulo Tavares.

O mestre ourives contou que seu projeto de pesquisa, antes tido “como uma brincadeira”, com o surgimento do Programa Polo Joalheiro do Pará, em 1998, passou a ser pensado como possibilidade de ser inserido nas joias. Paulo Tavares acredita que a pesquisa desenvolvida pela designer ajudará a valorizar e divulgar ainda mais seu projeto. “Esse trabalho é muito bem vindo. Os jovens, os alunos, estão valorizando essas pesquisas. Ter meu trabalho valorizado dentro de uma universidade é muito gratificante porque esse público representa o futuro”, complementou.

Desfile - “Vestindo sabores e saberes da Amazônia” foi o tema do desfile que encerrou o evento, na noite de sábado. Os alunos desfilaram junto com amigos e familiares convidados, mostrando peças de diferentes estilos, que retrataram os temas abordados durante as palestras.

O desfile mostrou novas tendências da moda plus size, e contou com a participação da contadora Daniela Rodrigues, sobrinha de uma das designers. “Assisti à apresentação do TCC e gostei da ideia dos alunos. O modelo plus size é voltado para as ‘gordinhas’ e, por conta disso, eu fui convidada para fazer essa apresentação. Achei muito bom participar. Os trabalhos estavam muito criativos”, afirmou Daniela.

A professora de História Helem Cristine Rodrigues destacou a beleza e a criatividade das joias do Polo Joalheiro. “Gostei muito das peças, delicadas e, ao mesmo tempo, fortes. Gostei da forma como elas se apresentam. Que bom que a nossa região está crescendo e aparecendo de outras formas. As joias estão melhorando, ficando diferentes”, acrescentou.

Público prestigiou as palestras e os desfile do 6º Formoda
Além das gemas vegetais de Paulo Tavares, o desfile de joias mostrou peças em metais nobres, matéria prima regional e outras técnicas desenvolvidas por profissionais do Polo Joalheiro, como a incrustação paraense - pintura especial também chamada de “incrustação a frio”, desenvolvida pelo ourives Joelson Leão.

As peças, assinadas pelos designers Joseli Limão, Lídia Abrahim, Michelle Rodrigues, Circe Silva, Julia Mendes, Nilma Arraes, Ivete Negrão, Helena Bezerra, Eliete Cascaes, Fábio Monteiro, Argemiro Muñoz, Ronald Duarte e Marcilene Rodrigues, são comercializadas por empresas do Polo Joalheiro, dentre elas a Danatureza, HS Criações e Design, Brilho da Amazônia, Joiartmiro, Amorimendes, Amazon Arte e Joias, Zeus, Amazonita, Ourogema e Sila Brasila.

Tendências - O desfile também agradou olhares mais experientes, como o da designer Celeste Heitmann, que faz parte do Programa Polo Joalheiro. Ela destacou a criatividade dos alunos na mostra de novas tendências. “Eu não perco. Além de vir prestigiar, acho maravilhoso porque eles sempre vêm com novas ideias, um novo olhar para cada produto, sempre prestigiando o nosso Estado”, ressaltou a designer.

Ela enfatizou os avanços na joalheria paraense “Eu vejo por mim. Antes, tinha medo de usar materiais como as nossas madeiras. As peças estão lindas, bem arrojadas e, cada vez mais, os designers estão se superando em suas criações”, afirmou Celeste Heitmann.

Ascom/Igama

FOTOS: Renata Cunha - Igama Divulgação




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso