Polo Joalheiro do Pará é destaque em jornal de circulação nacional

                                                                                  FOTO: Reprodução
"De bem com Belém” é a chamada de capa do Caderno Ela do jornal O Globo, veiculada no último sábado, 20. Com o título “Caribe Amazônico”, a matéria destacou o trabalho de joalheria artesanal desenvolvido pelos profissionais do Polo Joalheiro do Pará. Assinado pela jornalista e crítica de gastronomia Luciana Fróes, o artigo também fala de culinária paraense, turismo, artesanato e design. Ela visitou o Espaço São José Liberto no início do mês de abril, por ocasião da 11ª edição do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, que reuniu renomados chefs do Brasil e do exterior, além de jornalistas especializados.

O São José Liberto fez parte do roteiro de visitação a pontos turísticos da capital de um grupo de jornalistas convidados para o evento. Além de Luciana Fróes, estiveram no espaço Lou Bittencourt e Luciana Neiva, também responsável pela publicação. À frente de uma empresa que presta serviço para o Globo, Luciana Neiva também é assessora de imprensa da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que homenageará o Pará no Festival Gastronômico Rio Bom de Mesa, de 31 de maio a 9 de junho, no Rio de Janeiro, reunindo segmentos diversos.

As visitas e entrevistas resultaram de parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). Para Rosa Helena Neves, diretora do Espaço São José Liberto, a publicação é resultado desta harmoniosa parceria que consegue, em um esforço conjunto, construir oportunidades para divulgar as experiências das ações intersetoriais desenvolvidas pelo Governo do Estado, integrando turismo, cultura, geração de trabalho, ocupação e renda, arquitetura e patrimônio histórico.


“Joias, bolsas e décor: um guia de compras em Belém” – A arquitetura secular do Espaço São José Liberto é destacada na matéria, que enfatiza o trabalho do arquiteto Paulo Chaves, responsável, entre outras realizações, pelo projeto de arquitetura, restauro, ampliação revitalização do espaço inaugurado em 11 de outubro de 2011: “No antigo presídio da cidade (outro projeto de Paulo Chaves) fica o Espaço São José Liberto, um pólo de joalheiros modernos”.

Entre outras imagens, ilustra a matéria a foto de um broche criado e produzido pela designer Clara Amorim, denominado “Pétalas de Sol” e confeccionado em prata com gemas vegetais de urucum e pupunha com prasiolita. Por equivoco, o texto cita a autoria da peça como sendo da designer Lindalva Azevedo que, assim como Clara Amorim, faz parte do Programa de Desenvolvimento de Gemas e Metais Preciosos do Estado do Pará, criado em 1998.

Além de joias, o Programa Polo Joalheiro trabalha com acessórios de moda e manualidades, citados na matéria por Eloysa Simão, gestora do salão de negócios do Fashion Rio, que indicou as bolsas criadas pela designer Celeste Heitmann.

Artesanato – “O lado tecno-chique de Belém”. Com esse tema, a chamada de capa da edição do jornal, chama a atenção para a matéria, que fala, ainda, do artesanato do Pará. A jornalista e consultora de moda Cristina Franco recomenda uma visita ao São José Liberto, lembrando que o local é referência em artesanato paraense - o Programa tem cadastrados, hoje, cerca de 570 artesãos de 45 dos 143 municípios do Estado do Pará, correspondendo à representatividade de todas as tipologias.

“Vale procurar o trabalho dos mestres Isaías, que faz cuias lindas, Darlindo, que trabalha com a balata, uma espécie de borracha que só existe no Pará, e Tarcísio, que usa o chifre dos búfalos. As peças de decoração em madeira também são incríveis”, enfatizou Cristina Franco, que levou ao Rio uma exposição de joias de profissionais do Polo Joalheiro do Pará, que acontece na Rajasthan, em Ipanema.

Serviço: Leia a versão virtual da matéria no link http://ela.oglobo.globo.com/vida/restaurantes-mercados-design-atraem-visitantes-capital-do-para-8172746
                                                                                                                           FOTO: Reprodução
Leia também AQUI
 
Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso