Programa Polo Joalheiro do Pará será beneficiado pela Rede Paraense de Extensão Tecnológica

 A parceria vai garantir o desenvolvimento de ações de qualificação profissional, inovação tecnológica e ampliação e acesso a novos mercados

Representantes dos segmentos atendidos pelo programa Polo Joalheiro do Pará serão beneficiados pela parceria que será firmada entre o departamento regional do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social gestora do programa e do Espaço São José Liberto. A parceria garantirá o desenvolvimento de ações de qualificação profissional, inovação tecnológica e ampliação e acesso a novos mercados.

Com esse intuito, ocorreu, no início desta semana, no São José Liberto, um ciclo de palestras que tiveram como expositores a gerente executiva de Relacionamento com o Mercado do Senai, Regina Noronha, e uma equipe interdisciplinar de consultores da Rede Paraense de Extensão Tecnológica (Repet). O encontro teve a presença de consultores do Repet e do Senai, além de representantes da Seicom, Igama e dos segmentos produtivos atendidos pelo programa sob o foco da economia criativa: microempresários do setor joalheiro e de moda (acessórios, confecção e sapatos), designers e trabalhadores de manualidade e artesanato.

Consultores técnicos da Repet destacaram a finalidade da rede, cuja proposta é levar às micro, pequenas e médias empresas o acesso às seguintes metodologias: adaptação para o mercado interno e externo, por meio da melhoria da gestão de processos e produtos; gestão de produção, que torna o processo mais eficiente, aumentando a produtividade e reduzindo custos de produção; produção mais limpa, com aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos; e atendimento com unidade móvel dotada de equipamentos do setor madeira e móveis, que ofereça serviços técnicos e tecnológicos e reduza custos operacionais.

Na ocasião, consultores técnicos e representantes da Repet também falaram sobre formas de atuação e setores atendidos pela rede, que são a agroindústria, metal e mecânica, madeira e móveis, e alimentos e bebidas. Por meio da rede de parceiros, é feito o levantamento das necessidades das empresas para a posterior implantação de metodologias na busca de superação dos gargalos de processos e produtos demandados pelo cliente.

A gerente executiva de Relacionamento com o Mercado do Senai, Regina Noronha, e a diretora do São José Liberto e do Polo Joalheiro, Rosa Helena Neves
Competitividade –
Para o diretor de Desenvolvimento do Comércio e de Serviço da Seicom, Airton Lisboa, a parceria representa a oportunidade para que empreendedores e empresas que atuam nos segmentos de gemas, joias, artesanato e artefatos do Polo Joalheiro do Pará tenham acesso a políticas públicas de capacitação e de possibilidades de inserção de tecnologia aos seus produtos e processos de forma subsidiada e que, associadas aos seus reconhecidos talentos, os tornem ainda mais competitivos no mercado.

A diretora do São José Liberto e do Polo Joalheiro, Rosa Helena Neves, enfatizou que a ação retoma a cooperação com o Senai, que foi um dos primeiros parceiros do programa. “Esta iniciativa é de fundamental importância para a melhoria da qualidade dos produtos criados e comercializados no São José Liberto, bem como contribuirá para a ampliação da capacidade produtiva das microempresas atendidas pelo programa, que contará com ações integradas nas áreas de qualificação profissional, inovação tecnológica, ampliação e acesso a novos mercados.

O Senai implantou uma unidade móvel de joalheria no polo, no início do programa, parceria que deve se fortalecer com o projeto Repet, segundo Regina Noronha. Ela falou sobre como o poderá contribuir com o trabalho do Polo Joalheiro do Pará, por meio da educação profissional, serviços técnicos e tecnológicos e, principalmente, nas áreas de consultoria tecnológica e inovação tecnológica, melhorias que, segundo ela, devem ter reflexo em um processo produtivo mais eficiente.

A Repeat tem o apoio do Governo do Pará, Financiador de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep), Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) e Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa). Formam a rede o Senai/ Fiepa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Instituto Federal do Pará (IFPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Fundação de Amaparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fapesp).

O segundo encontro está agendado para 6 de maio, das 14h30 às 18 horas, também no auditório do Espaço São José Liberto. Na oportunidade, será ministrada uma palestra sobre o edital de inovação do Senai, que será lançado em junho próximo. Também serão apresentadas demandas das micro e pequenas empresas atendidas pelo Polo Joalheiro, a partir das análises dos maiores entraves nas áreas de processos e produtos, bem como das principais necessidades no campo da qualificação profissional.

A partir do levantamento das demandas apresentadas, será assinado um termo de cooperação técnica entre o Senai, a Seicom e o Igama, visando consolidar as parcerias necessárias para a execução da agenda técnica definida.

Fotos: Igama/Divulgação

Leia também AQUI

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso